Exposição gratuita de pai e filho educadores une arte e pedagogia para tornar o ensino lúdico; escolas já podem agendar visitas guiadas
👉 “Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.”
RESUMO: A exposição “Professores que Desenham, Artistas que Ensinam” leva à Galeria ADDA uma metodologia revolucionária que utiliza cartuns e HQs para ensinar História. Criada pelos professores Arnaldo Junior e Arnaldo Neto, a mostra foca no Brasil Colonial e Império, aproximando alunos de conteúdos densos de forma divertida e visual.
Aprender sobre o Brasil Colonial e o Primeiro Império não precisa ser um exercício de decoreba de datas e nomes pomposos. É o que provam os educadores Arnaldo Martinez de Bacco Junior e Arnaldo Martinez de Bacco Neto — conhecidos como Os Arnaldos. A dupla, que divide o sangue e a paixão pelo ensino, abriu as portas da exposição “Professores que Desenham, Artistas que Ensinam”, na Galeria ADDA, no Shopping Santa Úrsula.
A mostra é um convite para alunos, professores e curiosos entenderem como a linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) pode ser uma ferramenta poderosa dentro da sala de aula. Com traços bem-humorados e narrativas acessíveis, pai e filho dão vida a personagens históricos, humanizando o passado e facilitando a compreensão de temas complexos.
Arte como Ferramenta Pedagógica
Arnaldo Junior, que é doutor em Educação e autor de materiais didáticos, explica que a ideia é tornar o conteúdo mais próximo do estudante. Já Arnaldo Neto, que atua nas redes pública e particular, destaca que a exposição marca um reencontro criativo, unindo a prática pedagógica do dia a dia com a liberdade estética da nona arte.
A curadoria da artista plástica Leila Costa Quaglio organiza os trabalhos de forma que o visitante percorra a história do Brasil com leveza. É uma oportunidade ímpar para as escolas de Ribeirão Preto e região oferecerem uma aula diferente, onde o desenho é quem dita o ritmo do aprendizado.
Como agendar para sua escola?
As instituições de ensino interessadas em levar turmas para a galeria já podem realizar o agendamento. É uma chance de sair da rotina e mostrar aos alunos que a educação pode, sim, ser divertida.
- Agendamentos: Via Instagram nos perfis @adda.arte e @osarnaldos.
- O que ver: Cartuns, quadrinhos e ilustrações sobre o Brasil Imperial e Colonial.
- Público: Aberto ao público geral e grupos escolares.
Serviço da Exposição
| Detalhe | Informação |
| Local | Galeria ADDA – 1º piso do Shopping Santa Úrsula |
| Data | Até 4 de março de 2026 |
| Entrada | Gratuita |
| Horário | Funcionamento do Shopping |
| Apoio | Secretaria Municipal da Cultura e Turismo |
Conheça a exposição “Os Arnaldos” no Shopping Santa Úrsula em Ribeirão Preto. História do Brasil ensinada através de quadrinhos e cartuns. Entrada gratuita!
Resumo Internacional
English (US Style):
Father and son educators, known as “Os Arnaldos,” are using comic strips to teach Brazilian History in a new exhibition at Shopping Santa Úrsula. The show, “Teachers who Draw, Artists who Teach,” transforms colonial themes into accessible, humorous narratives. Schools can schedule guided visits to experience this innovative pedagogical tool. Admission is free until March 4th.
Italiano (European Style):
Il duo di insegnanti “Os Arnaldos” (padre e figlio) presenta a Ribeirão Preto una mostra che unisce fumetti e pedagogia. L’esposizione, presso il centro commerciale Santa Úrsula, utilizza vignette e cartoni animati per spiegare la storia del Brasile in modo ludico. Le scuole possono prenotare visite per esplorare questo metodo d’insegnamento visivo e divertente. Ingresso gratuito.
Conclusão Motivacional
A educação é o desenho que fazemos para o nosso futuro. Assim como “Os Arnaldos” usam a arte para colorir fatos históricos, que possamos usar a nossa criatividade para enfrentar os desafios diários. Não esqueça de dedicar tempo à sua família, cuidar da sua saúde mental e nunca deixar de aprender algo novo. A vida, afinal, é uma grande história em quadrinhos, e você é o autor do seu próprio roteiro. Tenha esperança e desenhe um amanhã brilhante!
JORNALISTA AIELLO – DRT 3895/SP
Em Ribeirão – mais de 10 anos tocando em feridas que a velha mídia esconde.
Quer denunciar, sugerir pauta ou falar com nossa redação?
Apenas mensagens de texto.


