Início Lazer e Cultura Matrix 4: qual comprimido você escolhe?

Matrix 4: qual comprimido você escolhe?

Curiosamente o lançamento de Matrix 4 Child of Zion, ocorrerá em meio ao momento que a sociedade passa por angustias e preocupações, sentimentos representados pela Matrix.

- continua após a publicidade -

Quando Matrix estreou em 1999, o cinema passou por uma revolução. Tanto de técnicas de filmagem, efeitos especiais, quanto de roteiro. Não foram apenas as cenas de lutas coreografadas e memoráveis, como a de Neo, personagem de Keanu Reeves desviando de balas, que durou cerca de 20 segundos, mas demandou anos de pesquisas para ser elaborada, que fizeram do filme um sucesso.

Muitos se identificaram com a narrativa repleta de ficção cientifica, literatura, artes marciais, religião e referências das irmãs Lana e Lilly Wachowski, também responsáveis pela direção da trilogia. Claro que a distopia, que apresenta a história de um mundo onde as máquinas tomaram conta de tudo, os humanos, sem consciência de nada, tornarem-se apenas fontes de energia é bastante complexa, mas quando analisada com cuidado as referências são incríveis.

A obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, provavelmente é a que mais aparece. Desde analogias com nomes, como Choi e Dujour (algo como “escolha do dia”), o casal que aparece no começo do filme, até o famoso coelho branco, explicito em frases e tatuagens, entre muitas outras. Outra referência clássica é ao Mágico de Oz, inspirado na obra de L. Frank Baum. Vermelho é a cor do comprimido que dá a Neo a escolha de conhecer o universo desconhecido, assim como a cor dos sapatos de Dorothy. Assim como Neo, a garotinha também descobre na terra fantástica de Oz que a tecnologia era uma arma usada para enganar as pessoas.

O nome do protagonista Neo é um anagrama de “one” (um, em inglês), o escolhido e Morpheus, interpretado por Laurence Fishburne, na mitologia grega é o deus dos sonhos, mas no filme ele é o responsável por “despertar” as pessoas de seus sonhos. Ainda, é possível com um olhar mais atento encontrar outras referências como semelhanças com questões religiosas profundas e momentos históricos reais. Mas talvez a mais curiosa seja o momento escolhido para a continuação.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Curiosamente o lançamento de Matrix 4 Child of Zion, ocorrerá em meio ao momento que a sociedade passa por angustias e preocupações, sentimentos representados pela Matrix. O que esperar então? Coincidência ou não, me diga, qual comprimido você escolhe?

Lana Wachowski foi confirmada como roteirista e diretora da nova produção, bem como Keanu Reeves (Neo), Carrie-Anne Moss (Trinity) e novos atores no elenco como, Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother) e Jonathan Groff (Mindhunter), além de Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman), Priyanka Chopra Jonas (Baywatch), Jessica Henwick (Punho de Ferro), Andrew Caldwell (iZombie) e  atores de Sense8 da Netflix, Max Riemelt, Eréndira Ibarra, Toby Onwumere e Brian J. Smith.  A estreia está prometida para dezembro, 2021.

Sobre o cineasta: O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou

Ribeirão Preto já aplicou mais de 133 mil doses de vacina contra a Covid-19

Aproximadamente 47 mil munícipes, entre profissionais da saúde e idosos, já receberam a segunda dose da imunização

Fase Doria: Nem laranja, nem vermelha. Medo de sair do armário

A fase Doria é aquela que não sai do armário, não é vermelha e não é laranja, mas como quarentena só aumentou os casos, eles decidiram voltar voltar atrás, mas não muito
- PUBLICIDADE -