Fechada há 4 meses, Biblioteca Padre Euclides abre as portas dia 21/9

Biblioteca Padre Euclides: 120 anos de história e resistência

0
194

Espaço está em obras para restauro e modernização

Biblioteca Padre Euclides: 120 anos de história e resistência

A Biblioteca Padre Euclides, de Ribeirão Preto, está em obras para modernização. Contemplada em edital para manutenção da Lei Paulo Gustavo Estadual, a BPE, como é chamada, está restaurando mais de 700 m2 de piso de madeira, modernizando os banheiros (feminino, masculino e de PCDs) e toda a parte de iluminação. O espaço também ganhará pintura nova.

A Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, São Paulo, foi fundada em 1903 pelo padre Euclides Gomes Carneiro. Ao longo dos seus mais de 100 anos, a biblioteca tem promovido o gosto pelas artes e o estímulo à leitura, e presta um importante serviço social à cidade

arquivo pessoal

Entidade privada com uma história de 121 anos, a BPE foi criada como uma biblioteca tradicional para estimular a leitura, porém, ao longo dos anos, tornou-se um centro de profusão cultural, com uma agenda rica de oficinas, workshops, palestras, lançamentos de livros etc. A BPE abriga a única gibiteca da cidade e uma zineteca que reúnem vários fãs do gênero; é também endereço oficial da loja da Reformatório, editora paulistana de vanguarda, e ainda mantem uma feira permanente de livros com acervo de mais de 4.000 obras de literatura brasileira e estrangeira e inúmeros gêneros com preços em torno de R$ 10,00, cuja receita é empregada na aquisição de novas obras para o acervo.

O espaço foi criado como uma biblioteca tradicional para estimular a leitura, mas, ao longo do tempo, tornou-se um centro de profusão cultural. A Padre Euclides, como é conhecida, abriga a única Gibiteca da cidade e uma Zineteca que reúne os fãs do gênero em ricos encontros para troca de experiências e oficinas para popularizar a arte; é o endereço oficial da loja da editora paulistana de vanguarda, a Editora Reformatório, e tem também uma feira permanente com acervo de mais de 4.000 obras de literatura brasileira e estrangeira e inúmeros gêneros com preços em torno de R$ 20,00, cuja receita é empregada na aquisição de novas obras.

A biblioteca, localizada à Rua Visconde de Inhaúma, 490/1º andar, no Centro de Ribeirão Preto, está fechada desde o mês de abril e reabre as portas dia 21 de setembro.