InícioLazer e CulturaMitologia grega, romana e persa no Juventude tem Concerto da OSRP

Mitologia grega, romana e persa no Juventude tem Concerto da OSRP

Em concerto didático, maestro interage com a plateia

- continua após a publicidade -

A série Juventude tem Concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), de 9 de novembro, traz obras de dois compositores: o francês Jean-Philippe Rameau e o alemão Christoph Willibald Gluck. O Concerto é no domingo, 10/11, 10h30, com entrada gratuita para adultos e crianças.

A apresentação começa com as aberturas das óperas “Orfeu e Eurídice“ (Gluck) e “Zoroastre” (Rameau). “Orfeu e Eurídice“ conta uma trágica história de amor entre personagens da mitologia grega. A amada de Orfeu falece e ele vai para o universo dos mortos na tentativa de trazer Eurídice de volta. “Zoroastre“ é baseada na temática da religião persa; não da mitologia grega ou romana, e não foi bem recebida pelo público em sua estreia em 1749. Por isso, a composição foi toda reescrita e apresentada novamente apenas em 1756, desta vez com sucesso.

Na sequência, serão executadas outras obras de Rameau: “Acanthe et Céphise“ (extratos sinfônicos), que foi composta para comemorar o nascimento de Luís, duque de Borgonha, irmão mais velho do futuro rei Luís XVI, e “Castor et Pollux“ (extratos sinfônicos), que trata da história de dois irmãos gêmeos, filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes; um deles era Zeus.

O maestro Reginaldo Nascimento, neste concerto didático, explica sobre as obras e a história de vida dos compositores. Também fala sobre o papel dos instrumentos de orquestra na execução do concerto, interagindo com o público. “Nosso objetivo é formar plateia, despertando a curiosidade pelo universo da música, dos compositores e da orquestra”, comenta o regente titular da OSRP.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O programa é uma realização do Ministério da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

PROGRAMA

W. Gluck (1714-1787) Abertura da ópera Orfeu e Eurídice
F. Rameau (1683-1764) Abertura da ópera Zoroastre
J. F. Rameau (1683-1764) Acanthe et Céphise: extratos sinfônicos
F. Rameau (1683-1764) Castor et Pollux: extratos sinfônicos

AGENDA – Série Concertos Internacionais
Local:
Theatro Pedro II
Data: 10/11/2019
Horário: 10h30
Regente: Reginaldo Nascimento
Entrada: gratuita

Foto: Divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro

Oportunidades: Comece a semana buscando seus objetivos

Há oportunidades para diversas áreas em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana. Veja como se candidatar e boa sorte. Compartilhe com amigos que estão precisando.

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.
- PUBLICIDADE -