InícioLazer e CulturaExposição mostra a paisagem cultural do café de Ribeirão Preto

Exposição mostra a paisagem cultural do café de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

O RibeirãoShopping sedia neste mês de junho a exposição “Paisagem Cultural do Café”, que retrata o patrimônio cultural de Ribeirão Preto. A mostra, que marca as comemorações do aniversário da cidade, tem entrada gratuita e está localizada no setor Terra Vermelha do empreendimento.

Com a curadoria da equipe do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCC), a exposição exibe material pesquisado em 2013, organizado em livro. A obra de 180 páginas registra o patrimônio cultural da cidade. O conceito de paisagem é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional (IPHAN) e representa um conjunto de bens, seja arquitetônico (material e imaterial), seja natural, mar, rios, florestas.

O visitante pode conhecer por meio de imagens e textos alguns monumentos, prédios de uso misto, como o Edifício Diederichsen, museus, praças, edificações comerciais e religiosas, além de casarões que caracterizam a identidade da elite cafeeira ribeirão-pretana. O pequeno distrito de Bonfim Paulista também faz parte da exposição e a zona rural do município, com destaque para uma antiga venda de secos e molhados, a Cruz do Pedro e a Fazenda Boa Vista.

O livro encontra-se com edição esgotada, por isso a ideia da exposição, para chamar a atenção da Paisagem Cultural do Café de Ribeirão Preto. Segundo Lilian Rosa, presidente do IPCCIC, este trabalho serve de base para um projeto de proteção do patrimônio da cidade. Nas páginas finais da obra, o grupo apresenta uma proposta de transformação desta paisagem em referências para um conceito de turismo cultural. Adriana Silva, vice-presidente do Instituto, acredita que expor estes circuitos pode colaborar com o debate necessário sobre a preservação dos bens culturais de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Quem for à exposição pode, por meio do uso de QR Code, baixar o livro em PDF e obter informações complementares, além das que estão expostas.

Serviço
Exposição “Paisagem Cultural do Café”
Quando: desde o dia 19 de junho
Onde: RibeirãoShopping (Setor Terra Vermelha)
Visitação: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h
Exposição gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Vacinação: Agendamento para profissionais da educação com 45 anos ou mais (1ª DOSE) será aberto nesta terça-feira(15)

Serão disponibilizadas 900 vagas; vacinação acontecerá na quarta-feira, dia 16 de junho a partir das 8h

Enem: aberto prazo para quem teve isenção de taxa de inscrição negada

O período de recurso vai de hoje até o dia 18 de junho

Morre Antonio Renato Prata, um dos fundadores da Festa do Peão de Barretos

Pecuarista tinha 92 anos e foi o primeiro a presidir clube Os Independentes, que organiza festa. Pratinha criava gado e tinha paixão por cavalo quarto de milha

Copa América: Neymar se destaca, e Brasil vence Venezuela em estreia

Jogo disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Confira como foi o jogo e os gols.

Hoje é dia de Santo Antonio: Veja simpatias mais populares

Neste domingo (13), é celebrado o dia do chamado 'santo casamenteiro'. Se você passou o sábado (12) sem ter com quem comemorar o Dia dos Namorados, o Em Ribeirão separou algumas dicas para, quem sabe, mudar o cenário em 2022.
- PUBLICIDADE -