InícioLazer e CulturaCultura em Ribeirão Preto poderá contar com recursos aportados pela Prefeitura

Cultura em Ribeirão Preto poderá contar com recursos aportados pela Prefeitura

Confira algumas das principais atividades culturais realizadas em Ribeirão Preto:

- continua após a publicidade -

Entre 2017 e 2020, a atuação da Secretaria Municipal da Cultura foi pautada em quatro eixos de trabalho: formação, fomento, difusão e patrimônio. A conquista mais relevante para o setor cultural no período foi a regulamentação do Fundo Municipal de Cultura. A partir de 2021, a cidade poderá contar com recursos aportados pela Prefeitura para fomento da Cultura local por meio de editais.

foto arquivo

Outro aspecto importante foi o apoio aos eventos do calendário oficial do município, com maciça participação popular. A Secretaria apoiou produtores culturais, entidades sem fins lucrativos, grupos e coletivos que realizam ações em próprios municipais, equipamentos culturais, a fim de difundir o fazer cultural.

Com as restrições provocadas pela pandemia, a Secretaria apostou nas atividades on-line e promoveu uma adequação no formato das ações oferecidas à população, garantindo a continuidade das atividades dos Centros Culturais e promoveu duas Mostras Virtuais de Artes. 


Também devido à pandemia, coube à Secretaria da Cultura operacionalizar a lei federal de auxílio emergencial ao setor cultural, Lei 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc. Edital, injetando cerca de R$ 2milhões para os trabalhadores do setor cultural.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As ações da pasta também resultaram na reforma do Teatro Municipal, que recebeu uma série de benfeitorias em 2020, desde adequações elétricas, troca de calha, renovação de camarins e substituição das cortinas do saguão e palco, todas com tecidos antichamas. Já no mês de agosto, teve início a reforma do Teatro de Arena “Jaime Zeiger”.


Ainda, foram reformados o Centro Cultural Campos Elíseos e o Centro Cultural Palace; o MIS – Museu da Imagem e do Som foi reaberto e os projetos de restauro do Palácio Rio Branco e do Museu do Café foram contratados.

divulgação


Outra ação de destaque foi a designação da nova sede do Museu de Imagem e Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”, no imóvel tombado da Casa de Câmara e Cadeia.

Confira algumas das principais atividades culturais realizadas em Ribeirão Preto:

– Encontro Nacional de Folia de Reis
– Caminhada do Calvário – Sexta-feira Santa
– Virada Cultural Paulista
– Feira do Livro de Ribeirão Preto
– Aniversário de Ribeirão Preto
– Circuito Cultural Paulista
– Romaria de Nossa Senhora Aparecida
– Oficinas Culturais gratuitas à população
– Festival Tanabata
– Arraiá de Solidariedade
– FestItália
– Parada LGBT
– Nove Aberta
– Viajando com as Histórias
– Centro Vivo
– Oficinas de Restauro no Museu do Café
– Exposições na Casa da Cultura

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -