Início Lazer e Cultura Exposição reúne obras restauradas do acervo dos Museus Histórico e do Café...

Exposição reúne obras restauradas do acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto

A mostra pode ser apreciada gratuitamente até o dia 07 de outubro

- continua após a publicidade -

Uma exposição com obras restauradas através do Projeto de Conservação e Restauração do acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto pode ser visitada gratuitamente no RibeirãoShopping, entre os dias 23 de setembro e 07 de outubro. A mostra está localizada no Ateliê CH Faria, que fica no Setor Mogiana do empreendimento, e tem entrada gratuita.

A exposição reúne cerca de 30 obras de 1912 a 1954 em óleo sobre tela, aquarela e fotografias, assinadas por Jorge Maltieira, Franjanz Vaz, Pedro Sella Jr., Távola, G. Perecinotto, Messias Toledo, J.J. Canova, Oscar Pereira da Silva, Guido Lami, Trajano Vaz Paris, F. Azquarone, entre outros artistas plásticos.

As obras retratam locais históricos de Ribeirão Preto, como a Velha Matriz na Praça XV, a sede da fazenda Monte Alegre, Praça da Bandeira e Rua Querino de Andrade, Teatro Carlos Gomes, Igreja Matriz Primitiva de Ribeirão Preto, antiga estação de trem da Mogiana e casas antigas da cidade. Além disso, os visitantes podem apreciar retratos de personalidades históricas, entre elas, Francisco Schmidt, Marechal Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais, Arcebispo Dom Alberto Gonçalves e Plínio Travassos dos Santos.

Nos meses de abril e maio de 2018, o acervo do Museu Histórico e do Café de Ribeirão passou por um diagnóstico para avaliar o estado de conservação de parte de seu acervo e de sua reserva técnica. No total, 86 obras foram restauradas por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

“O tratamento proposto para o acervo seguiu as normas de conservação e restauro, respeitando os princípios da restauração com a mínima intervenção, a reversibilidade dos materiais e o respeito à integridade estética, histórica e material das obras”, acrescenta José Venancio Júnior, diretor do Museu Histórico e do Café. Os procedimentos de conservação e restauração foram realizados de fevereiro a julho de 2019 em ateliê montado no próprio Museu Histórico e do Café em Ribeirão Preto, pela equipe do Ateliê AVD Arte & Restauro de São Paulo, da Restauradora Adriana Vera Duarte.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O RibeirãoShopping está localizado na Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, em Ribeirão Preto. Mais informações pelo site ribeiraoshopping.com.br.

Serviço

*Exposição Obras restauradas através do Projeto de Conservação e Restauração do acervo dos Museus Histórico e do Café de Ribeirão Preto

Quando: de 23 de setembro a 07 de outubro

Onde: Ateliê CH Faria – Setor Mogiana do RibeirãoShopping

Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h

Acesso gratuito

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com R$ 166 milhões em caixa, prefeitura gastou 0,65% com medicamentos para Covid

Quebrar o pequeno comerciante e fazer obras faraônicas, é a marca deste prefeito que se mostra um capacho do governo de SP

Ribeirão Preto abre hoje (17) agendamento para 2ª dose da CoronaVac em idosos de 69 a 71 anos

Cadastro pode ser feito pela internet ou por telefone. Ao todo, são 13,1 mil vagas disponíveis.

Novos exames mostram que câncer se espalhou pelo corpo de Covas

O câncer atingiu fígado e ossos, em 2019 foi descoberto um tumor no estômago, mas sofreu metástase e se espalhou

Ribeirão Preto já aplicou mais de 133 mil doses de vacina contra a Covid-19

Aproximadamente 47 mil munícipes, entre profissionais da saúde e idosos, já receberam a segunda dose da imunização

Fase Doria: Nem laranja, nem vermelha. Medo de sair do armário

A fase Doria é aquela que não sai do armário, não é vermelha e não é laranja, mas como quarentena só aumentou os casos, eles decidiram voltar voltar atrás, mas não muito
- PUBLICIDADE -