InícioLazer e CulturaGastronomiaCurso de Nutrição dá dicas para manter uma alimentação saudável durante a...

Curso de Nutrição dá dicas para manter uma alimentação saudável durante a quarentena

Especialistas criaram uma cartilha especializada com dicas fáceis para manter uma alimentação balanceada durante a quarentena.

- continua após a publicidade -

Devido ao cenário atual que estamos enfrentando com a pandemia do novo Coranavírus (Covid-19), muitas pessoas tiveram que mudar sua rotina.

A sociedade passou a ter que lidar com o isolamento social, com as incertezas e com sentimentos que podem causar desestabilidade física e emocional.

Com todas essas mudanças repentinas, um ponto que pode ser afetado é a alimentação pois, muitos descarregam esses sentimentos em alimentos com poucos nutrientes, afetando o sistema imunológico.

Pensando nisso, o curso de Nutrição da Universidade de Franca (Unifran), coordenado pela professora Claudia Haddad Caleiro Pereira, criou uma cartilha especializada com dicas fáceis para manter uma alimentação balanceada durante a quarentena.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo Claudia, seguindo um cronograma simples, mas eficiente em nutrientes, as pessoas conseguem manter uma boa alimentação durante este momento de forte estresse emocional e de alteração de rotina.

As ingestões de nutrientes adequados auxiliam diretamente na imunidade, algo essencial para este momento”, ressalta. Confira as dicas!

  • Evite o consumo de alimentos industrializados: descasque mais e desembale menos.
  • Mantenha a hidratação: não esqueça de se hidratar, beba bastante água, seguindo a quantidade adequada para o seu corpo.
  • Cuidado com a higienização! Antes de comer frutas, verduras e legumes crus e com casca, faça a higienização correta:
  1. a) Lave-os em água corrente.
  2. b) Adicione 1 colher de sopa de solução de hipoclorito de sódio (água sanitária, desde que tenha indicação para isso no rótulo) em 1 litro de água.
  1. c) Coloque os alimentos na mistura e deixe por 15 minutos.
  2. d) Enxaguar em água corrente.

Higienize, seque e guarde em recipiente fechado as hortaliças e mantenha vegetais que não serão consumidos de imediato na geladeira para conservá-los por mais tempo. 

Foto Divulgação
  • Valorize os nutrientes: quanto mais cor tiver seu prato com as frutas, verduras e legumes maior será a variedade de nutrientes.
  • O momento da refeição deve ser considerado sagrado: sempre que possível, faça as refeições acompanhado de sua família. Evite o uso de TV e celular neste momento, preste atenção no que está comendo, mastigando bem os alimentos.
  • Se alimente na hora certa: tente não pular refeições e tome cuidado com a restrição alimentar neste momento, afinal, ela pode favorecer episódios de compulsão alimentar.
  • Cuidado com o consumo excessivo de álcool: ter que ficar em casa e lidar com a ansiedade desse momento acaba favorecendo as ocasiões de consumo. Tente se ocupar, fazer coisas novas e/ou que não tinha tempo para fazer antes como, pintar, cozinhar, ler livros, assistir um filme, meditar.
arquivo

###

Sobre a UNIFRAN – Com 50 anos de tradição em ensino superior no interior de São Paulo, a UNIFRAN recebe em seus 253 mil metros quadrados mais de 50 mil alunos, entre cursos de graduação, presenciais e a distância, especializações, mestrados e doutorados, que abrangem todas as áreas do conhecimento. A Universidade, considerada a melhor instituição particular do Brasil, segundo o Latin America University Rankings 2019, da revista inglesa Times Higher Education (THE), integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Faculdade Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unifran.edu.br

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -