Início Lazer e Cultura MARP promove exposição de fotos e lançamento de livro de Ithamar Vugman

MARP promove exposição de fotos e lançamento de livro de Ithamar Vugman

- continua após a publicidade -

No próximo dia 7 de junho, o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto abre as portas para uma exposição de fotos de valor genuíno, denominada “Imersões”. A exposição reúne 18 trabalhos do professor aposentado da USP, Ithamar Vugman, que descobriu a própria linguagem da fotografia ainda jovem, quando o mundo microscópico instigante das suas próprias pesquisas começou a revelar formas, cores e luminosidades dos fenômenos biológicos estudados.

Com o tempo, aquilo que era instrumento de pesquisa tornou-se também obra de arte pelas lentes do professor e pesquisador. Ithamar Vugman agregou às fotos a percepção de seus próprios sentimentos e, com a ajuda da psicanálise, desbloqueou as barreiras entre as duas linguagens: arte e ciência.

“A busca pelo autoconhecimento não é uma tarefa simples. Hoje, aos 91 anos de idade, com menos de 5% de visão, fiz grandes descobertas pessoais com a psicanálise e também com as aulas de teatro com professores maravilhosos, Magno Bucci e José Maurício Cagno. Digo que sou um ser em constante mutação e isso cabe direitinho dentro das artes”, filosofa o fotógrafo e escritor, Ithamar Vugman.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Sob a curadoria do diretor do MARP, Nilton Campos, edição, tratamento e impressão do também fotógrafo, Thór Crespi Amêndola, a exposição “Imersões” causa espanto para quem se depara frente às imagens enigmáticas de universos tão pouco conhecidos. A probabilidade de o público ficar horas para desvendar tanta beleza é imensa.

Croniketas

Escrevinhador é como se autodefine Ithamar Vugman, que na mesma noite lança o livro com 33 crônicas, denominado “Croniketas”.

A publicação de responsabilidade da FUNPEC Editora é o segundo livro do autor que afirma gostar de brincar com as palavras e que deixa a cabeça solta para liberar a caneta. “Aprendi de orelhada, inicialmente descobri o ofício de leitor e passei a escrevinhador e hoje, aos 91 anos de idade, a percepção da finitude da vida é um desafio angustiante e o tempo, o fator mais importante, deve ser usado na construção da arte que me proponho”, conclui Vugman.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja um trecho da crônica “Perdas e ganhos”:

“Perda da visão. Visão limitada do mundo externo não limita a visão do mundo interno. Opto continuar vivendo a vida em toda sua plenitude”.

Serviço

Abertura da exposição “Imersões”

Lançamento do livro “Croniketas”

Local: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto

Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro

Horário: 20h30

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Com média semanal abaixo de 100 mortes, SP volta a patamar de abril

Mesmo com a quarentena mais livre, Dados da Secretaria de Saúde e do Centro de Contingência COVID-19 mostram que índice ficou em 91 óbitos na medição desta quarta

Dória dobra o ICMS para diversos setores no Estado de São Paulo para 2021

Para ajustar as contas do Estado de São Paulo em função da pandemia, o governo de João Dória já elegeu quem pagará as contas: os contribuintes e empresários.

Minions invadem o McDonald’s

Em ação inédita, a nova campanha do McLanche Feliz trará Minions e em dobro

Comércio de Ribeirão e região ganha Marketplace para atrair mais clientes, aumentar vendas e estimular a economia local

Trata-se da expansão do projeto Varejo+, iniciativa da CDL e do SINCOVARP. As duas entidades confirmam o lançamento do Shopping Center Online voltado especialmente à MEIs, micros, pequenas e médias empresas.

“Uber do ônibus” acusa Dória de tentar inviabilizar atividade e protesta em frente à sede do governo

Entre as participantes da manifestação está a Buser, maior plataforma do segmento no Brasil, cotada para se tornar, ainda neste ano, um unicórnio (nome dado às startups cujo valor alcança US$ 1 bilhão).