InícioLazer e CulturaMARP inicia trabalho de conservação da biblioteca Pedro Manuel-Gismondi

MARP inicia trabalho de conservação da biblioteca Pedro Manuel-Gismondi

- continua após a publicidade -

O Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP), nas comemorações dos 25 anos do Museu, iniciou o projeto de conservação dos livros que pertenceram ao crítico de arte Pedro Manuel-Gismondi.

Em uma primeira e fundamental etapa, que será realizada em cinco meses, será feito um inventário para catalogar todas as publicações que compõe o acervo, higienizando, embalando e acondicionando adequadamente cada item, estabilizando dessa forma, o processo de degradação natural.

Assim que finalizado este inventário, o acervo, que preserva a memória dessa personalidade marcante da cultura artística ribeirão-pretana, será disponibilizado à pesquisa, possibilitando a todos conhecer mais do trabalho intelectual deste crítico de arte.

“O MARP, após várias tentativas de dar início a esse importante projeto de conservação, finalmente obteve êxito através de uma parceria com a sociedade civil. Essa realização dá luz a um patrimônio público que pertenceu ao emblemático crítico de arte que dá nome ao museu”, explico o diretor do MARP, Nilton Campos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Nesta etapa inicial do projeto, irá possibilitar também a formação dos envolvidos, principalmente dos estagiários e funcionários do Museu.

Simultaneamente ao projeto, é realizada uma residência artística pela Simone Moraes, que vivenciará esta etapa de inventário e pesquisará, sob supervisão, os itens da Biblioteca para apresentação de uma futura ação artística.

A Biblioteca

Com aproximadamente três mil itens, esta Biblioteca, doada ao MARP em 2007 pela família de Pedro Manuel-Gismondi, é composta por publicações dos mais diversos tipos, como arte, literatura, periódicos e um grande número de publicações e coleções italianas antigas, rica em anotações e objetos depositados por Pedro Manuel-Gismondi no interior das publicações, ao longo de sua trajetória.

A Iniciativa

A ideia desta iniciativa e a coordenação geral do projeto são de Nilton Campos, com acompanhamento de Adriana Guimarães, assessora MARP. O projeto é orientado e acompanhado pela museóloga Rosa Esteves.

O inventário (cadastro, higienização e outros, das publicações) será realizado por Fernando Carvalhal, Gabriel Azarias, Gabriela Costa da Silva, Nilton Campos e Simone Moraes, com o apoio da equipe MARP.

Pedro Caminada Manuel-Gismondi

Um italiano que adotou o Brasil, e se dedicou a estudar, entender, lecionar e divulgar a história da arte brasileira. Um homem de muitos talentos e atividades, historiador e crítico de arte, escritor, fotógrafo, galerista e artista plástico.

Escolheu Ribeirão Preto por ter lhe proporcionado um ambiente favorável à pintura. Talvez por isso, a cidade se acostumou a vê-lo principalmente como artista plástico.

Vindo de San Remo/Itália, em 1950, teve uma vida dedicada com paixão às artes plásticas e a história da arte, muito contribuindo para o desenvolvimento cultural do nosso País, em especial de Ribeirão Preto, cidade na qual residiu a partir de 1969.

Pedro Manuel faleceu em dezembro de 1999. Em homenagem póstuma ao crítico de arte, o MARP a partir do ano de 2000 passou a ser denominado MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.

MARP

O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Após uma grande reforma, foi inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎭 Teatro Municipal se tornará mais acessível! 🛠️ Melhorias garantem conforto e segurança para pessoas com deficiência ♿️

Em celebração ao Dia Mundial do Teatro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto anuncia um novo capítulo na história do Teatro Municipal.

Copa do Mundo e Liga dos Campeões – o que você precisa saber sobre as próximas edições das duas competições

Algumas das maiores competições do futebol mundial vão passar por modificações ao longo de suas próximas edições. Neste texto vamos falar sobre a Liga dos Campeões e a Copa do Mundo.

Secretaria de Esportes abre mais 400 vagas para seis modalidades esportivas

Vagas são para o complexo esportivo Estação Cidadania-Esporte, no bairro Alexandre Balbo

Bonfim Paulista recebe “Cultura em Todo Lugar” neste sábado, 30

População poderá aproveitar várias atividades gratuitas entre 9h e 12h na Praça Barão do Rio Branco

Páscoa chegou: delicie-se com o Chef’s Cookie para uma explosão de muito chocolate e crocância

A sobremesa é uma opção irresistível para saborear na data compartilhando bons momentos
- PUBLICIDADE -