InícioLazer e CulturaEncenação traz a Paixão de Cristo na visão da mãe de...

Encenação traz a Paixão de Cristo na visão da mãe de Jesus

- continua após a publicidade -

O Colégio Auxiliadora de Ribeirão Preto promoverá, no dia 12 de abril (quarta-feira), uma encenação da Via Sacra em seu teatro. A história sobre a prisão, o julgamento, a condenação e a caminhada de Jesus Cristo até o Calvário, onde seria morto, há mais 2.000 anos, ganhará uma versão especial: ela será contada a partir da visão de Nossa Senhora. A peça, que leva o nome “Maria, Mãe da Nova Criação”, foi escrita por José Maurício Cagno, professor de Teatro da instituição de ensino.

Segundo ele, o texto segue uma dinâmica que se reveza entre a narrativa da ação dos fatos históricos já conhecidos, a leitura de textos bíblicos e as falas das personagens envolvidas. “Em todas as cenas colocamos Maria acompanhando de longe e de perto os passos amorosos e sofridos de seu filho. Isso nos conduzirá a uma reflexão sensível e profunda: ao gerar para o mundo o Cristo, ela, certamente, se tornou a mãe da nova criação”, ressalta.

“Estamos vivenciando a Quaresma, tempo de reflexões profundas. O objetivo do evento é mostrar uma narrativa da Paixão de Cristo, o maior de todos os sacrifícios pela humanidade, na perspectiva de Maria, revelando sua devoção, seus sentimentos e suas angústias”, ressalta irmã Nice Lourenço, diretora Religiosa do Auxiliadora. A atividade, que integra as festividades da Semana Santa no Colégio, comemora o Ano Jubilar Mariano, que celebra os 300 anos do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP).

Inspirações

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” – também terá destaque na encenação, com a contextualização e a representação da natureza nos cenários, nos figurinos e na narração. A construção do espetáculo é inspirada, ainda, na Laudato si’, uma encíclica do papa Francisco na qual ele critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. “Fazemos um eco ao coro de todos os elementos e criaturas da natureza que, resgatadas por esta nova criação gerada na Páscoa, nos reensinam o verdadeiro valor da preservação da vida”, conclui José Maurício Cagno.

O elenco da peça “Maria, Mãe da Nova Criação” é composto por alunos, professores e funcionários. Os interessados em prestigiar o espetáculo deverão levar 1kg de alimento não perecível para garantir a entrada. Os ingressos poderão ser retirados na portaria da escola (rua Duque de Caxias, 927, no Centro) entre os dias 3 e 11 de abril. As vagas são limitadas.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Araraquara: Anuncia novo lockdown de oito dias a partir de domingo(20)

Araraquara, dita como modelo no combate à Covid-19 ao adotar lockdown rígido, prova mais uma vez que o modelo não trás resultados.

Museu Casa de Portinari realiza 1º Sarau Musical Especial de São João

Programação conta também com curso on-line de História da Arte com Práticas de Ateliê (23), gratuito pela plataforma Skype

165 anos: Algumas curiosidades de Ribeirão Preto

Descubra: O berço do chope, Um santo na cidade, Palace assombrado, Por que Ribeirão é chamada de Califórnia Brasileira?

Instituto 3M abre inscrições para o processo seletivo do Programa Formare 2021 em Ribeirão Preto

Estudantes que fazem parte do Ensino Médio e moram em Ribeirão Preto podem inscrever-se no processo seletivo do curso profissionalizante

Dia do Orgulho Autista: saiba quais são os principais mitos sobre o Transtorno e o que dizem os especialistas

Conheça a história de uma mãe com o filho autista e a visão de uma ativista, mulher, preta e autista que vive no dia a dia os desafios do TEA na sociedade
- PUBLICIDADE -