🍻 MULHERES MOSTRAM FORÇA NO COMANDO DOS BARES DE RIBEIRÃO DURANTE O COMIDA DI BUTECO 2025

Com presença cada vez mais marcante, empresárias se destacam entre os 27 butecos da competição em Ribeirão Preto, mostrando que cozinha raiz também tem liderança feminina forte e competente.

0
246

Com presença cada vez mais marcante, empresárias se destacam entre os 27 butecos da competição em Ribeirão Preto, mostrando que cozinha raiz também tem liderança feminina forte e competente.

📌 Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


👩‍🍳 ELAS NO COMANDO DOS BUTECOS

O Comida di Buteco 2025 já está fervendo em Ribeirão Preto e segue até 4 de maio com 27 bares participantes17% deles sob o comando de mulheres. A figura feminina cresce a cada edição, não só nos bastidores, mas como protagonistas no balcão e na cozinha.

O concurso vai além da gastronomia: ele é palco para histórias de superação, empreendedorismo e liderança feminina, que refletem uma realidade nacional. Segundo o Sebrae, o Brasil tem mais de 10 milhões de mulheres à frente de negócios, sendo 25,4% no comércio e 55,9% no setor de serviços.


👑 BUTECOS COM NOME, ENDEREÇO E DONAS

Veja alguns destaques entre as mulheres que transformam bares em pontos de resistência, sabor e afeto:

🍴 Federal Bar – Ana Rita de Souza Cabrini
Campeã da edição passada, Ana Rita comanda o bar que se tornou referência em Ribeirão. “O movimento melhora muito após o concurso. Traz visibilidade e mais vendas”, comemora.

🍴 Bar da Patroa – Jenifer Neves
Localizado na Zona Oeste, o nome já diz tudo: é da patroa! Jenifer aposta no ambiente familiar, petisco saboroso e atendimento próximo. “Quero conquistar novos clientes e fazer o bar crescer.”

🍴 Bar da Lu – Ludmila Maximino
Com 24 anos de história no bairro Lagoinha, o bar é um símbolo da região. “Temos quadra de vôlei e um espaço para toda a família. Aqui se criam histórias”, diz Ludmila, com orgulho de sua trajetória.


📣 ORGANIZAÇÃO RECONHECE O PROTAGONISMO FEMININO

Para Filipe Pereira, coordenador do concurso, a ascensão feminina nos butecos é uma realidade consolidada:

“Temos quase 50% dos bares liderados por mulheres no Brasil. Elas transformam o buteco numa extensão da casa, com alma, sabor e acolhimento.”


🥇 25 ANOS DE HISTÓRIA

O Comida di Buteco nasceu em Belo Horizonte, no ano 2000, com o objetivo de valorizar a cozinha de raiz e butecos familiares. Hoje, está presente em 25 cidades e mantém 20% de renovação dos participantes a cada ano, fomentando a diversidade de sabores e histórias.

Em 2025, o concurso celebra 25 anos de impacto social, econômico e afetivo, dando palco a quem realmente constrói a cultura gastronômica popular brasileira.


💰 DETALHES DO CONCURSO EM RIBEIRÃO PRETO

📆 Período: 11 de abril a 4 de maio
🍴 Bares participantes: 27
💸 Valor do petisco: R$ 35
📍 Confira todos os butecos, nomes e endereços aqui:
👉 Clique e acesse no Em Ribeirão
🌐 Site oficial: www.comidadibuteco.com.br


🤝 PATROCINADORES DO CIRCUITO RIBEIRÃO

Marcas que apoiam o sabor da tradição: Eisenbahn, Piraquê, Santander, Getnet, McCain, Hellmann’s, Maizena, Knorr, Sebrae, Chandon, Copa Energia, Delta Cafés, Smirnoff, Faber-Castell e Andorinha. Apoio: Abrasel, Germer e Neooh.


✍️ AIELLO COMENTA:

Ribeirão Preto respira gastronomia e resistência, e o Comida di Buteco escancara uma verdade que o sistema tenta esconder: a mulher é o alicerce da economia popular, mesmo sem apoio do poder público. Enquanto muitos eventos recebem verbas milionárias para shows, essas guerreiras erguem bares com suor, talento e coragem.

“Elas não pedem palco, elas constroem o palco. E é no tempero da batalha que nascem os melhores sabores do Brasil.”


JORNALISTA AIELLO – DRT 3895/SP
🔥 Resistência, sabor e coragem no balcão. Porque o boteco é do povo, e o povo tem voz.
📲 Indique um buteco raiz ou mande sua denúncia: https://wa.me/5516997944016