InícioLazer e CulturaEsquadrilha da Fumaça encanta com acrobacias e manobras.

Esquadrilha da Fumaça encanta com acrobacias e manobras.

- continua após a publicidade -

Um dia todo dedicado a paixão pela aviação, com exposição de vários modelos de aviões nacionais, e inclusive avião usado pela marinha americana em guerra.

Sete aeronaves fizeram acrobacias aéreas por cerca de uma hora.
O grupo, com base em Pirassununga se apresentou nos ares e depois da apresentação, distribuiram impressos da  FAB (Força Aérea Brasileira), fizeram selfie e autografaram.

Um lindo evento com a presença de milhares de pessoas que vibraram com acrobacias e manobras. Em 14 de maio de 1952, foi realizada a primeira demonstração oficial do grupo.
Depois de mais de 5 anos sem se apresentarem em Ribeirão, o retorno da esquadrilha da fumaça foi marcada pelos novos super Tucanos, que pousaram pela primeira vez no Leite Lopes.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Com um publico variado como idosos e crianças se mostraram encantados com a presença desta equipe, que veio comemorar os 161 anos de Ribeirão Preto; mas pessoas de toda região aproveitaram o domingo e vieram para participar desta festa.

O Ribeirão Air Show, em homenagem ao aniversário de 161 anos da cidade que contou com outras atrações, como exposição de aeronaves e food trucks, uma loja oficial da EDA (esquadrão de demonstração aérea), e outras lojas de lembranças do evento.

Ainda era possível fazer um passeio com helicóptero nos arredores do aeroporto, e muitos aproveitaram para ter sua primeira experiência aérea.

O presidente do Aeroclube, Madeira, explicou que a demonstração da Esquadrilha é uma forma de levar alegria para todos os moradores da região.

“Queremos proporcionar mais lazer gratuito à população, oferecendo o contato com a aviação e com a Força Aérea Brasileira que tanto nos orgulha. Todo brasileiro ama a Esquadrilha da Fumaça. E a demonstração aérea pode incentivar as crianças e os jovens a seguirem as carreiras aeronáutica e militar que são tão promissoras”.

Quer ver mais fotos exclusivas? Acesse este link

Primeira vez em Ribeirão O Embraer EMB-314 Super Tucano

Uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado, que incorpora os últimos avanços em aviônicos e armamentos. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de ataque tático, capaz de operar na Amazônia Brasileira em proveito do projeto SIPAM/SIVAM, e de treinador inicial para pilotos de caça.

Em 2013 a Esquadrilha da Fumaça iniciou o processo de implantação da aeronave A29, um modelo caça responsável pela garantia da segurança nas fronteiras do país atualmente, em substituição a uma aeronave usada, ainda nos dias de hoje, para instruir futuros aviadores do Brasil. Desde 2005, a Força Aérea Brasileira utiliza o Super Tucano com a finalidade de formar novos pilotos de combate, além de prepará-los para missões de ataque e de interceptação de aeronaves. Além do Brasil, o modelo possui oito países operadores, tais quais Angola, Burkina Fasso, Mauritânia, Colômbia, Chile, República Dominicana, Equador, Indonésia. O que confirma ser um marco para o EDA, pois incrementa sua missão de voar em um modelo ainda em produção pela Embraer e com um amplo mercado a ser explorado.

As cores da bandeira nacional continuam a compor a pintura da nova aeronave
Que ganha tonalidades mais fortes e marcantes para facilitar a visualização das manobras por parte do público. Entre as novidades, destaca-se a nova localização da numeração que representa a posição da aeronave nos voos em formação. Diferente do Tucano T-27, o número ficará, agora, na lateral da fuselagem. Outra inovação é o desenho da bandeira nacional na cauda do avião, feito de forma a passar uma impressão de que tremula com o vento.

Em 2015, a instituição concluiu o processo de implantação dessa aeronave na Fumaça e retomou sua agenda de demonstrações aéreas.

Confira o video com as manobras oficiais.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Vacinação: Agendamento para pessoas com 43 a 59 anos será aberto nesta quarta-feira (23)

Serão disponibilizadas 21 mil vagas; vacinação acontecerá na sexta-feira, sábado e segunda-feira, dias 25, 26 e 28 de junho

Receitas de sopas e caldos para fortalecer a imunidade nesse inverno

Gripe, asma, bronquite, sinusite e até pneumonia costumam ser mais comuns nessa época do ano - além de ainda estarmos em pandemia, sempre com o risco de contaminação do vírus da Covid-19.

Brasil antecipou mais de 16 milhões de doses de vacinas

Tem governador de calça colada, fazendo campanha dizendo que esta adiantando a vacinação, só não conta que isso é possível por conta do governo federal

Pediatra ensina receitas criativas e saudáveis para uma Festa Junina em casa

Junho chegou e, com ele, a lembrança das Festas Juninas que, mais uma vez, precisaram ser adiadas devido à pandemia.

‘Araraquara vive situação de pós-guerra’, afirma presidente da Ceagesp

“Havia pessoas passando fome, tendo de comer animais domésticos”, lamentou. “A situação que eu vi, na cidade, é de pós-Guerra.
- PUBLICIDADE -