InícioLazer e CulturaGastronomiaCurso de Nutrição dá dicas para manter uma alimentação saudável durante a...

Curso de Nutrição dá dicas para manter uma alimentação saudável durante a quarentena

Especialistas criaram uma cartilha especializada com dicas fáceis para manter uma alimentação balanceada durante a quarentena.

- continua após a publicidade -

Devido ao cenário atual que estamos enfrentando com a pandemia do novo Coranavírus (Covid-19), muitas pessoas tiveram que mudar sua rotina.

A sociedade passou a ter que lidar com o isolamento social, com as incertezas e com sentimentos que podem causar desestabilidade física e emocional.

Com todas essas mudanças repentinas, um ponto que pode ser afetado é a alimentação pois, muitos descarregam esses sentimentos em alimentos com poucos nutrientes, afetando o sistema imunológico.

Pensando nisso, o curso de Nutrição da Universidade de Franca (Unifran), coordenado pela professora Claudia Haddad Caleiro Pereira, criou uma cartilha especializada com dicas fáceis para manter uma alimentação balanceada durante a quarentena.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo Claudia, seguindo um cronograma simples, mas eficiente em nutrientes, as pessoas conseguem manter uma boa alimentação durante este momento de forte estresse emocional e de alteração de rotina.

As ingestões de nutrientes adequados auxiliam diretamente na imunidade, algo essencial para este momento”, ressalta. Confira as dicas!

  • Evite o consumo de alimentos industrializados: descasque mais e desembale menos.
  • Mantenha a hidratação: não esqueça de se hidratar, beba bastante água, seguindo a quantidade adequada para o seu corpo.
  • Cuidado com a higienização! Antes de comer frutas, verduras e legumes crus e com casca, faça a higienização correta:
  1. a) Lave-os em água corrente.
  2. b) Adicione 1 colher de sopa de solução de hipoclorito de sódio (água sanitária, desde que tenha indicação para isso no rótulo) em 1 litro de água.
  1. c) Coloque os alimentos na mistura e deixe por 15 minutos.
  2. d) Enxaguar em água corrente.

Higienize, seque e guarde em recipiente fechado as hortaliças e mantenha vegetais que não serão consumidos de imediato na geladeira para conservá-los por mais tempo. 

Foto Divulgação
  • Valorize os nutrientes: quanto mais cor tiver seu prato com as frutas, verduras e legumes maior será a variedade de nutrientes.
  • O momento da refeição deve ser considerado sagrado: sempre que possível, faça as refeições acompanhado de sua família. Evite o uso de TV e celular neste momento, preste atenção no que está comendo, mastigando bem os alimentos.
  • Se alimente na hora certa: tente não pular refeições e tome cuidado com a restrição alimentar neste momento, afinal, ela pode favorecer episódios de compulsão alimentar.
  • Cuidado com o consumo excessivo de álcool: ter que ficar em casa e lidar com a ansiedade desse momento acaba favorecendo as ocasiões de consumo. Tente se ocupar, fazer coisas novas e/ou que não tinha tempo para fazer antes como, pintar, cozinhar, ler livros, assistir um filme, meditar.
arquivo

###

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Projeto Guri ainda dispõe de vagas para cursos gratuitos de música na região de Ribeirão Preto

Matrícula diretamente no polo de ensino do Projeto Guri; não é necessário ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

Entidades Assistenciais começam a receber cobertores da Campanha do Agasalho

Confira os locais de doação no site da Campanha do Agasalho. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos, novos ou usados em bom estado de conservação

Projeto CineMaterna do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sessão adaptada para receber as famílias será exibida na próxima quarta-feira, dia 18
- PUBLICIDADE -