InícioLazer e CulturaGastronomiaGuardinha do partido REDE, Moraes exige que Defesa entregue auditoria das urnas

Guardinha do partido REDE, Moraes exige que Defesa entregue auditoria das urnas

- continua após a publicidade -

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, mandou o Ministério da Defesa entregar os documentos referentes à auditoria que a pasta fez das urnas eletrônicas, durante o primeiro turno das eleições. O órgão tem 48 horas para acatar a ordem, publicada na segunda-feira.

Moraes atendeu a um pedido da Rede Sustentabilidade. A legenda argumentou que, durante uma live, o presidente Jair Bolsonaro “insinuou a contratação de uma auditoria privada para a fiscalização do processo eleitoral de 2022”. A Rede acusou a Defesa de ter entregado esses documentos, com sigilo, a Bolsonaro.

arquivo

Na decisão, Moraes sustentou que “notícias de realização de auditoria das urnas pelas Forças Armadas, mediante entrega de relatório ao candidato à reeleição, parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo, podendo caracterizar abuso de poder”.

Moraes determinou ainda que a Defesa apresente as informações e mostre qual a fonte dos recursos usados na auditoria das urnas eletrônicas, além de estabelecer que Bolsonaro tem cinco dias para defender-se.

Durante o primeiro turno das eleições, a Defesa fez uma fiscalização paralela do funcionamento das urnas eletrônicas, por meio da análise dos boletins de urna, e também participou do Teste de Integridade com o uso da biometria de eleitores —um dos pedidos feitos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

arquivo

👉 Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

Redação
JORNALISTA AIELLO – DRT 3895/SP Em Ribeirão – mais de 10 anos tocando em feridas que a velha mídia esconde.
publicidade

PPP da iluminação pública vira alvo de CPI em Ribeirão Preto após denúncias de falhas e possível rombo milionário

CPI da Câmara de Ribeirão Preto vai investigar falhas, inadimplência e denúncias trabalhistas envolvendo a PPP da iluminação pública da cidade.

Mostra teatral da Alma apresenta espetáculo “Morte e Vida Severina” neste domingo

O clássico texto da literatura brasileira é revisitado pelo grupo profissionalizante de teatro da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto e tem apresentação única no dia 31 de maio, às 16h, no Teatro Auxiliadora, com acesso gratuito

Chitãozinho & Xororó e linhas da Corote integram a programação da Barbecue Tour Edição Franca 2026

A Corote Drinks Ice e Corote Drinks ICE Ultra, linhas da marca Corote, da Missiato Indústria e Comércio Ltda., estão presentes em mais uma...
- PUBLICIDADE -