Início Lazer e Cultura Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto acontece no dia 1ºde junho

Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto acontece no dia 1ºde junho

- continua após a publicidade -

Um dos eventos culturais mais importantes do interior paulista acontece na região, reunindo músicos e artistas de várias partes do Brasil. Encontro será realizado na fazenda Tulha Santa Estela, em Ribeirão Preto, das 11h30 às 18 hs. Entre as confirmações para o show estão os músicos Luciano Maia e Nonato Lima

 

Ribeirão Preto (SP), 14 de maio de 2019 – Um dos eventos culturais mais importantes do interior paulista está de volta: o 12º Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto e será realizado no dia 1º de junho (sábado), das 11h30 às 18h, na fazenda Tulha Santa Estela, em Ribeirão Preto (SP). Os convidados especiais desta edição do evento, que já confirmaram presença, são os músicos Luciano Maia e Nonato Lima – considerados ícones no acordeon – e farão um show durante o encontro. Músicos da região também estarão presentes, entre eles, Antônio Carlos Assalim, Netinho Frighetto, Sonia Camponês do Brasil Pavão e João Bizinotto. Os convites são limitados e não serão vendidos no local do evento.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Após um intervalo que durou seis anos, o evento cultural ganhou forma novamente e deve reunir nesta 12ª edição cerca de 30 acordeonistas. A idealizadora do encontro, a acordeonista Gilda Montans, resolveu retomar o evento após muitos pedidos do público que participou das edições passadas. “O evento acontece em um local rural e isso acaba sendo um dos atrativos, além, é claro, de assistirem a uma variedade de músicos com sotaques diferentes de cidades e regiões”, destaca Gilda Montans.  Segundo a acordeonista, o encontro reunirá músicos de todo o País. “Todos os acordeonistas devem trazer seu acordeon, pois irão se apresentar na abertura”, acrescenta.

O 12º Encontro Nacional de Acordeonistas de Ribeirão Preto acontece em um local simbólico na região, a Tulha Santa Estela, que completa 90 anos. Este espaço da fazenda era, antigamente, a tulha de café e foi transformado em um salão de festas com total infraestrutura. A fazenda possui uma área ampla, rodeada de jardins e espaços verdes e estacionamento amplo.

O Encontro – A primeira edição do evento aconteceu em 1999 e seguiu continuamente até 2008, quando a idealizadora e acordeonista Gilda Montans, resolveu interrompê-lo. Em 2013, uma nova edição foi realizada e, após seis anos, o evento volta a acontecer em 12ª edição. Nomes importantes passaram já se apresentaram entre eles, o mestre sanfoneiro pernambucano Dominguinhos (que faleceu em julho de 2013) teve uma participação significativa na edição de 2004.

Destaques da Programação

Luciano Maia – Natural de Pelotas, iniciou seus estudos musicais aos nove anos. Aos 13, já era considerado um fenômeno entre os que o ouviam nos festivais de música nativista. Na adolescência, mudou-se para Porto Alegre. Lá conheceu e tocou com os maiores nomes do Rio Grande do Sul, como Edson Dutra, Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Oscar dos Reis e muitos outros. Seu nome aparece em mais de 80 discos, entre CDs solo, parcerias, participações especiais, projetos especiais e gravações independentes.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nonato Lima – O instrumentista é natural de Quixadá (CE). Ele teve seu primeiro contato com a sanfona na infância. No decorrer de sua trajetória musical, foi ganhando referência de grandes ícones da música brasileira, como Dominguinhos e o acordeonista francês Richard Galliano. Nonato competiu em festivais nacionais e internacionais, sendo campeão  em  todos.

 

A idealizadora – Com 65 anos de carreira, Gilda Montans é instrumentista, arranjadora e compositora. Nasceu em Altinópolis, interior do Estado de São Paulo. Teve formação básica como professora de música em 1958, Virtuose em acordeon pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica de São Paulo, em 1960 tendo como mestre Edy Meirelles. É graduada em Instrumento, Educação Artística e Educação Musical, pela Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), mestra em Pedagogia Musical, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo com o trabalho científico “O ouvido como centro das interações perceptivas no processo artístico musical”.

 

SERVIÇO

12º Encontro de Acordeonistas de Ribeirão Preto

Data: 1º de junho (sábado)

Hora: das 11h30 às 18 horas

Local: Tulha Santa Estela – Rodovia Cândido Portinari, km 323 – Ribeirão Preto (SP)

Mais informações sobre o local: https://www.tulhasantaestela.com.br/Rodovia

Valor: R$ 130,00 (incluído almoço e bebidas) – Os convites são limitados e não serão vendidos no local do evento.

Venda de convites antecipadas: Rua Bernardino de Campos, 1571 e Avenida 9 de Julho, 1160

Informações: (16) 99172-7580

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Tratamento com hidroxicloroquina reduz em 7 vezes internações por covid

Estudo publicado no ‘International Journal of Antimicrobial Agents’ registra que combinação do medicamento com azitromicina e zinco também reduz a mortalidade de pacientes

Amanhã (30) é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual de São Paulo

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Rituais de Atração e Prosperidade: Lua Azul traz oportunidades para quem souber trabalhar essas energias

Neste sábado, 31, acontece a segunda Lua Cheia do mês, conhecida como Lua Azul.

Grande mídia oculta estudos que comprovam a eficácia do tratamento precoce da Covid-19.

Em Ribeirão os radialistas políticos fazem chacota sobre o assunto, enquanto morrem pessoas sem direito ao tratamento

URGENTE: Grupo de alunos do RN faz cota para contratar atirador de elite para matar Bolsonaro

Segue print com alguns números de telefone dos envolvidos.