InícioLazer e CulturaExposição OMÓ ORÙNMILÁ

Exposição OMÓ ORÙNMILÁ

- continua após a publicidade -

Em meio a uma sociedade que exprime uma ideologia oficial regida por valores excludentes e respaldada pelo padrão eurocêntrico que na maioria das vezes folcloriza e mantém o estereótipo e sub-alteridade do povo negro, estamos aqui para mostrar que nós, mulheres negras, resistimos!

Ellen Carolina Faria

Membro e fotógrafa do Centro Cultural Orùnmilá de Ribeirão Preto. Entidade sem fins econômicos que desde 1994 tem como função primordial a elevação da condição humana mediante a promoção da cidadania, da busca dos elementos da identidade sociocultural, da reconquista da dignidade e da auto-estima particularmente da população negra – realiza exposição fotográfica em Ribeirão apresentando uma crítica a ausência de representatividade e protagonismo negro na fotografia, fundamentada e embasada por um olhar fotográfico voltado a cultura negra, pautada pelos ensinamentos obtidos no Centro Cultural Orùnmilá, tendo a fotografia como ferramenta de promoção, empoderamento da comunidade e luta contra o racismo, ultrapassando a condição de documentação, registro artístico e técnica e assumindo o papel de instrumento que propõe a reflexão.

O Afoxé é uma manifestação ancestral

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De origem africana cujas raízes estão na cultura do povo Yorubá.
Fundado pelo Centro Cultural Orùnmilá em 1995, o Afoxé Omó Orùnmilá(Afoxé filhos de Orùnmilá) é uma forma de resistência e um instrumento de luta pela preservação das manifestações afro-brasileiras em Ribeirão Preto, que celebrou em 2016 vinte e um anos de existência e resistência levando as ruas o enredo que homenageia o Poder Feminino e essa exposição nasce para reverenciar os 21 anos de força, combate ao racismo e resistência da comunidade negra, através do registro de 21 mulheres que, para além do afoxé, lutam diariamente contra o racismo e preservam sua identidade e consciência negra.

Data: 15 de maio (Domingo)
Local: Sindicato Bar & Co.
Endereço:Av. Independência 617 – (16) 3442-1973
Horario: 17:00 horas

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -