InícioLazer e CulturaExposição MIS RP: A constituição de um acervo público e suas novas...

Exposição MIS RP: A constituição de um acervo público e suas novas estratégias

Visitação pode ser feita mediante agendamento, de 16 a 18 de dezembro e de 5 de janeiro a 26 de março

- continua após a publicidade -

A Secretaria Municipal da Cultura convida para a exposição inaugural da nova sede do Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno” (MIS RP), que fica na rua Cerqueira César, nº 371, Centro.  A exposição “MIS RP: A constituição de um acervo público e suas novas estratégias” contempla a Mostra do Acervo MIS RP “A retomada de um patrimônio cinematográfico”, Ensaio sobre o Cinema e Projeto Barganha.

A visitação é gratuita e será feita mediante agendamento, respeitando os protocolos sanitários para prevenção da COVID-19. A exposição acontecerá de 16 a 18 de dezembro e de 5 de janeiro a 26 de março, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

arquivo pessoal

PROGRAMAÇÃO MIS RP

Dia 16/12, quarta, às 14h
Projeto de abertura do MIS/RP em sua nova sede:
O MIS/RP: a constituição de um acervo público e suas novas estratégias
Mostra do acervo MIS/RP A retomada de um patrimônio cinematográfico
Curadoria Belisa Figueiró e Milena Maganin

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Esta mostra resgata uma pequena parte do amplo patrimônio cinematográfico do MIS/RP, com enfoque no filme “O último cangaceiro”, dirigido por Carlos Mergulhão e lançado em 1971. Sobre essa obra, destacamos os documentos de liberação da censura para a exibição nas salas de cinema, fotos dos bastidores e das principais cenas, além de um exemplar do cartaz original. A mostra conta ainda com objetos tridimensionais de filmagem, edição e projeção de curtas e longas-metragens; publicações sobre o cinema nacional e também catálogos e imagens do cinema regional de Ribeirão Preto e Campinas.

Ensaio sobre o Cinema
Pelos fotógrafos convidados Matheus Urenha e Maurício Froldi
Proposição Nilton Campos

Este projeto traz a visão contemporânea para um tema tão emblemático como o “Cinema”, a partir do olhar de Matheus Urenha e Maurício Froldi, que responderam a este convite com a apresentação inédita de duas fotografias e um vídeo, respectivamente. Tais respostas nos motivam a uma reflexão sobre questões do tempo e da memória.

Projeto Barganha
Apresentação no MIS RP do vídeo do acervo MARP “Para Ingmar Bergman, com amor.”, da artista Mariana Teixeira.
Proposição Nilton Campos

Esta iniciativa tem como objetivo o intercâmbio dos acervos, através de uma parceria entre o MARP e o MIS RP, ativando seus acervos e consequentemente suas exposições, divulgando e valorizando o patrimônio municipal.
No MIS – Museu da Imagem e do Som José da Silva Bueno, dia 16/12, às 14h.
Rua Cerqueira César, 371, Centro, Ribeirão Preto (SP).

Visitação mediante agendamento prévio.
Visitação da exposição: de 16 a 18/12 e de 05/01 a 26/03/2021, de terça a sexta, das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.
Entrada gratuita.
Informações e agendamento:
(16) 3635 3660, (16) 98107 6888, ou pelo e-mail mis@cultura.pmrp.com.br

foto arquivo

Dia 16/12, quarta, às 19h
Encontro online MIS RP:

Olhares sobre o acervo e o cinema
Um bate-papo online com a equipe e os colaboradores do MIS/RP, sobre o projeto “O MIS/RP: a constituição de um acervo público e suas novas estratégias”, em exposição no museu e a instituição em sua nova sede.

Mediação: Nainora Barbosa de Freitas 
Historiadora, professora do Centro Universitário Barão de Mauá e do Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação.

Participantes: 
Belisa Figueiró
Mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela mesma universidade. Autora do livro “Coprodução de Cinema com a França: Mercado e Internacionalização” (Editora Senac São Paulo, 2018). É professora do Centro Universitário Barão de Mauá.

Milena Maganin
Jornalista, produtora audiovisual e professora. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto (SP) e cursou especialização em Linguagens Midiáticas pelo Centro Universitário Barão de Mauá. É sócia-fundadora/produtora executiva na L4 Filmes e docente de Comunicação e Artes no Senac Ribeirão Preto.

arquivo

Mônica Jaqueline de Oliveira
Arte-educadora, graduada em História pelo Centro Universitário Barão de Mauá – RP, professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Ribeirão Preto desde 2012. Desenvolve projetos de pesquisa e formação de professores nas áreas de Patrimônio Cultural, Diversidade Ético-racial, Diversidade de Gênero e Sexual e trabalha com o tema ODS – Agenda 2030 (para a Educação Infantil) nas Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Ribeirão Preto. Diretora Administrativa do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais – IPCCIC e Chefe da Divisão de Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto.

Nilton Campos
Arquiteto e Urbanista. Está na direção do MARP desde 2002, onde, dentre outras coisas, realizou o inventário e a catalogação definitiva do acervo do MARP, coordena o SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo e o Educativo do Museu. É conservador / restaurador de obras de arte, realiza projetos de curadoria, expografia, programação visual, projeto gráfico e outros, para o MARP, outras instituições e para projetos e espaços independentes.

foto arquivo

Renato Caetano da Silva
Músico Popular. Professor de Capoeira (Centro Cultural Isegun). Formado em Gestão de Negócios (Centro Universitário Moura Lacerda). Chefe do MIS RP.

Simara Sgobbi Cauchick
Produtora e agente cultural. Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC Águas de São Pedro. Pedagoga pelo Uniseb. Fez Publicidade e Propaganda pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado. Profissional de Museu no MIS RP.

Link para acesso a plataforma ZOOM:
https://us02web.zoom.us/j/88609080840?pwd=OUh2cEYwb0xxY2JrUm55TzI0L0tkdz09 

INFORMAÇÕES
Tel.: (16) 3635 3660, (16) 98107 6888, ou e-mail: mis@cultura.pmrp.com.br.

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Botafogo encara S. José o frio e gramado sintético no sul

O treinador Argel Fuchs relacionou 20 jogadores para o duelo contra o São José-RS, marcado para este domingo (1º)

Governo estuda aumento do Bolsa Família, diz Guedes

A intenção é que o valor do benefício chegue a R$ 300.

Tribunal de Justiça abre concurso para para 845 vagas de Escrevente

Certame disponibiliza oportunidades entre diversas localidades do estado; veja como participar

Dois lotes de parques municipais serão administrados por iniciativas privadas

Gestão e encerramento do contrato (até cinco anos de contrato com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos).

Ribeirão Preto estende abertura do comércio a partir desta sexta-feira, dia 30

Medida se antecipa ao Plano São Paulo. Veja como ficam os horários.
- PUBLICIDADE -