InícioLazer e CulturaCIC levará Cidadania em Movimento neste sábado (30) para Ribeirão Preto

CIC levará Cidadania em Movimento neste sábado (30) para Ribeirão Preto

Ocorrerá na Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Faustino Jarruche, na rua Carlos Edson Machado, nº 100, no Jardim Marchesi.

- continua após a publicidade -

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), levará neste sábado (30), das 10h às 16h, o projeto Cidadania em Movimento para Ribeirão Preto.

O evento oferece inúmeros serviços gratuitos para a população. O objetivo é promover atividades que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e a inclusão social. O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, prestigiará a primeira edição do Cidadania em Movimento, em Ribeirão Preto.

A ação será realizada em parceria com a prefeitura municipal, ocorrerá na Escola Municipal de Educação Infantil Doutor Faustino Jarruche, na rua Carlos Edson Machado, nº 100, no Jardim Marchesi.

Durante o evento, serão emitidos atestados de antecedentes criminais, 1ª via do RG para menores, 2ª via do CPF e 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os moradores terão acesso a orientações sobre direitos do consumidor com profissionais do Procon Municipal e orientações jurídicas, por meio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Além disso, haverá orientação sobre encaminhamento à vagas de emprego do Posto de atendimento ao Trabalhador (PAT).

O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, fará a triagem e a coleta de material biológico para perícias de investigação de vínculo genético (de investigação de paternidade por meio do DNA.

Na área da saúde, haverá aferição de pressão arterial, atendimento oftalmológico, orientação nutricional, emissão da carteira do SUS, orientação de saúde bucal, distribuição de preservativos e material educativos sobre IST/HIV/AIDS.

Na área da beleza, serão oferecidos corte de cabelo, esmaltação de unhas, limpeza de pele, designer de sobrancelhas, barbeiro e maquiagem.

Para as crianças estão programadas recreação esportiva, roda de leitura, além da distribuição de pipoca e algodão doce.        

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Desde o início do ano, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos. Por meio do Cidadania em Movimento, eventos itinerantes, foram realizadas 75 ações no Estado. Ao todo, foram 100.725 atendimentos em 18 municípios.

Documentos necessários

·   Emissão de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito: comprovante de parentesco. Apresentar dados sobre o registro (se possível, cópia da certidão anterior ou RG. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

·  Emissão de RG para menores de 18 anos: certidão de nascimento com uma cópia. Uma foto 3×4 com fundo branco. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Requisitos para exame de DNA

    No dia da coleta devem comparecer a mãe, a criança e o suposto pai. É necessário que as partes citadas acima se apresentem com documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos). Não é necessário jejum e não precisa suspender medicação de uso habitual.

 ·   No caso de suposto pai falecido, a coleta poderá ser feita com parentes consanguíneos (pais ou  irmãos do falecido – que são os ascendentes, ou filhos biológicos, se possível, com as respectivas mães, para fazer a coleta).

SERVIÇO:

Cidadania em Movimento 
Quando: 30 de novembro de 2019
Horário: 10h às 16h
Local: Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Faustino Jarruche
Endereço: Rua Carlos Edson Machado, nº 100, Jardim Marchesi

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Universidade federal terá cotas para detentos, ex-presidiários e refugiados

Ser bandido virou bom negocio no Brasil, com aplauso do PSOL a decisão penaliza o cidadão de bem

A importância dos Bandeirantes para o desenvolvimento do Brasil

A historia dos Bandeirantes estão diretamente ligada ao desenvolvimento do Brasil. Não fossem estes bravos desbravadores estaríamos vivendo até hoje apenas no litoral brasileiro. Defendem genocidas e ditadores e atacam verdadeiros herois.

Contações de histórias compõem a programação do final de semana do Museu Casa de Portinari

Conheça também a faceta poética de Candido Portinari no Pela Janela (25); on-line e gratuita

Terceira via discute impeachment de Bolsonaro como única forma de derrotar Lula

Com economia e empregos em recuperação, falta de escândalos no governo e popularidade nas ruas em alta, os concorrentes enxergam no impeachment a única forma de barrar Bolsonaro em 2022

Olimpíada de Tóquio: saiba quem são os brasileiros favoritos ao ouro

Judô? Vôlei? Natação? Atletismo? Futebol? De onde virão as medalhas de ouro para o Brasil?
- PUBLICIDADE -