InícioLazer e CulturaCiclofaixa é opção de lazer aos domingos

Ciclofaixa é opção de lazer aos domingos

- continua após a publicidade -

Em Ribeirão, as manhãs de domingo já são tradicionalmente conhecidas pela pedalada na Ciclofaixa de Lazer, localizada na Avenida Maurílio Biagi. O projeto, que existe a mais de cinco anos na cidade, atende cerca de cinco mil pessoas por semana, no trajeto que liga os parques Raya e Curupira.

Inaugurada em 26 de setembro de 2010, a Ciclofaixa registra, a cada ano, uma aumento no número de participantes. “Hoje já nos consolidamos como sinônimo de diversão, lazer e qualidade de vida para os ribeirão-pretanos. Cada domingo que passa, o número de ciclistas aumenta.

Trajeto

Hoje, todo o trajeto da Ciclofaixa, entre os parques Curupira e Raya, passando pela Avenida Maurílio Biagi, tem sete quilômetros de exten­são. Até mesmo quem não tem bicicleta em casa pode pedalar. O programa disponibiliza, nos dois parques, várias opções bi­kes para as pessoas alugarem, a partir de cinco reais a hora.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para atender todos esses ciclistas de forma sempre alegre e “alto astral”, os responsáveis pela Ciclo resolveram inovar. Junto à Ativme, empresa especializada em assessoria esportiva e treinamentos corporativos, desenvolverão diversas ações temáticas ao longo do ano, em prol da diversão dos ciclistas.

No último domingo, 27, quando foi comemorada a Páscoa, um coelhinho passeou de bicicleta pelo percurso, animando quem pedalava. “Essa parceria só vem a somar aos ideais da Ciclofaixa de Lazer, que como o próprio nome diz, é promover lazer aos cidadãos através da bicicleta. Estamos contentes e confiantes de que teremos sucesso com as novidades”, disse o coordenador da Ciclofaixa de Lazer, Danilo Terra.

 Dicas divertidas 

Com o intuito de conscientizar os ciclistas de forma descontraída, já pedala pela Ciclofaixa de Ribeirão Preto, o Terrinha, mascote do projeto. Sempre de capacete laranja, meião até o joelho estilo jogador de futebol, dentes diferentes e uma voz inconfundível, ele passa pelos trechos do trajeto dando dicas de segurança às pessoas.

“A ideia é passar algumas normas usadas na Ciclo, por exemplo: diferentemente do trânsito normal, aqui a faixa lenta é a esquerda, destinada às crianças que não têm tanto equilíbrio e pessoas que pedalam mais devagar, evitando, assim, que elas fiquem perto dos cones e dos carros que passam ao lado da pista”, explica Terra.

Ele ainda salienta que outra dica passada pelo Terrinha é de que a Ciclofaixa é destinada ao lazer, e não à uma corrida de bicicletas. “Nós priorizamos sempre a segurança dos ciclistas e essas ações são para melhorar cada vez mais nosso ambiente e deixá-lo mais tranquilo para que todos os ciclistas usem”, afirma.

A Ciclofaixa de Lazer ocorre todos os domingos, das 7h às 13h e é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto através da Transerp, Secretaria Municipal de Esportes e também é patrocinadores.

Conceito

O objetivo central do Programa Ciclofaixa de Lazer de Ribeirão Preto, executado semanalmente aos domingos, das 7:00hs às 13:00hs, é promover e estimular o uso da bicicleta e a visita segura, através de corredor segregado, aos parques de convivência da cidade, unindo-os nesta locomoção, propondo ainda uma nova forma de acessibilidade urbana nos finais de semana, priorizando a família e estimulando práticas saudáveis e maior inclusão social voltada ao lazer e a cidadania, nas diversas faixas etárias.
Outro aspecto da iniciativa é que a Ciclofaixa de Lazer possibilita um cenário convidativo para o fomento temático de campanhas de cidadania em diversos resultados da Administração e nas seguintes atividades:

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro

Oportunidades: Comece a semana buscando seus objetivos

Há oportunidades para diversas áreas em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana. Veja como se candidatar e boa sorte. Compartilhe com amigos que estão precisando.

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.
- PUBLICIDADE -