InícioLazer e CulturaGilda Montans apresenta retrospectiva de 65 anos de carreira em show no...

Gilda Montans apresenta retrospectiva de 65 anos de carreira em show no Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

No próximo dia 14 de agosto, a acordeonista Gilda Montans apresenta o show “Retrospectiva – uma vida de amor à música”, às 20h, no Theatro Pedro II. A apresentação faz parte do programa Amigos da Casa, mantido pela Fundação Pedro II.

O espetáculo marca os 65 anos de carreira da instrumentista, professora, arranjadora e compositora e fará uma retrospectiva, seguindo uma cronologia de sua trajetória musical profissional que teve início bem cedo, aos 15 anos, quando também começou a lecionar e a se apresentar nos palcos.

As diferentes faces da acordeonista serão apresentadas neste show que comemora os 65 anos de carreira de Gilda Montans. Participarão, além de Meire Genaro – sua parceira no Duo de Acordeons; Antonio Carlos Assalim, Ed Lemos, Sonia Camponês do Brasil Pavão (acordeons); André Bordini (violino), Carlito Rodrigues (contrabaixo), Deva Mille (percussão), Gloria Machado (piano), José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira) e Robson Ribeiro (violão).

A artista tocará peças (eruditas e populares) que fizeram parte do seu repertório na juventude e, que neste show, serão interpretadas na maturidade dos seus 65 anos dedicados à música e ao instrumento acordeon.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No repertório estão obras de Pixinguinha, Villa Lobos, Altamiro Carrilho, Capiba, Gilda Montans, Astor Piazzolla, Carlos Gardel, G.H. Matos Rodrigues, Pietro Deiro, Luciano Fancelli. Estes compositores serão contemplados no show com peças e arranjos e interpretações singulares, sendo algumas representativas dos três cds Rosa, Sanfonias e As Meninas, gravados pelo Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro.

O show, que é uma produção da Nova Digital, foi selecionado pelo programa Amigos da Casa que possibilita apresentação de artistas ou grupos de teatro, dança e música popular ou erudita, de abril a novembro de cada ano. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Pedro II. Os ingressos custam R$ 30,00 (inteiras) e R$ 15,00 (meias). A meia-entrada é destinada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais e professores da rede pública estadual e municipal. O Theatro Pedro II fica na R. Álvares Cabral, 370 – Centro, Ribeirão Preto (SP).

65 anos de carreira (currículo)

Nascida no município de Altinópolis, interior do Estado de São Paulo, Gilda Montans obteve formação básica como professora de música em 1958, Virtuose em acordeon pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo, em 1960 tendo como mestre Edy Meirelles.

Instrumentista, arranjadora e compositora.

Graduada em Instrumento, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp.

Mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.

Professora do Conservatório Musical de Ribeirão Preto,

Diretora do Centro de Comunicação e Artes da Unaerp, chefe do Departamento de Música e docente dos Cursos de Musicoterapia e Licenciatura Plena em Música.

Na década de 1960 fundou a escola de música Curso Alvorada de Harmônica.

Desenvolveu projetos significativos como: “A vivência sonora, Experiência Integrada: homem, Natureza e música“.

De 2001 a2010 promoveu o Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto na Fazenda Santa Estela, Distrito de Jurucê, Município de Jardinópolis. . No ano de 2013 o projeto Encontro Nacional de Acordionistas aconteceu novamente na Fazenda Santa Estela o 11º Encontro, em homenagem ao acordeonista recém falecido Dominguinhos.

As partituras, arranjos e transcrições para o Duo e Quinteto de Cordas, são de sua autoria. A música “Misteri de la Foresta” para Acordeon e Piano, de sua autoria foi editada na Itália pela Berben Editora (Ancona).

Foi presidente da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (ALARP), ocupando a cadeira n.º 48, cuja imortal patrona é a musicista ribeirãopretana Diva Tarlá de Carvalho (2011-2012).

Em 08 de junho de 2016 recebeu da Câmara Municipal de Ribeirão Preto o título de Cidadã Ribeirãopretana.

