InícioLazer e CulturaEstão abertas as inscrições para o 48° Salão de Arte de Ribeirão...

Estão abertas as inscrições para o 48° Salão de Arte de Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Para este ano, a novidade é a implantação do prêmio participação, destinado aos 30 artistas selecionados

O Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP), equipamento da Secretaria da Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para o 48° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo. Considerado um dos mais tradicionais e importantes salões de artes do Brasil, o SARP deste ano traz novidades na premiação aos artistas.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de junho, às 23h59, com todas as informações necessárias no edital que está no site da Secretaria da Cultura e Turismo. A exposição com os 30 artistas selecionados está prevista para ser realizada entre os dias 4 de agosto e 21 de novembro.

A novidade deste é que, além dos três prêmios aquisitivos, nomeados como Prêmios “Cidade de Ribeirão Preto”, “Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto” e “Leonello Berti”, no valor de R$ 10 mil, todos os 30 selecionados receberão o valor de R$ 500 como prêmio participação.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O SARP é organizado pelo MARP e se destaca entre os principais salões de arte do país. Sua primeira edição foi realizada em 1975 e a cada ano publica um edital para as inscrições dos artistas, realizando processo de seleção das obras inscritas, com premiação.

Em quase 50 anos, o SARP democratiza o acesso de jovens artistas ao circuito das artes, além de cumprir seu papel mais importante, realizar um panorama anual da produção contemporânea de arte, a partir dos projetos inscritos, propiciando a formação de público em Ribeirão Preto e região.

Outra importante ação do SARP é constituir uma excelente coleção de obras públicas para o acervo do MARP, proveniente das premiações das edições anuais do Salão.

foto arquivo

História

O prédio onde está instalado o MARP, possui estilo eclético e foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural aconteceu em 31 de dezembro de 1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura de Ribeirão Preto, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, funcionando até o ano de 1984, quando foi transferida para o pavimento superior da Casa da Cultura.

Após uma grande reforma, é inaugurado em 22 de dezembro de 1992, às 21h, o MARP, com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, que na época contava com obras do SARP e do Salão Brasileiro de Belas Artes (SABBART), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, a exemplo dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, além de promover a recuperação do acervo.

Em homenagem póstuma ao crítico de arte e artista plástico Pedro Manuel-Gismondi, falecido em 1999, o MARP, a partir do ano de 2000, passou a ser denominado MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌟 Davi, Primeiro Finalista do BBB24, Revela Sua Jornada no Reality: “Sofri Pra Caramba” 🌟

O Big Brother Brasil 24 chega ao fim na próxima terça-feira, dia 16 de abril de 2024!

🔥 Bayern x Köln Palpites – Saiba Onde Assistir, Horário e Escalações 13/04 🔥

Bayern e Köln entram em campo pela 29ª rodada da Bundesliga 2023/24. O jogo acontece neste sábado (13), na Allianz Arena, em Munique.

🏆 Campeonato Brasileiro: Palmeiras e Flamengo dominam, mas há esperança para outros clubes! 🌟

O equilíbrio do Campeonato Brasileiro sempre foi uma de suas maiores virtudes, mas nos últimos anos, temos visto um desequilíbrio nos títulos, com Palmeiras e Flamengo dominando a cena.

🎪 Quem é o “cara” responsável pelo poderoso marketing do Mirage Circus? 🎩

Como disse Marcos Frota em sessão especial " Não existe empresa sem Marketing" . Quem está por trás de toda essa estratégia? Nada menos que Sócrates Fernando, um nome que tem feito toda a diferença nos bastidores desse espetáculo.

Sertãozinho: Informes da semana da camara de vereadores para a população

Vestibular da UNIVESP, Exposição “O Mundo pelas mãos do Biel”, Título de Eleitor são assuntos em destaque no informativo da camara municipal
- PUBLICIDADE -