InícioLazer e CulturaMARP promove exposição de fotos e lançamento de livro de Ithamar Vugman

MARP promove exposição de fotos e lançamento de livro de Ithamar Vugman

- continua após a publicidade -

No próximo dia 7 de junho, o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto abre as portas para uma exposição de fotos de valor genuíno, denominada “Imersões”. A exposição reúne 18 trabalhos do professor aposentado da USP, Ithamar Vugman, que descobriu a própria linguagem da fotografia ainda jovem, quando o mundo microscópico instigante das suas próprias pesquisas começou a revelar formas, cores e luminosidades dos fenômenos biológicos estudados.

Com o tempo, aquilo que era instrumento de pesquisa tornou-se também obra de arte pelas lentes do professor e pesquisador. Ithamar Vugman agregou às fotos a percepção de seus próprios sentimentos e, com a ajuda da psicanálise, desbloqueou as barreiras entre as duas linguagens: arte e ciência.

“A busca pelo autoconhecimento não é uma tarefa simples. Hoje, aos 91 anos de idade, com menos de 5% de visão, fiz grandes descobertas pessoais com a psicanálise e também com as aulas de teatro com professores maravilhosos, Magno Bucci e José Maurício Cagno. Digo que sou um ser em constante mutação e isso cabe direitinho dentro das artes”, filosofa o fotógrafo e escritor, Ithamar Vugman.

Sob a curadoria do diretor do MARP, Nilton Campos, edição, tratamento e impressão do também fotógrafo, Thór Crespi Amêndola, a exposição “Imersões” causa espanto para quem se depara frente às imagens enigmáticas de universos tão pouco conhecidos. A probabilidade de o público ficar horas para desvendar tanta beleza é imensa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Croniketas

Escrevinhador é como se autodefine Ithamar Vugman, que na mesma noite lança o livro com 33 crônicas, denominado “Croniketas”.

A publicação de responsabilidade da FUNPEC Editora é o segundo livro do autor que afirma gostar de brincar com as palavras e que deixa a cabeça solta para liberar a caneta. “Aprendi de orelhada, inicialmente descobri o ofício de leitor e passei a escrevinhador e hoje, aos 91 anos de idade, a percepção da finitude da vida é um desafio angustiante e o tempo, o fator mais importante, deve ser usado na construção da arte que me proponho”, conclui Vugman.

Veja um trecho da crônica “Perdas e ganhos”:

“Perda da visão. Visão limitada do mundo externo não limita a visão do mundo interno. Opto continuar vivendo a vida em toda sua plenitude”.

Serviço

Abertura da exposição “Imersões”

Lançamento do livro “Croniketas”

Local: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto

Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro

Horário: 20h30

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎤🎉 Multiplan Hall RibeirãoShopping Anuncia Programação de Shows e Eventos para 2024! 🎉🎤

Prepare-se para uma avalanche de entretenimento no Multiplan Hall RibeirãoShopping! confira alguns e os já marcados para 2024 Abba – The Show, Oingo Boingo, Dire Straits Legacy e And Summer a Lenda do The Police.

🎬🍿 Iguatemi Ribeirão Preto Sedia a 4ª Semana do Cinema com Ingressos a partir de R$12 e Combos Especiais no Cinépolis! 🍿🎬

Prepare-se para uma semana repleta de emoção e diversão nas telonas! O Iguatemi Ribeirão Preto, em parceria com o Cinépolis, apresenta a 4ª edição da "Semana do Cinema", trazendo descontos imperdíveis e combos especiais

🌟👗 Ribeirão Preto Recebe Workshop de Moda Internacional com Estilista de Renome! 👗🌟

Prepare-se para mergulhar no universo glamoroso da moda com o renomado estilista brasileiro Júlio César, que retorna ao Brasil após anos de sucesso nos Estados Unidos.

🎭 Cia. dos Náufragos leva o musical Maria da Luz ao SESI Ribeirão Preto! 🌟

A Cia. dos Náufragos, de Campinas (SP), apresenta o espetáculo infantil Maria da Luz, baseado no livro homônimo de Rafael Curci. Com música, máscaras e teatro de bonecos @sesiribeiraopreto

🚨 Polícia Civil apreende documentos na Prefeitura de Guatapará, SP, em investigação sobre ‘rachadinha’! 🕵️‍♂️

📑 Apreensão ocorreu no âmbito da segunda fase da Operação Ghost deflagrada nesta terça-feira (20). Investigação apura irregularidades no pagamento de funcionários públicos. Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
- PUBLICIDADE -