Médica especialista em estilo de vida indica uma série de receitas preparadas com ingredientes fit, entre elas, quentão sem álcool, bolo de milho light e paçoca com farelo de aveia
Junho é um dos meses mais especiais do ano. Além de marcar a chegada do inverno, ele vem acompanhado de várias comidinhas típicas com sabor de infância, que normalmente são degustadas nas festas juninas. Desde o ano passado, as festas estão suspensas por causa da pandemia, mas nada impede que a gente mate a vontade destas delícias em casa, praticando o isolamento recomendado pelos médicos. Para completar, é possível preparar versões mais saudáveis, com menos açúcar e gorduras, dando preferência para as de melhor qualidade.
“Não é preciso deixar de comer este ou aquele alimento, mas é importante manter o equilíbrio na alimentação. Por isso, recomendo aos pacientes investirem em escolhas conscientes, substituindo em suas receitas os ingredientes mais calóricos, sempre que possível”, pondera Dra. Lívia Salomé, médica especialista em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard e vice-presidente da Regional Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.
Como a médica sabe o quanto é difícil resistir à tentação de uma comidinha junina, ela preparou uma série de receitas preparadas com ingredientes mais saudáveis, considerando opções como açúcar mascavo, óleo de coco, farelo de aveia, farinha integral, linhaça e chia.
“São alimentos funcionais e que possuem gorduras insaturadas, ou seja, consideradas boas por reduzirem o colesterol total, o colesterol LDL (ruim) e os triglicerídeos, além de ajudarem a manter o colesterol HDL (bom) elevado”, explica ela.
Bolo de milho funcional
Ingredientes:
- 1 lata de milho em conserva (retirar a água)
- 3 ovos
- 1/2 xícara de água
- 6 colheres sopa de óleo de coco
- 2 xícaras de chá de farinha integral
- 1/2 xícara de chá de farinha de linhaça
- 1/2 xícara de chá de adoçante culinário em pó (eritritol, xilitol ou estévia)
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de sopa de chia
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
Modo de preparo:
Separe os ingredientes; adicione o milho, água, óleo e ovos no liquidificador e bata até formar um creme. Em uma tigela, adicione os ingredientes secos, depois coloque o creme de milho e vá mexendo até que a mistura incorpore. Faça tudo na mão, com ajuda de uma colher mesmo. Em uma assadeira com papel manteiga ou de silicone, adicione a massa e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até dourar. Espere esfriar e sirva.
Paçoca com farelo de aveia
Ingredientes:
- 250g de amendoim torrado sem casca e sem sal;
- 100g de farelo de aveia;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 4 colheres de sopa de açúcar demerara;
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo:
Basta colocar todos os ingredientes em um processador e misturar até obter uma mistura homogênea. Pode servir como farofa em pequenas porções individuais ou fazer bolinhas ou o formato que desejar.
Pé de moleque light
Ingredientes:
- 2 3/4 xícaras de amendoim torrado por uns 15 minutos em forno médio sem a pele
- 3 1/4 xícaras de açúcar mascavo
- 1 xícara de água
- 1/2 colher (sopa) de gengibre ralado
- Manteiga ou azeite extra-virgem para untar
Modo de Preparo:
Em uma panela grande, adicione o açúcar mascavo, a água e o gengibre. Cozinhe em fogo alto mexendo até derreter o açúcar. Deixe no fogo até virar uma calda em ponto de fio. Adicione o amendoim e misture bem. Despeje em uma forma retangular untada. Espere esfriar e corte em quadrados.
Doce de leite com baixo teor de gordura
Ingredientes:
- 2 copos de 250 ml de leite desnatado;
- 2 colheres de de açúcar mascavo;
- 1 colher de chá de fermento em pó.
Modo de preparo:
Adicione o leite e o açúcar em uma panela e leve ao fogo alto mexendo até ferver. Quando levantar fervura, tire do fogo e acrescente o fermento misturando até dissolver. Volte ao fogo baixo e deixe cozinhar por mais uma hora, mexendo de vez em quando. Quando adquirir consistência pastosa, desligue, espere esfriar. Adicione em compotas fechadas e mantenha na geladeira. Consuma em até cinco dias.
Graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem especialização em Clínica Médica e certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine.
Atualmente, é vice-presidente da Regional Minas Gerais do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV).