InícioLazer e CulturaGrupo Teatral Porão estreia O Despertar no Teatro Municipal de Ribeirão Preto

Grupo Teatral Porão estreia O Despertar no Teatro Municipal de Ribeirão Preto

Drama aborda temas contemporâneos em um espetáculo musical

- continua após a publicidade -

A adaptação da peça O Despertar da Primavera, do alemão Frank Wedekind, estreia dia 11 de novembro no Teatro Municipal de Ribeirão Preto. Em estilo musical, o espetáculo é produzido pelo Grupo Teatral Porão exclusivamente com artistas locais – no palco, produção e técnica –, viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC). A montagem em Ribeirão Preto tem o título O Despertar, adaptada por Caroline Grechi, que também dirige o espetáculo.

O enredo aborda temas críticos da época em que foi escrita na Alemanha – entre 1890 e 1891 –, como a sexualidade na adolescência, a opressão no ambiente escolar, familiar e a imposição religiosa. “O texto do final do século XIX se aplica aos dias de hoje e é essa a oportunidade que o teatro nos dá: colocar no palco um espetáculo atemporal com forte impacto na nossa realidade”, fala a diretora.

Para contar a história de Melchior, Wendla, Moritz e seus amigos, 11 atores se dedicaram aos ensaios de canto e expressão corporal desde março deste ano. Melchior é um jovem determinado e carismático pelo qual Wendla se apaixona e ao qual se entrega, desconhecendo as consequências da aproximação em razão da desinformação patrocinada pela família e pela cultura daquela sociedade. Moritz, por sua vez, é inseguro, sonhador e tem suas vontades abafadas pelo mesmo rigor imposto na família e no ambiente escolar.

“É uma tragédia que se repete e um debate que precisa ser feito com sinceridade e verdade”, observa a assistente social Marina Borges, consultora do grupo. Ela conduzirá uma roda de conversa sobre o espetáculo após a apresentação.

O Despertar estará em cartaz no Teatro Municipal nos dias 11, 17, e 25 de novembro e no dia 3 de dezembro. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria duas horas antes do início (20h). A classificação etária é de 16 anos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Todo o elenco será testado para Covid-19 pelo Laboratório Biocenter, que apoia o grupo. A plateia será limitada a 40% da capacidade.

Temporada O Despertar

Ribeirão Preto – 11, 17, 25 e 3/12

Teatro Municipal de Ribeirão Preto (40% da capacidade)

Ingressos gratuitos (retirar na bilheteria com 2 horas de antecedência)

Horário: 20h

Classificação: 16 anos

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Dois lotes de parques municipais serão administrados por iniciativas privadas

Gestão e encerramento do contrato (até cinco anos de contrato com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos).

Ribeirão Preto estende abertura do comércio a partir desta sexta-feira, dia 30

Medida se antecipa ao Plano São Paulo. Veja como ficam os horários.

GCMs realizam doação de sangue em Ribeirão Preto

Ação contribuiu com o estoque de sangue do hospital São Lucas; tipos O-, O+ e A - são os mais críticos, com menos da metade das bolsas necessárias

Brasil gera 309 mil empregos formais em junho

Governo deve lançar programas para inclusão de jovens no mercado

Anvisa alerta sobre casos de Guillain-Barré após vacinação

A Anvisa explica que a SGB é um distúrbio neurológico autoimune raro, no qual o sistema imunológico danifica as células nervosas.
- PUBLICIDADE -