Início Lazer e Cultura Gastronomia Curso de Nutrição dá dicas para manter uma alimentação saudável durante a...

Curso de Nutrição dá dicas para manter uma alimentação saudável durante a quarentena

Especialistas criaram uma cartilha especializada com dicas fáceis para manter uma alimentação balanceada durante a quarentena.

- continua após a publicidade -

Devido ao cenário atual que estamos enfrentando com a pandemia do novo Coranavírus (Covid-19), muitas pessoas tiveram que mudar sua rotina.

A sociedade passou a ter que lidar com o isolamento social, com as incertezas e com sentimentos que podem causar desestabilidade física e emocional.

Com todas essas mudanças repentinas, um ponto que pode ser afetado é a alimentação pois, muitos descarregam esses sentimentos em alimentos com poucos nutrientes, afetando o sistema imunológico.

Pensando nisso, o curso de Nutrição da Universidade de Franca (Unifran), coordenado pela professora Claudia Haddad Caleiro Pereira, criou uma cartilha especializada com dicas fáceis para manter uma alimentação balanceada durante a quarentena.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo Claudia, seguindo um cronograma simples, mas eficiente em nutrientes, as pessoas conseguem manter uma boa alimentação durante este momento de forte estresse emocional e de alteração de rotina.

As ingestões de nutrientes adequados auxiliam diretamente na imunidade, algo essencial para este momento”, ressalta. Confira as dicas!

  • Evite o consumo de alimentos industrializados: descasque mais e desembale menos.
  • Mantenha a hidratação: não esqueça de se hidratar, beba bastante água, seguindo a quantidade adequada para o seu corpo.
  • Cuidado com a higienização! Antes de comer frutas, verduras e legumes crus e com casca, faça a higienização correta:
  1. a) Lave-os em água corrente.
  2. b) Adicione 1 colher de sopa de solução de hipoclorito de sódio (água sanitária, desde que tenha indicação para isso no rótulo) em 1 litro de água.
  1. c) Coloque os alimentos na mistura e deixe por 15 minutos.
  2. d) Enxaguar em água corrente.

Higienize, seque e guarde em recipiente fechado as hortaliças e mantenha vegetais que não serão consumidos de imediato na geladeira para conservá-los por mais tempo. 

Foto Divulgação
  • Valorize os nutrientes: quanto mais cor tiver seu prato com as frutas, verduras e legumes maior será a variedade de nutrientes.
  • O momento da refeição deve ser considerado sagrado: sempre que possível, faça as refeições acompanhado de sua família. Evite o uso de TV e celular neste momento, preste atenção no que está comendo, mastigando bem os alimentos.
  • Se alimente na hora certa: tente não pular refeições e tome cuidado com a restrição alimentar neste momento, afinal, ela pode favorecer episódios de compulsão alimentar.
  • Cuidado com o consumo excessivo de álcool: ter que ficar em casa e lidar com a ansiedade desse momento acaba favorecendo as ocasiões de consumo. Tente se ocupar, fazer coisas novas e/ou que não tinha tempo para fazer antes como, pintar, cozinhar, ler livros, assistir um filme, meditar.
arquivo

###

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Botafogo empata com o Palmeiras no Santa Cruz

Com o resultado, o Tricolor completou o terceiro jogo de invencibilidade e agora soma seis pontos. Assim, o Pantera ocupa a 12ª colocação

Parede falsa escondia respiradores novos em hospital dizem funcionários

Em Ribeirão Preto menos de 1% do dinheiro enviado pelo gov. Federal foi usado, estados com respiradores comprados em adega, e proibição do tratamento precoce. A morte é um grande negocio.

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou
- PUBLICIDADE -