InícioLazer e CulturaComeça a montagem do Encontro Nacional de Folia de Reis

Começa a montagem do Encontro Nacional de Folia de Reis

- continua após a publicidade -

Começou na manhã desta quinta-feira, dia 25 de janeiro, a montagem da estrutura para receber o 26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto, um dos mais tradicionais eventos do Brasil, que será realizado no próximo domingo, dia 28 de janeiro.

Organizado pela prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, o Encontro acontece na praça José Rossi, na Vila Virgínia, das 9h às 21h, e a expectativa é receber cerca de 20 mil pessoas. O local já começou a receber a instalação das tendas e banheiros químicos. No sábado, será realizado os últimos ajustes.

No domingo, as festividades começam com a Celebração da Santa Missa e a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis, pelo padre Alexandre de Souza. As apresentações começam em seguida e se estendem durante todo o dia com cerca de 45 Companhias de Reis.

Carminha Rezende, responsável da Secretaria da Cultura pelo Encontro, mostra que é importante manter as tradições culturais vivas para as gerações futura.

“O Dia de Reis [comemorado no dia seis de janeiro], é quando as Companhias retornam às casas com suas bandeiras, após longa peregrinação, atendendo os devotos que os recebem para pagar suas promessas. Preocupadas em preservar essa cultura popular de fé e tradição, as Companhias de Reis criaram o Encontros pelo Brasil para resgatar e valorizar suas tradições”, explica Carminha.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Uma das mais tradicionais comemorações da cultura popular folclórica, a Folia de Reis celebra de maneira diferente o nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo milhares de devotos e voluntários.

O homenageado deste ano será Eurípedes Pereira da Silva, mais conhecido como Sapinho. Carminha explica que a homenagem é merecida, pois durante anos ele tem colaborado com a organização do Encontro, sendo seu “braço direito”.

Folia de Reis

É um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Foi trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira e ainda hoje se mantém vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país. Possui caráter religioso e faz parte do ciclo natalino, quando são feitas as comemorações do nascimento de Jesus com festejos populares como Congados, Folia de Reis, Império do Divino, Reinado do Rosário e Pastorinhas.

Serviço

26º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto

Data: 28 de janeiro

Horário: das 9h às 21h

Local: Praça José Rossi, bairro Vila Virgínia

Programação do evento

9h – Celebração da Santa Missa pelo padre Alexandre de Souza, da paróquia Nossa Senhora da Penha, com a cerimônia da bênção das bandeiras de Reis.

11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;

17h – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado, com direção da Carminha Rezende;

21h – Encerramento.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A economia a “gente vê depois” leva mais de 2 milhões a extrema pobreza

Pelo menos 2 milhões de famílias brasileiras tiveram a renda reduzida e caíram para a extrema pobreza entre janeiro de 2019 e junho deste...

Quem foi vacinado com coronavac continua proibido de entrar em países que aceitam turistas

A santa medicação do Doria, continua proibida em vários países que já abriram suas fronteiras. E como ficam os imunizados que precisam viajar?

‘Sofrimento global’ faz buscas por ajuda emocional e prevenção ao suicídio aumentarem

Psicológicos relatam aumento de transtornos alimentares e psicológicos na pandemia e falam em ‘crises potencializadas’; Centro de Valorização da Vida registrou 147 mil atendimentos a mais apenas em 2020

Dirigente do Botafogo esquece a tradição e coloca o time entre os da várzea

Agora a torcida vai precisar trocar os bumbos e tambores por rosário, bíblia e agua benta, se não quiser estar ao lado do Leão

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
- PUBLICIDADE -