InícioLazer e CulturaCenários inspirados em obras propõem imersão no universo de Van Gogh em...

Cenários inspirados em obras propõem imersão no universo de Van Gogh em Ribeirão Preto

A viagem pelo universo do pintor holandês conta com recursos de cores, sons e aromas, onde é possível se conectar com as telas e a vida do artista

- continua após a publicidade -

Exposição fica no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto até 31 de outubro

Pela primeira vez na região, a exposição Paisagens de Van Gogh segue em cartaz no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto até o dia 31 de outubro. O evento é gratuito e a visita é realizada mediante agendamento prévio e seguindo todos os protocolos de segurança.

A viagem pelo universo do pintor holandês conta com recursos de cores, sons e aromas, onde é possível se conectar com as telas e a vida do artista pelas suas cartas narradas nos ambientes.

Conheça um pouco mais sobre os cenários inspirados nas obras de Van Gogh:

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A mostra inicia com um postal tridimensional, com texto extraído integralmente de uma das cartas do pintor a seu irmão caçula Theo, reproduzindo a sua letra, papel e selo da época e segue por 8 cenários.

Campo de Trigo com Corvo: Esta tela, que faz parte do Museu Van Gogh (Amsterdam) foi produzida durante as últimas semanas de vida do pintor e evidencia sua capacidade de transformar suas dores e angústias em imagens vibrantes.

Labirinto Flor de Íris: Em referência à obra Irises apresenta recursos que coloca o visitante como parte da tela.

Praça da Amendoeira: Traz como obra de referência a Amendoeira em Flor. O ambiente possui cenografia e pontos de som para os visitantes ouvirem as trocas de correspondência entre Vincent e Theo.

Banho de Lua: Em referência à Starry Night Over the Rhone. O cenário inclui recursos de realidade virtual sobre um chão reflexivo.

Sinfonia da Noite Estrelada: Espaço em referência a uma das mais conhecidas obras do pintor, Noite Estrelada. Por meio de projeção imersiva, visitantes podem conhecer os grandes marcos da carreira e da vida de van Gogh.

Foto Pintada: Em uma cenografia remetendo aos Girassóis de Van Gogh, símbolo de felicidade e gratidão para o pintor, os visitantes podem tiram uma foto com um filtro e compartilhar em suas redes sociais.

Bosque de Espelhos: Inspirada na obra Duas Figuras no bosque, a saída do espaço tem a cenografia com bosques pintados por van Gogh e seu efeito multiplicados pelos espelhos.

No piso superior, O Quarto de Arles: uma instalação de 12m² traz uma réplica fiel da tela que retrata o quarto em que o pintor morou durante sua estadia no interior da França, em Arles. No local é possível se sentir dentro da própria obra e fazer registros fotográficos.

Os agendamentos das visitas gratuitas já estão disponíveis pelo site: https://www.ingresse.com/vangogh.

SERVIÇO

Paisagens de Van Gogh, Exposição Imersiva – Gratuita
Shopping Iguatemi Ribeirão Preto – Piso Superior – Em frente à Cobasi
Até 31 de outubro
De 2ª a Sábado das 10h às 22h e Domingos e Feriados das 12h às 20h
Agendamento de horários: www.ingresse.com/vangogh
*As visitas são realizadas apenas por agendamento prévio.



Mais sobre Van Gogh – Vincent Van Gogh nasceu em Zundert, Holanda, em março de 1853, numa família de classe média alta, tendo começado a desenhar ainda criança. Foi vendedor de obras de arte e viajou frequentemente, porém entrou em depressão depois de ser transferido para Londres. Van Gogh voltou-se para a religião e passou um tempo como missionário protestante na Bélgica. Começou a pintar em 1881. Seu irmão mais jovem Theo – a quem dirigiu as cartas lidas na exposição – o apoiou financeiramente. Van Gogh mudou-se em 1886 para Paris onde conheceu vanguardistas como Émile Bernard e Paul Gauguin. Criou uma nova abordagem para naturezas-mortas e paisagens, produzindo suas obras, cada vez cores mais vivas. A partir de sua estadia em Arles (por volta de 1888), ampliou seus temas incorporando oliveiras, ciprestes, campos de trigo e girassóis. Hoje, seus quadros estão na lista dos mais valiosos do mundo, alcançado mais de 150 milhões de dólares, quando disponíveis. Em julho de 1890, morreu num campo de trigo, aos 37 anos, supostamente por suicídio, com um tiro de espingarda.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -