InícioLazer e CulturaLar Santana recebe projeção de fotos antigas neste sábado

Lar Santana recebe projeção de fotos antigas neste sábado

- continua após a publicidade -

Fotos das famílias da Vila Tibério em frente ao Lar Santana serão projetadas neste sábado (18), das 19h às 21h, na fachada do prédio tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade. Trata-se do Projeto para Museu-Arquivo-Bibliotecas no interior de São Paulo, que visa destacar instituições na projeção do passado.

A ação é realizada em parceria pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, Jornal da Vila (Tibério); Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo, ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e Centro Municipal de Memória de Sertãozinho.

Comemorado anualmente em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, sejam de arte moderna, clássica ou contemporânea, dentre outras.

Em Ribeirão Preto, a chamada para a participação das famílias no evento foi realizada pelo Jornal da Vila. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, representada pelo curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, fará, em parceria com o Jornal da Vila, a projeção de fotos na fachada do Lar Santana.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As fotos destinadas ao projeto serão catalogadas e devolvidas aos proprietários. As fotos digitalizadas serão projetadas na fachada do prédio do Lar Santana, edifício tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade de Ribeirão Preto. O evento ocorrerá a partir das 19 h, com duração de duas horas. A proposta do encontro é criar um ambiente de compartilhamento das memórias familiar, da vila e da cidade.

Museu-Arquivo-Biblioteca

O projeto para Museu-Arquivo-Biblioteca no interior de São Paulo: Instituições na Projeção do Passado, promovido pela Bolsa PUB, destinada aos alunos de graduação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, envolve as instituições, museu, biblioteca, arquivo e a comunidade do ponto de vista da colaboração, interatividade e conectividade, ou simplesmente da apresentação de ideias compartilhadas.

O objetivo principal desse projeto é focar a importância dos acervos familiares, dos museus e arquivos históricos através de exposições com dinâmica participativa, destacando a relevância do acervo como patrimônio. Desdobra-se em um evento intitulado “Fachadas do Tempo e acervos históricos” ou “Fachadas do Passado” associando fotos de famílias aos elementos frontais de edifícios como escolas, museus, arquivos e bibliotecas enfatizando a missão dessas instituições como guardadores de coleções e objetos históricos, além de salientar a importância do livro, da leitura e do documento histórico ressaltando seu valor cultural.

O produto da ação em formato de projeções de imagens nos ambientes públicos, relacionadas às descrições padronizadas, segundo normas descritivas do projeto científico com o objetivo de propagandear a urgência da necessidade da captação de recursos financeiros para promover, revigorar e restaurar os museus, arquivos e bibliotecas do interior do Estado de São Paulo, além de interagir com a comunidade.

Professores da área da Ciência da Informação e Documentação da Universidade de São Paulo – USP Ribeirão Preto, procuram desenvolver um planejamento para a mediação e recepção da informação, compreendendo o fenômeno informação em duas dimensões diferentes, a materialidade e a imaterialidade, buscando aproximar as reflexões acerca da teoria e identidade científica junto aos instrumentais das linguagens de recuperação informacional elaboradas sistematicamente.

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – FFCLRP – docente do curso Biblioteconomia e Ciências da Informação tendo a participação do Prof. Dr. Luciano Bachmann – FFCLRP – docente do curso de Física e dos alunos Romário Pereira (bolsista) e Adriana Gastaldi (voluntária) ambos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da mesma instituição (FFCLRP).

Créditos:

Projeto para Museu-Arquivo-Biblioteca no interior de São Paulo: instituições na Projeção do Passado

Coordenação: Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – FFCLRP – Ciências da Informação e Documentação.

Apoio: Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação – PUB.
Apoio Cultural: Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto

Produção local, parceria e apoio (Ribeirão Preto):

Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo;

Bolsista: Romário Pereira (bolsista BCI) e Adriana Gastaldi (aluna voluntária BCI);

Participação: Prof. Dr. Luciano Bachmann – FFCLRP – Física;

Pareceria e apoio: Fernando Braga – Jornal da Vila;

Alessandro Maraca – Vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto; Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

Serviço

“Fachadas do Tempo e Acervos Históricos” ou “Fachadas do Passado”

Data: 18 de maio de 2019 (sábado)

Horário: das19 às 21 horas

Local: Lar Santana

Rua: Conselheiro Dantas, 984, Vila Tibério

Evento Gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.
- PUBLICIDADE -