Gilda Montans criou em 1986 o Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro. O conhecimento técnico e teórico apurado fez com que as duas artistas desenvolvessem uma forma peculiar de linguagem musical, explorando a versatilidade tímbrica do instrumento, através de arranjos e transcrições especialmente elaborados para o Duo, por Gilda Montans. O resultado sonoro dessa celebração revela os mais variados e ricos efeitos de dinâmica, ritmo e harmonia: o erudito para recriar o popular, falar de brasilidade e expressar as vozes do pluralismo cultural.

Ao longo de 32 anos de carreira, Gilda e Meire têm conquistado reconhecimento e respeito da crítica nacional e internacional. São recitais, concertos, shows em vários locais do Brasil e no exterior. Três turnês pela Itália (1996, 1999 e 2004), apresentação com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão. Dois CDs próprios (Rosa, em 1996 e Sanfonias, em 2001). Participação em outros como: Encontro Internacional de Acordeonistas (1997), O Brasil da Sanfona CD e DVD (2002), CD Rádio USP Ribeirão (2008) e CD Grandes Acordeonístas do Brasil ( 2009), Em 2014 foi lançado o terceiro CD As Meninas e gravado ao vido o primeiro DVD no show de lançamento do CD no Theatro Pedro II em 23 de setembro.

Em comemoração aos 25 anos do Duo de Acordeons a EPTV, filiada da Globo em Ribeirão Preto, apresentou no programa Caminhos da Roça, um especial totalmente dedicado ao Duo.

Gilda e Meire participaram do seriado veiculado na TV Cultura, aos domingos às 11,15h durante o ano de 2012, Milagre de Santa Luzia em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, composto de 52 programas, sendo um deles dedicado ao Duo.

No início da década de 90 Gilda Montans, então chefe do Departamento de Música da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), juntamente com outras escolas de Ribeirão Preto, participou de uma programação especial organizada pelo SESC. A proposta de integrar vários músicos de diferentes escolas, representou um desafio a todos os participantes .Gilda e Laís Garcia Leal, professora do Conservatório Carlos Gomes, Lucia Figueira, professora e Diretora da Escola Cromática, se juntaram e apresentaram um grupo musical com os músicos: Gilda Montans e Meire Genaro acordeons, Milton Bergo e André Bordini violinos, Waldir de Lázari (falecido) violoncelo, Walter Ferreira (contrabaixo), Laís Leal (piano) e Deva Mille (percussão). No programa, obras de Astor Piazzolla, com arranjos de Laís Leal e Gilda Montans. Esta apresentação fez sucesso e foi a primeira experiência do Duo de Acordeons com conjunto de cordas.

Em 2002, o Duo se apresentou com o concertista italiano Paolo Gandolfi, no Teatro Municipal de Ribeirão Preto com um quarteto de cordas. Em 2004 e 2008, Gilda realizou arranjos para o Duo e quinteto de cordas para recital com obras de Astor Piazzolla, respectivamento no SESC Ribeirão Preto e no Theatro Pedro II. Voltou a repetir a formação em 2009 com o espetáculo Piazzolla em Concerto. Tangos e Novitangos no projeto Amigos da Casa, Theatro Pedro II e em 2011 apresentou espetáculo especial para comemorar 25 anos de carreira, no mesmo projeto.

Em 2012 no Teatro Municipal de Ribeirão Preto, o Duo de Acordeons juntamente com o quinteto de cordas, apresentaram o recital Piazzolla e Músicas Brasileiras.

O quinteto formado por Gilda Montans é composto por músicos ribeirãopretanos como Milton Bergo (1° violino ) – membro do quinteto desde a primeira apresentação, renomado no meio artístico por sua técnica e performances musicais, em especial o tango. Danilo Pazziani (contabaixo), Ladson Bruno (violoncelo), Anderson Oliveira (2°violino) e Daniel Isaias (viola).

Em 2013 e 2014, O Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro com o Quinteto de Cordas apresentou o espetáculo no dia 15 de outubro em homenagem ao Professor, no Projeto Amigos da Casa no Theatro Pedro II.

Duo apresentou-se no Sesc Santo André com Danilo Paziano (contrabaixo), Milton Bergo (violino), Deva Mille (Percussão) com o Show Chorotango, em 2014.

Participações em Shows e Concertos

1987 a 1997 – Projeto Capela ao meio-dia e meia (USP – Ribeirão Preto)

1997 – XIII Encontro Internacional de Acordeonistas (São Paulo, Campinas,

Ribeirão Preto, Batatais, Curitiba e Nova Bréscia)

1996 – 21º Prêmio Internazionale Di Fisarmonica (Castelfidardo – Itália)

Show Recordando: homenagem a artistas Ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

1997 – Show Recordando (homenagem a artistas ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

1998 – Projeto “Rodoviarte” (Ribeirão Preto – SP)

1999 – Semana Científico Cultural de Passos e Região (Passos – MG)

1999 – Concerto no Instituto Musicale C. Merulo (Castelnovo Ne’Monti – Itália)

1999 – Concerto “La Fisarmoniche Tra Musica Colta e repertorio popolare”

(Reggio Emilia – Itália)

2000 – Projeto “Nossas Raízes” (SESC – Ribeirão Preto)

2002 – Projeto “O Brasil da Sanfona” (SESC – estado de São Paulo)

2002 – 2ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto)

2002 – XXV Semana de Portinari (Brodowski – SP)

2003 – Proyecto Cultural Sur (SESC – Ribeirão Preto)

2004 – Concerto “Fisarmoniche in concerto: dal clássico al popolare al variété”

(Castelnovo Né Monti – Itália)

2005 – Projeto “Tim: Causos e Canções” (estado de São Paulo)

2005 – 3º Festival Interarts (Serra da Capivara – PI)

2005 – Projeto “Itaú de Minas” (Itaú de Minas – MG)

2006 – Concerto “20 anos em Duo” (SESC – Ribeirão Preto)

2006 – “Fisarmoniche in concerto: dal clássico al popolare” (Ribeirão Preto)

2006 – Show Recordando (homenagem a artistas ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

2007- Show Recordando (homenagem a artistas ribeirão-pretanos falecidos (Sociedade Recreativa de Esportes)

2008- Piazzola em Concerto (Teatro Pedro II -2008),

2009 – Tié Piranga- música e poesia extraído da obra “O Martim Cererê”, de Cassiano Ricardo (8° feira do livro-RP), Bambusical (SESC- Rib. Preto)

2010 – Ecos de Aninha, música e poesia extraído da obra de Cora Coralina (9° feira do livro-RP), Chorando em Serenata ( Faz. Santa Estela), Tangos e Novitangos ( Teatro Pedro II)

2011- Gilda Montans e Meire Genaro 25 Anos em Duo( Teatro Pedro II)

2012 –Músicas Brasileiras e Argentinas ( Teatro Municipal- Rib. Preto)

2013- Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro e Quinteto de Cordas (Teatro Pedro II)

2014 – Show de lançamento do CD e gravação do DVD As Meninas (Teatro Pedro II) e Piazzotango Duo de Acordeons e Quinteto de Cordas (Teatro Pedro II)

2015- Lançamento DVD As Meninas ( Sesc Rib. Preto, Mario de Andrade e a Semana de 22 ( Feira do Livro- Teatro Pedro II ), Pocket Show ( Fnac- Ribeirão Shopping). Abertura Feira do Livro Show As Meninas ( Sertãozinho).

2016 – Participação no Show Bossa Dois com Bianca Barone e Paulo Capelozza no Teatro Pedro II de Ribeirão Preto.

Show 30 Anos em Duo- Anfiteatro Tulha Santa Estela- Ribeirão Preto São Paulo.

2017 – Piazzo Tango – Duo de Acordeons Gilda Montans e Meire Genaro & Gloria Machado ao Piano – Tulha Santa Estela – Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -