InícioLazer e CulturaMuseu municipal é reaberto para visitação em Ribeirão Preto

Museu municipal é reaberto para visitação em Ribeirão Preto

Museu da Segunda Guerra Mundial reabre com a exposição “Soldados Invisíveis: O lugar do expedicionário na memória local”

- continua após a publicidade -

Museu da Segunda Guerra Mundial reabre com a exposição “Soldados Invisíveis: O lugar do expedicionário na memória local”

Na manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro, ocorreu a solenidade de reinauguração do Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial “Expedicionário José Vivanco Solano”. Na ocasião, membros da A.M.O.R. (Associação dos Militares e Oficiais da Reserva) e autoridades convidadas fizeram o descerramento da placa e uma visitação guiada pelo Museu.

Foto EBC

Fechado desde março de 2020, em razão da pandemia de COVID-19, o MM2GM/RP aproveitou o momento para voltar sua atenção às necessidades de modernização e readequação às práticas contemporâneas da Nova Museologia.  As instalações físicas foram completamente reformadas e o espaço expositivo quase dobrou de tamanho. O museu também ganhou uma reserva técnica e um escritório para a administração. O espaço recebeu novo piso, nova iluminação, nova pintura, ampliação de espaços e um novo sistema de alarme para garantir a segurança do patrimônio, do acervo e dos colaboradores. 

A história da memória dos combatentes da Força Expedicionária Brasileira, que completa 77 anos da vitória na batalha do Monte Castelo.

“É uma data importante para relembrar a coragem dos brasileiros na busca da paz e da ordem. Essa memória precisa ser preservada, para que as futuras gerações possam ver e reconhecer a tragédia que é uma guerra, como ela é feita e como ela pode e deve ser evitada.” ressaltou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Mais importante que as mudanças físicas, nesse período fechado ao público, o museu pôde, pela primeira vez em sua história, dedicar-se integralmente a cuidar de seu acervo. Todos os 438 itens que compõem a coleção do MM2GM/RP foram higienizados, fotografados, acondicionados em suportes ou embalagens.


“A cidade ganha no âmbito cultural, histórico e turístico, tendo mais um museu reaberto à população. Desde março de 2021, quando oficialmente nos unimos ao projeto do museu, somando forças à Associação dos Militares e Oficiais da Reserva de Ribeirão Preto, os desafios foram muitos, desde reformas e adequações estruturais, até a higienização e catalogação do acervo, passando por toda parte jurídica, administrativa e a criação do projeto expositivo, que hoje pudemos prestigiar na reinauguração. Nossa equipe continua trabalhando para em breve anunciar mais reaberturas e conquistas para a nossa cidade.” afirma Isabella Pessotti, secretária da Cultura e Turismo.

Sobre a exposição:

A Força Expedicionária Brasileira contou com 25.334 homens em suas fileiras na Segunda Guerra Mundial. Combatentes de diferentes etnias, das mais diversas regiões do país. Diferentes sotaques, diferentes contextos sociais, diferentes histórias de vida. De Ribeirão Preto, especificamente, saíram 57 homens que foram lutar na Itália contra o totalitarismo nazi-fascista.

Foto EBC

Esse grupo de homens que atravessou o Oceano Atlântico para lutar no maior conflito armado da história seria uma amostragem interessante da diversidade e riqueza cultural do povo brasileiro naquele período, um retrato etnográfico dos valores, costumes e linguagens dos jovens que embarcaram para a Itália.

A equipe do MM2GM/RP pesquisou acervos, documentos históricos e inúmeros estudos sobre a Força Expedicionária Brasileira e os homens que a compunham. A intenção era contar as histórias dos ex-combatentes de Ribeirão Preto e região, numa tentativa de compreender e humanizar esses indivíduos enquanto produtos de outro tempo histórico; mas o que foi constatado nesse estudo de possível tema é que a quantidade e qualidade das informações disponíveis não são suficientes para montar uma exposição desse tipo. Essa ausência significativa de registros, então, se tornou a temática da primeira exposição.


O Museu, localizado na rua Liberdade, 182 – Campos Elíseos, funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h, e as visitações individuais não precisam de agendamento. Para grupos e escolas, os interessados devem entrar em contato através do (16) 3636-6969 ou 3636-6675.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -