InícioLazer e CulturaLar Santana recebe projeção de fotos antigas neste sábado

Lar Santana recebe projeção de fotos antigas neste sábado

- continua após a publicidade -

Fotos das famílias da Vila Tibério em frente ao Lar Santana serão projetadas neste sábado (18), das 19h às 21h, na fachada do prédio tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade. Trata-se do Projeto para Museu-Arquivo-Bibliotecas no interior de São Paulo, que visa destacar instituições na projeção do passado.

A ação é realizada em parceria pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, Jornal da Vila (Tibério); Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, na Praça Pedro de Toledo, ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto e Centro Municipal de Memória de Sertãozinho.

Comemorado anualmente em 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, através da iniciativa do Conselho Internacional de Museus, um organismo que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, sejam de arte moderna, clássica ou contemporânea, dentre outras.

Em Ribeirão Preto, a chamada para a participação das famílias no evento foi realizada pelo Jornal da Vila. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, representada pelo curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, fará, em parceria com o Jornal da Vila, a projeção de fotos na fachada do Lar Santana.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As fotos destinadas ao projeto serão catalogadas e devolvidas aos proprietários. As fotos digitalizadas serão projetadas na fachada do prédio do Lar Santana, edifício tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade de Ribeirão Preto. O evento ocorrerá a partir das 19 h, com duração de duas horas. A proposta do encontro é criar um ambiente de compartilhamento das memórias familiar, da vila e da cidade.

Museu-Arquivo-Biblioteca

O projeto para Museu-Arquivo-Biblioteca no interior de São Paulo: Instituições na Projeção do Passado, promovido pela Bolsa PUB, destinada aos alunos de graduação do Curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, envolve as instituições, museu, biblioteca, arquivo e a comunidade do ponto de vista da colaboração, interatividade e conectividade, ou simplesmente da apresentação de ideias compartilhadas.

O objetivo principal desse projeto é focar a importância dos acervos familiares, dos museus e arquivos históricos através de exposições com dinâmica participativa, destacando a relevância do acervo como patrimônio. Desdobra-se em um evento intitulado “Fachadas do Tempo e acervos históricos” ou “Fachadas do Passado” associando fotos de famílias aos elementos frontais de edifícios como escolas, museus, arquivos e bibliotecas enfatizando a missão dessas instituições como guardadores de coleções e objetos históricos, além de salientar a importância do livro, da leitura e do documento histórico ressaltando seu valor cultural.

O produto da ação em formato de projeções de imagens nos ambientes públicos, relacionadas às descrições padronizadas, segundo normas descritivas do projeto científico com o objetivo de propagandear a urgência da necessidade da captação de recursos financeiros para promover, revigorar e restaurar os museus, arquivos e bibliotecas do interior do Estado de São Paulo, além de interagir com a comunidade.

Professores da área da Ciência da Informação e Documentação da Universidade de São Paulo – USP Ribeirão Preto, procuram desenvolver um planejamento para a mediação e recepção da informação, compreendendo o fenômeno informação em duas dimensões diferentes, a materialidade e a imaterialidade, buscando aproximar as reflexões acerca da teoria e identidade científica junto aos instrumentais das linguagens de recuperação informacional elaboradas sistematicamente.

O projeto é coordenado pela Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – FFCLRP – docente do curso Biblioteconomia e Ciências da Informação tendo a participação do Prof. Dr. Luciano Bachmann – FFCLRP – docente do curso de Física e dos alunos Romário Pereira (bolsista) e Adriana Gastaldi (voluntária) ambos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da mesma instituição (FFCLRP).

Créditos:

Projeto para Museu-Arquivo-Biblioteca no interior de São Paulo: instituições na Projeção do Passado

Coordenação: Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – FFCLRP – Ciências da Informação e Documentação.

Apoio: Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação – PUB.
Apoio Cultural: Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto

Produção local, parceria e apoio (Ribeirão Preto):

Profa. Dra. Silvia Maria do Espírito Santo;

Bolsista: Romário Pereira (bolsista BCI) e Adriana Gastaldi (aluna voluntária BCI);

Participação: Prof. Dr. Luciano Bachmann – FFCLRP – Física;

Pareceria e apoio: Fernando Braga – Jornal da Vila;

Alessandro Maraca – Vereador da Câmara Municipal de Ribeirão Preto; Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto.

Serviço

“Fachadas do Tempo e Acervos Históricos” ou “Fachadas do Passado”

Data: 18 de maio de 2019 (sábado)

Horário: das19 às 21 horas

Local: Lar Santana

Rua: Conselheiro Dantas, 984, Vila Tibério

Evento Gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

NXZERO apresenta em Ribeirão Preto sua turne cedo ou tarde

A Tour Cedo ou Tarde celebra a trajetória de sucesso da banda, que acumula hits, e trará seus membros Di Ferrero, Gee Rocha, Filipe, Conrado Grandino e Daniel Weksler

Abertura de temporada da USP Filarmônica terá obras de compositores pretos e pardos brasileiros dos séculos XVIII e XIX

Concerto, que comemora ainda os 15 anos da Faculdade de Direito da USP, acontece no dia 4 de abril, às 20h, no Theatro Pedro II, com entrada gratuita

4 ideias econômicas para substituir a bacalhoada nesta Páscoa”

"Receitas de peixe deliciosas para a sua celebração, sem gastar muito dinheiro. Confira as melhores opções para a região de Ribeirão Preto e surpreenda sua família e amigos nesta Páscoa."

Emagrecimento para pessoas sedentárias: dicas para alcançar seus objetivos

Se você é uma pessoa sedentária e quer emagrecer, saiba que é possível alcançar seus objetivos sem precisar sair de casa.

“5 Plantas fáceis de cuidar para cultivar em casa durante o outono”

Descubra as plantas ideais para o seu apartamento em Ribeirão Preto e como cultivá-las com facilidade"
- PUBLICIDADE -