InícioLazer e CulturaCiclofaixa é opção de lazer aos domingos

Ciclofaixa é opção de lazer aos domingos

- continua após a publicidade -

Em Ribeirão, as manhãs de domingo já são tradicionalmente conhecidas pela pedalada na Ciclofaixa de Lazer, localizada na Avenida Maurílio Biagi. O projeto, que existe a mais de cinco anos na cidade, atende cerca de cinco mil pessoas por semana, no trajeto que liga os parques Raya e Curupira.

Inaugurada em 26 de setembro de 2010, a Ciclofaixa registra, a cada ano, uma aumento no número de participantes. “Hoje já nos consolidamos como sinônimo de diversão, lazer e qualidade de vida para os ribeirão-pretanos. Cada domingo que passa, o número de ciclistas aumenta.

Trajeto

Hoje, todo o trajeto da Ciclofaixa, entre os parques Curupira e Raya, passando pela Avenida Maurílio Biagi, tem sete quilômetros de exten­são. Até mesmo quem não tem bicicleta em casa pode pedalar. O programa disponibiliza, nos dois parques, várias opções bi­kes para as pessoas alugarem, a partir de cinco reais a hora.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para atender todos esses ciclistas de forma sempre alegre e “alto astral”, os responsáveis pela Ciclo resolveram inovar. Junto à Ativme, empresa especializada em assessoria esportiva e treinamentos corporativos, desenvolverão diversas ações temáticas ao longo do ano, em prol da diversão dos ciclistas.

No último domingo, 27, quando foi comemorada a Páscoa, um coelhinho passeou de bicicleta pelo percurso, animando quem pedalava. “Essa parceria só vem a somar aos ideais da Ciclofaixa de Lazer, que como o próprio nome diz, é promover lazer aos cidadãos através da bicicleta. Estamos contentes e confiantes de que teremos sucesso com as novidades”, disse o coordenador da Ciclofaixa de Lazer, Danilo Terra.

 Dicas divertidas 

Com o intuito de conscientizar os ciclistas de forma descontraída, já pedala pela Ciclofaixa de Ribeirão Preto, o Terrinha, mascote do projeto. Sempre de capacete laranja, meião até o joelho estilo jogador de futebol, dentes diferentes e uma voz inconfundível, ele passa pelos trechos do trajeto dando dicas de segurança às pessoas.

“A ideia é passar algumas normas usadas na Ciclo, por exemplo: diferentemente do trânsito normal, aqui a faixa lenta é a esquerda, destinada às crianças que não têm tanto equilíbrio e pessoas que pedalam mais devagar, evitando, assim, que elas fiquem perto dos cones e dos carros que passam ao lado da pista”, explica Terra.

Ele ainda salienta que outra dica passada pelo Terrinha é de que a Ciclofaixa é destinada ao lazer, e não à uma corrida de bicicletas. “Nós priorizamos sempre a segurança dos ciclistas e essas ações são para melhorar cada vez mais nosso ambiente e deixá-lo mais tranquilo para que todos os ciclistas usem”, afirma.

A Ciclofaixa de Lazer ocorre todos os domingos, das 7h às 13h e é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através da Transerp, Secretaria Municipal de Esportes e também é patrocinadores.

Conceito

O objetivo central do Programa Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto, executado semanalmente aos domingos, das 7:00hs às 13:00hs, é promover e estimular o uso da bicicleta e a visita segura, através de corredor segregado, aos parques de convivência da cidade, unindo-os nesta locomoção, propondo ainda uma nova forma de acessibilidade urbana nos finais de semana, priorizando a família e estimulando práticas saudáveis e maior inclusão social voltada ao lazer e a cidadania, nas diversas faixas etárias.
Outro aspecto da iniciativa é que a Ciclofaixa de Lazer possibilita um cenário convidativo para o fomento temático de campanhas de cidadania em diversos resultados da Administração e nas seguintes atividades:

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Integra da carta de uma mãe que querem calar

A notícia incomoda, não sendo divulgada na grande mídia, mas tem o apoio dos médicos pela vida. Uma vitima entre quantas escondidas?

Fábrica clandestina de cigarros é fechada

O espaço era grande e tinha total estrutura para produção irregular dos cigarros e até mesmo para venda com "Caixas, maquinários, embalagens, uma estrutura completa.

Ipem-SP detecta fraude em veículo-tanque em Ribeirão Preto

A Polícia Militar foi acionada após a constatação da fraude

SÃO TOMÉ DAS LETRAS: O QUE FAZER NA CIDADE MÍSTICA DE MINAS GERAIS

Dica de turismo para você fugir da cidade e passar um final de semana ou se programar para o próximo feriado.

Museu Casa de Portinari promove Música no Coreto, neste sábado (18)

Realizada na praça Martim Moreira, a apresentação contará com repertório de música popular; gratuita e respeitando todos os protocolos de segurança
- PUBLICIDADE -