InícioLazer e CulturaMitologia grega, romana e persa no Juventude tem Concerto da OSRP

Mitologia grega, romana e persa no Juventude tem Concerto da OSRP

Em concerto didático, maestro interage com a plateia

- continua após a publicidade -

A série Juventude tem Concerto da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), de 9 de novembro, traz obras de dois compositores: o francês Jean-Philippe Rameau e o alemão Christoph Willibald Gluck. O Concerto é no domingo, 10/11, 10h30, com entrada gratuita para adultos e crianças.

A apresentação começa com as aberturas das óperas “Orfeu e Eurídice“ (Gluck) e “Zoroastre” (Rameau). “Orfeu e Eurídice“ conta uma trágica história de amor entre personagens da mitologia grega. A amada de Orfeu falece e ele vai para o universo dos mortos na tentativa de trazer Eurídice de volta. “Zoroastre“ é baseada na temática da religião persa; não da mitologia grega ou romana, e não foi bem recebida pelo público em sua estreia em 1749. Por isso, a composição foi toda reescrita e apresentada novamente apenas em 1756, desta vez com sucesso.

Na sequência, serão executadas outras obras de Rameau: “Acanthe et Céphise“ (extratos sinfônicos), que foi composta para comemorar o nascimento de Luís, duque de Borgonha, irmão mais velho do futuro rei Luís XVI, e “Castor et Pollux“ (extratos sinfônicos), que trata da história de dois irmãos gêmeos, filhos da mesma mãe, mas de pais diferentes; um deles era Zeus.

O maestro Reginaldo Nascimento, neste concerto didático, explica sobre as obras e a história de vida dos compositores. Também fala sobre o papel dos instrumentos de orquestra na execução do concerto, interagindo com o público. “Nosso objetivo é formar plateia, despertando a curiosidade pelo universo da música, dos compositores e da orquestra”, comenta o regente titular da OSRP.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O programa é uma realização do Ministério da Cidadania e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

PROGRAMA

W. Gluck (1714-1787) Abertura da ópera Orfeu e Eurídice
F. Rameau (1683-1764) Abertura da ópera Zoroastre
J. F. Rameau (1683-1764) Acanthe et Céphise: extratos sinfônicos
F. Rameau (1683-1764) Castor et Pollux: extratos sinfônicos

AGENDA – Série Concertos Internacionais
Local:
Theatro Pedro II
Data: 10/11/2019
Horário: 10h30
Regente: Reginaldo Nascimento
Entrada: gratuita

Foto: Divulgação

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -