InícioLazer e CulturaEspetáculo de teatro sobre a imigração italiana é atração inédita no 14º...

Espetáculo de teatro sobre a imigração italiana é atração inédita no 14º FESTITALIA

A peça "Mérica" faz parte da programação gratuita do evento nos dias 7 e 8 de setembro, às 19h; elenco é formado por 50 atores da Escola de Teatro Dante Alighieri

- continua após a publicidade -

A cultura italiana está presente em todo o mundo. No passado, muitos imigrantes deixaram a Itália e foram para outros países em busca de uma vida melhor e mais digna. A história de tantas famílias que vivenciaram o mesmo roteiro será contada no espetáculo “Mérica”, durante o 14º FESTITALIA – Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto -, que acontece de 6 a 8 de setembro, no Morro de São Bento, em Ribeirão Preto.

A peça é escrita e dirigida por Celso Rodrigues e tem a participação de atores da Escola de Teatro Dante Alighieri. A atração faz parte da programação da Festa nos dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), às 19 horas. O espetáculo retrata a emocionante trajetória de uma família de italianos formada pelo casal Nino e Delfina e pelas filhas Giordana e Donatella. Os quatro, em decorrência das dificuldades que sofriam na Itália, se viram obrigados a partir para um novo mundo, até então, totalmente desconhecido. Tudo isso, no século XIX, em uma época de recursos escassos e poucas informações.

arquivo

“É um espetáculo grandioso, com mais de cinquenta artistas em cena. Além da oportunidade de assistir à encenação, o público conhecerá um pouco mais sobre a origem e os costumes do povo brasileiro. O elenco é composto por atores profissionais e amadores.”, comenta Celso Rodrigues.

Segundo Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, organizadora do evento, o enredo é similar ao de milhares de imigrantes. “Nossos antepassados passaram pelos mesmos infortúnios de uma Itália sofrida e pelos efeitos de um pós-guerra. A busca por uma vida melhor e mais digna de um povo acuado e sem perspectiva de futuro. Serão momentos inesquecíveis para se saber um pouco mais sobre a história da Itália.  O FESTITALIA tem como objetivo fazer com que a cultura italiana permaneça sempre viva”, comenta.

O FESTITALIA é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Realizado pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com promoção do ProAC (Programa de Ação Cultural), com  apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Grupo Passalacqua, Supermercados Savegnago, Cenourão Super Varejão, Atri Fiat, Honda Koi, Ortovel Ford, Hyundai New e Mialich Supermercados.

foto divulgação

14º FESTITALIA
Data: 
de 6 a 8 de setembro de 2019
Horário: 
dia 6 de setembro (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo), das 11h às 0h

Espetáculo “Mérica”
Data:
dias 7 e 8 de setembro (sábado e domingo)
Horário:
às 19 horas

Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto Entrada Gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -