InícioLazer e CulturaMARP promove exposição de fotos e lançamento de livro de Ithamar Vugman

MARP promove exposição de fotos e lançamento de livro de Ithamar Vugman

- continua após a publicidade -

No próximo dia 7 de junho, o MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto abre as portas para uma exposição de fotos de valor genuíno, denominada “Imersões”. A exposição reúne 18 trabalhos do professor aposentado da USP, Ithamar Vugman, que descobriu a própria linguagem da fotografia ainda jovem, quando o mundo microscópico instigante das suas próprias pesquisas começou a revelar formas, cores e luminosidades dos fenômenos biológicos estudados.

Com o tempo, aquilo que era instrumento de pesquisa tornou-se também obra de arte pelas lentes do professor e pesquisador. Ithamar Vugman agregou às fotos a percepção de seus próprios sentimentos e, com a ajuda da psicanálise, desbloqueou as barreiras entre as duas linguagens: arte e ciência.

“A busca pelo autoconhecimento não é uma tarefa simples. Hoje, aos 91 anos de idade, com menos de 5% de visão, fiz grandes descobertas pessoais com a psicanálise e também com as aulas de teatro com professores maravilhosos, Magno Bucci e José Maurício Cagno. Digo que sou um ser em constante mutação e isso cabe direitinho dentro das artes”, filosofa o fotógrafo e escritor, Ithamar Vugman.

Sob a curadoria do diretor do MARP, Nilton Campos, edição, tratamento e impressão do também fotógrafo, Thór Crespi Amêndola, a exposição “Imersões” causa espanto para quem se depara frente às imagens enigmáticas de universos tão pouco conhecidos. A probabilidade de o público ficar horas para desvendar tanta beleza é imensa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Croniketas

Escrevinhador é como se autodefine Ithamar Vugman, que na mesma noite lança o livro com 33 crônicas, denominado “Croniketas”.

A publicação de responsabilidade da FUNPEC Editora é o segundo livro do autor que afirma gostar de brincar com as palavras e que deixa a cabeça solta para liberar a caneta. “Aprendi de orelhada, inicialmente descobri o ofício de leitor e passei a escrevinhador e hoje, aos 91 anos de idade, a percepção da finitude da vida é um desafio angustiante e o tempo, o fator mais importante, deve ser usado na construção da arte que me proponho”, conclui Vugman.

Veja um trecho da crônica “Perdas e ganhos”:

“Perda da visão. Visão limitada do mundo externo não limita a visão do mundo interno. Opto continuar vivendo a vida em toda sua plenitude”.

Serviço

Abertura da exposição “Imersões”

Lançamento do livro “Croniketas”

Local: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto

Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro

Horário: 20h30

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Dois lotes de parques municipais serão administrados por iniciativas privadas

Gestão e encerramento do contrato (até cinco anos de contrato com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos).

Ribeirão Preto estende abertura do comércio a partir desta sexta-feira, dia 30

Medida se antecipa ao Plano São Paulo. Veja como ficam os horários.

GCMs realizam doação de sangue em Ribeirão Preto

Ação contribuiu com o estoque de sangue do hospital São Lucas; tipos O-, O+ e A - são os mais críticos, com menos da metade das bolsas necessárias

Brasil gera 309 mil empregos formais em junho

Governo deve lançar programas para inclusão de jovens no mercado

Anvisa alerta sobre casos de Guillain-Barré após vacinação

A Anvisa explica que a SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas.
- PUBLICIDADE -