InícioLazer e CulturaMuseu Casa da Memória Italiana promove parcerias em comemoração à 3° Semana...

Museu Casa da Memória Italiana promove parcerias em comemoração à 3° Semana do Imigrante Italiano

A programação contará com live musical, festival gastronômico, tour virtual e encontro entre museus

- continua após a publicidade -

O Museu Casa da Memória Italiana realizará a 3° Semana do Imigrante Italiano. A instituição promove constantemente parcerias e para celebrar este evento, que acontecerá entre os dias 19 e 27 de fevereiro, serão convidados o Museu Casa de Portinari, Museu da Imigração, Museu do Café de Santos, O Pastifício, grupo Napolitrio e a Scuola Cultura Italiana.

Para dar início às comemorações, no dia 19, às 16h, acontecerá um encontro virtual entre os Museus, um bate-papo sobre imigração e café, com pesquisadores e educadores do Museu da Imigração, Museu do Café de Santos, Museu Casa de Portinari e Museu Casa da Memória Italiana.

A programação do dia 20 ficará por conta do festival gastronômico, parceria com O Pastifício, uma casa que preserva a cozinha praticada das nonnas, no dia a dia e na valorização de ingredientes nativos.

Foto Divulgação

O festival oferecerá um cardápio comemorativo do Dia do Imigrante Italiano, com 4 opções, composto por entrada, prato principal e sobremesa. Os interessados poderão pedir seu prato de escolha, para almoço ou jantar, entre os dias 20 e 21. Parte da venda dos cardápios será destinada ao Museu Casa da Memória Italiana.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já no domingo (21), às 13h, o público poderá acompanhar um concerto instrumental de canções italianas com tradições napolitana, popular e clássica, por meio da live do grupo Napolitrio, que será transmitido pelo Facebook e canal do Youtube do Museu Casa da Memória Italiana. O repertório contará com as músicas Santa Lucia, Bella Ciao, Io che non vivo senza te, Cinema Paradiso entre outras.

 No dia 23, às 17h, acontecerá a live, com a Scuola Cultura Italiana, sobre os hábitos italianos na mesa e na cozinha, com a fala de Giuseppe Contri, responsável pelas relações públicas do vice-consulado da Itália em Ribeirão Preto. E, para o encerramento da 3ª Semana do Imigrante Italiano, no sábado (27/02), às 10h30, acontecerá a mediação das cozinhas do Museu Casa de Portinari e do Museu Casa da Memória Italiana, transmitidas simultaneamente nas redes sociais dos dois museus. 

Durante a semana, as mídias sociais estarão repletas de curiosidades sobre os acervos dos museus, além de dicas de filmes e livros que relembram a imigração italiana para o Brasil e o legado cultural na região. 

História – A força da imigração na região de Ribeirão Preto carregou na bagagem os diversos modos de vida e cultura, que logo se misturaram à terra roxa. A imigração italiana mantém no presente os gostos culinários e sonoros; na cozinha, no jeito de falar e na arte, criando uma relação ítalo-brasileira de cultura.

arquivo

Serviço:

Encontro virtual entre museus

Dia 19, às 16h

Local: Canal do Youtube e Facebook da Casa da Memória Italiana

Festival Gastronômico – Cardápio especial

Dia 20 (almoço e jantar);

Dia 21 (almoço)

Valor: Cardápio Ítalo-brasileiro R$ 68,90 e Cardápio italiano clássico R$ 78,90

Para mais informações: 16 3013-2378 ou whatsapp 16 99227-1860

arquivo

Live: Concerto Instrumental – Napolitrio

Dia 21, às 13h

Local: Canal do Youtube e Facebook da Casa da Memória Italiana

Na mesa italiana – Hábitos italianos na mesa e na cozinha

Dia 23, às 17h

Local: Instagram @casadamemoriaitaliana e @scuolaculturaitaliana

Visita Virtual – Cozinhas nos museus

Dia 27, às 10h30

Local: Instagram @casadamemoriaitaliana e @museucasadeportinari

Mais informações: www.casadamemoriaitaliana.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -