InícioLazer e CulturaComeça a montagem do Encontro Nacional de Folia de Reis

Começa a montagem do Encontro Nacional de Folia de Reis

- continua após a publicidade -

Começou na manhã desta quinta-feira, dia 25 de janeiro, a montagem da estrutura para receber o 26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, um dos mais tradicionais eventos do Brasil, que será realizado no próximo domingo, dia 28 de janeiro.

Organizado pela prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o Encontro acontece na praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 9h às 21h, e a expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas. O local já começou a receber a instalação das tendas e banheiros químicos. No sábado, será realizado os últimos ajustes.

No domingo, as festividades começam com a Celebração da Santa Missa e a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis, pelo padre Alexandre de Souza. As apresentações começam em seguida e se estendem durante todo o dia com cerca de 45 Companhias de Reis.

Carminha Rezende, responsável da Secretaria da Cultura pelo Encontro, mostra que é importante manter as tradições culturais vivas para as gerações futura.

“O Dia de Reis [comemorado no dia seis de janeiro], é quando as Companhias retornam às casas com suas bandeiras, após longa peregrinação, atendendo os devotos que os recebem para pagar suas promessas. Preocupadas em preservar essa cultura popular de fé e tradição, as Companhias de Reis criaram o Encontros pelo Brasil para resgatar e valorizar suas tradições”, explica Carminha.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a Folia de Reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo milhares de devotos e voluntários.

O homenageado deste ano será Eurípedes Pereira da Silva, mais conhecido como Sapinho. Carminha explica que a homenagem é merecida, pois durante anos ele tem colaborado com a organização do Encontro, sendo seu “braço direito”.

Folia de Reis

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Serviço

26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto

Data: 28 de janeiro

Horário: das 9h às 21h

Local: Praça José Rossi, bairro Vila Virgínia

Programação do evento

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da paróquia Nossa Senhora da Penha, com a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis.

11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;

17h – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado, com direção da Carminha Rezende;

21h – Encerramento.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Fique atento a rotas alternativas

As alternativas foram traçadas pelo Departamento de Operações Viárias, que realizou uma avaliação técnica para definir as melhores rotas. O resultado são cinco trajetos alternativos que ajudam a evitar o uso da avenida Patriarca

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

Anderson era uma figura importante no mundo do pagode desde os anos 1990, conhecido por sua irreverência e sucesso com o grupo Molejo.

Centro Universitário presta atendimento gratuito para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e familiares

Docentes e alunos da Estácio farão atendimentos no dia 27 de abril, das 9h às 12h, com orientações em diferentes áreas, como Jurídica, Nutricional, Psicológica, entre outras

🎉 RP Folia Traz Bell Marques, Tomate e Jammil para Festa de Micareta em Ribeirão Preto 🎉

O RP Folia, evento que coloca Ribeirão Preto no circuito das grandes micaretas do Brasil, acontecerá em 14 de setembro, trazendo Bell Marques, Tomate e Jammil como atrações principais.

🌟 APP Ribeirão Inicia Comemorações dos 40 Anos com Jantar Inesquecível 🌟

A APP Ribeirão (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) comemora seus 40 anos com um evento especial, o 32º Encontro dos Publicitários.
- PUBLICIDADE -