Ribeirão Preto (SP), setembro de 2024 – Em celebração aos 10 anos da Academia Livre de Música e Artes (Alma), o espetáculo “O Jovem Rei – Teatro” terá uma única apresentação no dia 20 de setembro (sexta-feira), às 20h, no Teatro do Campus da USP. Esta será a primeira vez que a parte teatral do projeto será encenada de forma independente, após a estreia da ópera completa em junho deste ano.
Dirigido por José Maurício Cagno, professor e coordenador do núcleo de teatro da Alma, o espetáculo é uma adaptação do conto homônimo de Oscar Wilde e explora temas como poder, justiça social e busca por significado humano. A montagem destaca o trabalho dos atores e a interpretação teatral, com ênfase em movimentação e ocupação de cena.
Cagno enfatiza que o projeto foi inicialmente centrado na criação teatral, com a participação de 18 atores desde agosto de 2023. A trilha sonora da ópera, retirada da gravação original, complementa a experiência, criando transições e climas para o espetáculo.
A trama de “O Jovem Rei” segue um jovem que descobre ser o filho bastardo de um rei falecido e enfrenta a dura realidade do sofrimento humano e da exploração por trás da pompa da realeza. No final, ele renuncia aos símbolos de poder e opta por uma coroação simples, alinhando-se às suas novas convicções.
A presidente da Alma, Dulce Neves, destaca que a apresentação teatral é um marco na trajetória da instituição e reforça seu compromisso com o ensino artístico de qualidade e a diversidade cultural.
O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma, com patrocínios de empresas como Ópera – Usina Alta Mogiana S/A e Cutrale, e apoio da Universidade de São Paulo e da Prefeitura de Ribeirão Preto.
SERVIÇO
Espetáculo “O Jovem Rei – Teatro”
Com Escola de Teatro da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto (Alma)
Data: 20/09 (sexta-feira), às 20h
Local: Teatro da USP (balão central do campus)
Ingressos: Gratuitos, com retirada uma hora antes do início do espetáculo
Classificação: 12 anos
Sobre a Alma
A Alma (Academia Livre de Música e Artes) é uma associação privada sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto (SP). Começou suas atividades em agosto de 2014, com o objetivo de proporcionar a crianças e adolescentes iniciados em artes, especialmente em música, a possibilidade de aperfeiçoamento técnico, artístico e expressivo. A escola de música e artes conta com o apoio de compositores e arranjadores residentes, garantindo uma produção artístico-pedagógica conectada com o mundo atual. Dessa forma, o papel da Alma é oferecer um meio para que crianças e adolescentes (de quaisquer origens sociais) possam, uma vez iniciados e com bases artísticas fundamentadas, se aperfeiçoarem no sentido do acesso às melhores universidades e orquestras/coros nacionais ou internacionais. Em 2017, a Alma criou o Núcleo de Formação Musical (nível iniciante) nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará, nas escolas públicas destas cidades, com o objetivo de preparar crianças para ingressarem no Núcleo de Formação Avançada, em Ribeirão Preto.