Início Lazer e Cultura Museu Casa de Portinari oferece atividades durante Primavera dos Museus

Museu Casa de Portinari oferece atividades durante Primavera dos Museus

- continua após a publicidade -

A chegada da primavera é conhecida por inspirar as pessoas a buscarem renovação. Motivado por esse sentimento, o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram propõe anualmente uma agenda para os museus de todo o Brasil. O Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari -, oferece, nos dias 20 e 22 de setembro, atividades alinhadas ao tema desta edição: “Museus e Suas Memórias”.

Em 20 de setembro, quarta-feira, às 19h00, acontece o Encontro Memória Coletiva com personalidades brodowskianas que fizeram parte do Projeto de História Oral do Museu. A discussão será em torno das permanências e transformações culturais, sociais e econômicas da cidade, vistas por várias gerações.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De acordo com a gerente da instituição, Cristiane Patrici, a preservação da memória social é um dos eixos do Museu. “Entender a formação do município pelo olhar de pessoas diferentes – posições sociais, classes, idades etc. – ajuda compreender os processos históricos e também como elas os relacionam com as novidades e mudanças. Assim temos um maior entendimento da comunidade em que estamos inseridos”, explica.

As raízes musicais do interior de São Paulo integram o repertório produzido pela Cia. Minaz de Ribeirão Preto, através de projeto apoiado pelo ProAC ICMS, da Secretaria de Estado da Cultura, que será executado na esplanada do Museu no dia 22 de setembro, sexta-feira, às 20h00. Além de divulgar a música brasileira, o espetáculo Viola Enluarada introduz a modalidade erudita ao público que não tem acesso constante aos instrumentos tradicionais de orquestra ou às vozes tecnicamente talhadas para a produção de câmara e a ópera.

A apresentação será formada por um octeto vocal, um quinteto de cordas, flauta, violão, acordeão e percussão, e repertório com importantes canções nacionais, incluindo Villa-Lobos, com o Trenzinho Caipira, e sucessos da música sertaneja como Inhambu-xitã e Sola da Bota. 

Serviço:

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

11ª Primavera dos Museus – “Museus e Suas Memórias”

Encontro Memória Coletiva

Data: 20/9/2017 (quarta-feira)

Horário: das 19h às 20h

 

Concerto Viola Enluarada – CIA. Minaz

Data: 22/9/2017 (sexta-feira)

Horário: das 20h às 21h30

 

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Informações: (16) 3664-4284

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Avenida Antônia Mugnatto Marincek recebe novas adequação

Via foi duplicada em mais de quatro quilômetros, recebeu ciclovia, cerca de 50 pontos de acessibilidade e nova sinalização

Construção da UPA do Ribeirão Verde tem local definido

A área institucional com 7.107 metros quadrados, além de melhor localizada, atende os requisitos necessários para construção da unidade de saúde.

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios em 2021

A autarquia divulgou o calendário de depósitos para todo o próximo ano.

Ministério vai buscar vacina de excelência, diz Pazuello no Congresso

Ele reafirmou que a população não será obrigada a se imunizar contra Coronavírus

Após 40 anos USP busca voluntários para testar vacina contra HIV

Estudo é desenvolvido em cooperação com instituições de outros países, 32,7 milhões morreram com a doença.