InícioLazer e CulturaCultura convida para IV Festa do Dia do Circo da ALARP

Cultura convida para IV Festa do Dia do Circo da ALARP

- continua após a publicidade -

Será realizada neste sábado, 7 de abril, às 10h, uma grande festa do Circo, na Praça Jair Yanni, em homenagem ao artista circense Piolin, que teve a data de seu aniversário, 27 de março, decretada como o Dia Nacional do Circo. A Praça Jair Yanni fica na rua Couto de Magalhães, próximo ao Ribeirão Shopping.

A Secretaria Municipal da Cultura apoia a iniciativa, que partiu da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto (Alarp). Toda a cidade está convidada a participar da comemoração e, quem quiser, pode se caracterizar com as roupas dos artistas de circo para que a festa seja ainda mais alegre e colorida.

Jair Yanni e Piolin

É quase impossível separar a história de Jair Yanni, acadêmica da Alarp, da história do Piolin. É como se eles tivessem se tornado uma só alma. Ela tinha enorme admiração pelo artista e, desde que tomou posse na Academia, dedicou-se a resgatar e perpetuar sua memória. O fez brilhantemente no livro “Piolin – a trajetória iluminada de um palhaço brasileiro” (2006), e se empenhou junto ao poder público e privado no projeto da construção de uma praça dedicada a ele. Conseguiu, mas infelizmente, não chegou a ver terminada a obra.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Atrações:

A IV Festa do Dia do Circo contará com diversas atrações, entre elas os Doutores-palhaços da ONG Expresso Riso; artistas da Escola Cidade do Circo; artista circense Marcelo Mamute; contação da história de Piolin e pintura facial por membros da Alarp, participação de alunos da Escola Estadual Orestes Lopes de Camargo e muita música.

História

Foi na noite de 27 de março de 1897, no Circo Americano, armado na rua Barão do Amazonas, nº 77, em sua última apresentação em Ribeirão Preto, que se ouviu o choro de uma criança recém-nascida no picadeiro II. Era o primeiro filho do diretor do circo, Galdino Pinto, com a atriz Clotilde Farnesi. Ele anunciou a criança como o mais novo artista da companhia e deu a ele o nome de Abelardo. Quis a sorte que ele nascesse ribeirão-pretano, quando na verdade estava planejado para nascer em Uberaba, no dia seguinte.

Abelardo Pinto tornou-se “Piolin”, o maior palhaço brasileiro, comparado aos melhores do mundo de sua época, como Chaplin, Grock, Paul Albert e os Irmãos Fratelini. O apelido Piolin, que significa ‘barbante fino’, foi dado a ele aos quatorze anos, por espanhóis da companhia de seu pai, por ser magro e usar roupas justas. Quando se tornou palhaço adotou o apelido.

Mesmo crescendo no circo, o pai conseguiu dar a ele, além da excelente formação circense, uma ótima escolaridade. Abelardo soube aproveitar tudo o que seu pai lhe ensinara: estudou música, tocava violino, clarineta, era domador, engolidor de espadas, exímio acrobata, contorcionista desde criança, tinha uma grande capacidade criadora e uma comicidade até então nunca vista.

O interessante é que ser palhaço nunca havia sido o seu sonho. Estudou no Colégio São Bento e mais tarde chegou a frequentar a Escola de Direito do Largo São Francisco por dois anos. Parou porque queria ser engenheiro.

Mas Piolin acabou se tornando engenheiro do sonho e do riso, quando precisou fazer substituir um palhaço no circo de seu pai. Foi empurrado para o picadeiro e fez tanto sucesso que nunca mais parou, tornando-se uma lenda na arte circense brasileira.

A praça

A praça que recebeu o nome de Jair Yanni – Monumento Piolin, foi inaugurada em 23 de dezembro de 2013. Hoje está ali uma obra belíssima, que conta com sete murais, onde foram pintados 14 painéis em azulejos, com ilustrações e poemas do livro sobre Piolin. A obra foi projetada e executada pelo artista plástico, arquiteto, urbanista e acadêmico da Alarp, Roberto Bérgamo.

Serviço
IV Festa do Dia do Circo da Alarp
Data: 07 de abril de 2018
Horário: das 10h às 12h
Local: Praça Jair Yanni, monumento Piolin
Rua Couto de Magalhães, próximo ao Ribeirão Shopping

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -