Nos primeiros seis meses de 2024, os restaurantes Bom Prato na região de Ribeirão Preto serviram um total de 1.028.245 refeições. Com uma média de 7.150 refeições diárias, a região, que possui quatro unidades fixas e uma móvel, demonstra o impacto positivo do programa na segurança alimentar da população local.
Sobre o Programa Bom Prato
O Programa Bom Prato, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) do Estado de São Paulo, foi criado em 28 de dezembro de 2000. O objetivo é oferecer refeições saudáveis e de alta qualidade a um custo acessível para pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
Andrezza Rosalém, titular da SEDS, destaca a importância da segurança alimentar no desenvolvimento social. “Primeiramente é preciso proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, para em seguida possibilitar seu acesso aos demais programas e serviços da Assistência Social que vão possibilitar o rompimento com a situação de pobreza extrema”, afirma. “A vulnerabilidade social deve ser temporária. No governo Tarcísio de Freitas, a Assistência Social funciona na lógica de não apenas proteger, mas de oferecer possibilidades para que as pessoas se desenvolvam, com vistas à conquista da autonomia.”
Municípios Atendidos
Além de Ribeirão Preto, o Bom Prato atende os municípios de Barretos e Franca, entre outros na região. A rede de restaurantes populares do programa conta com 120 unidades em todo o estado, sendo 75 fixas e 45 móveis, distribuídas da seguinte forma:
- 24 unidades na Capital
- 19 na Região Metropolitana de São Paulo
- 23 no Interior
- 9 no Litoral
Valores e Impacto
O valor das refeições no programa se manteve inalterado desde sua criação há 23 anos: almoço e jantar a R$ 1,00 e café da manhã a R$ 0,50. No total, o programa serve 138 mil refeições diárias, totalizando mais de 4 milhões de refeições por mês em todas as unidades.
Para mais informações sobre o Programa Bom Prato e os endereços das unidades, acesse: Programa Bom Prato