InícioLazer e CulturaConcidencia: Museu da Segunda Guerra realizam atividades neste sábado, 3

Concidencia: Museu da Segunda Guerra realizam atividades neste sábado, 3

Museus de Ribeirão Preto contam com programação para família e ficam abertos das 10h às 16h

- continua após a publicidade -

Museus de Ribeirão Preto contam com programação para família e ficam abertos das 10h às 16h

O MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Museu da Segunda Guerra Mundial “Expedicionário José Vivanco Solano” estarão abertos neste sábado, dia 3 de dezembro, das 10h às 16h, com exposições oferecidas pela Secretaria da Cultura e Turismo como forma de contribuir com a formação cultural dos ribeirão-pretanos.

O MIS traz a exposição “Radiolas”, em parceria com o MIS-SP, por meio do projeto Pontos MIS. A montagem da exposição é do fotógrafo paulista Felipe Larozza, que apresenta 15 fotos simbolizando o reggae, estilo musical muito presente em São Luís do Maranhão, considerada a capital do reggae no Brasil.

Larozza visitou o Maranhão em 2016 e, durante quatro anos, frequentou as radiolas, nome dado às equipes de som formadas por DJs, experientes montadores e aparelhagens com dezenas de caixas amplificadoras potentes. Os registros dos bailes foram feitos com uma câmera pequena para não ser notado, por isso pôde captar a naturalidade dos frequentadores.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já o Museu da Segunda Guerra Mundial traz a história e memórias da batalha conhecida como Monte Castelo, com ênfase na participação brasileira no conflito, que terminou com a vitória dos brasileiros. Totalmente restaurado, o Museu tem o intuito de guardar, preservar e divulgar a história da Segunda Guerra Mundial, em especial a participação brasileira, e nela, a dos combatentes de Ribeirão Preto na luta pela paz, pela liberdade e pela democracia.

Com quatro exposições simultâneas (“MARP – Até onde a vista alcança”, “O sol nasceu para todos”, “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor” e “Geometria afetiva do espaço”), o Museu de Arte de Ribeirão Preto oferece uma vasta e rica programação para seu visitante.

A proposta sonora para a exposição “MARP – Até onde a vista alcança” apresenta um QR Code afixado no espaço expositivo, que direciona a uma playlist pensada a partir de referências presentes na exposição. Já a exposição “O sol nasceu para todos” traz um conjunto de obras representativas, com temas recorrentes da produção do artista Macalé, como família, crença e comunidade.

A exposição “Maurício Nogueira Lima: Forma e Cor” terá em sua abertura um bate-papo com a curadora da mostra, Stela Politano, e o arquiteto e professor Yuri Quevedo sobre o tema da exposição, com serigrafias produzidas pelo autor da mostra, entre as décadas de 1970 e 1990.

O projeto “Geometria afetiva do espaço” se constrói por meio da leitura da sala expositiva do MARP. Os elementos arquitetônicos de composição da sala e de seu entorno são ativados por uma intervenção configurada por meio de tramas executadas com suportes recorrentes na produção da artista (lonas), assim como na utilização de peças gráficas impressas, de eventos realizados anteriormente pelo museu, como informativos, folders, entre outros.

arquivo pessoal

Serviço:

Exposição “Radiolas”

Valor: Gratuito (sujeito à lotação do local)

Classificação: Livre

Data: Até 28 de janeiro de 2023

Horário: De terça a sexta-feira, das 14h às 17h, excetos feriados (caso queira visitar o MIS em outro horário, entre em contato pelo whatsApp (16) 98107-6888 para agendar sua visita)

Local: MIS de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Cerqueira César, nº 371, Centro

Museu Municipal da Segunda Guerra Mundial “Expedicionário José Vivanco Solano”

Valor: Gratuito (sujeito à lotação do local)

Visitação: de quarta-feira a domingo, entre 10h e 16h. As visitações individuais não precisam de agendamento, mas grupos e escolas devem entrar em contato previamente

Local: Museu da Segunda Guerra Mundial

Endereço: Rua Liberdade, nº 182 – Jardim Mosteiro

Informações: (16) 3636-6969 ou 3636-6675

Exposições MARP

Visitação: De terça a sexta-feira, das 14h e 17h30, com permanência até 18h

Local: MARP

Endereço: Rua Barão do Amazonas, nº 323 – Centro

Informações: (16) 3635-2421 ou pelo e-mail marp@cultura.pmrp.com.br

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

STF julga liberação de crininosas para prender manifestantes de 8 de janeiro

Vão soltar criminosas para sobrar lugar para prender senhoras que se manifestavam dentro da constituição e acreditaram em um capitão e alguns generais

As críticas do New York Times a Moraes

O jornal norte-americano New York Times voltou a falar sobre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma reportagem publicada neste domingo, 22,...

5 depredações da esquerda contra o patrimônio público

“Nunca vocês leram alguma notícia sobre um movimento ou partido de esquerda invadir o Congresso Nacional, a Suprema Corte ou o Palácio do Planalto”,...

Valor bloqueado de manifestantes sobe para R$ 18,5 milhões

A Justiça Federal autorizou hoje (21) novos bloqueios de bens de suspeitos de financiar os atos que resultaram na depredação dos prédios dos Três Poderes...

José Dirceu propõe reestruturar papel dos militares no Brasil

Militares precisam voltar para os quartéis e sair de órgãos do governo, sugere. José Dirceu de Oliveira e Silva, ex-ministro da Casa Civil de Lula,...
- PUBLICIDADE -