Início Lazer e Cultura Casa de Portinari oferece palestra sobre rotinas e desafios da ação educativa...

Casa de Portinari oferece palestra sobre rotinas e desafios da ação educativa em museus

No dia 26 de setembro (terça-feira), às 16h00, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP) – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerida pela ACAM Portinari – realizará uma palestra com o tema: Serviço Educativo – Rotinas e Desafios, para profissionais de museus e interessados. A atividade faz parte do programa de integração ao Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP). 

No encontro serão abordados aspectos relacionados ao atendimento dos públicos escolar, geral e específico – idosos, deficientes, e em situação de vulnerabilidade – e procedimentos como acolhimento, agendamento, atividades complementares, pesquisas e avaliações. 

De acordo com a gerente da instituição, Cristiane Maria Patrici, no contexto dos museus o setor educativo desempenha um papel fundamental e preponderante na medida em que ajuda o indivíduo a compreender melhor o mundo em que vive, a perceber e respeitar a diversidade e a alteridade.

 “A natureza própria da educação em museus, qual seja, sua inter e transdisciplinaridade e a necessidade, cada vez maior, de proporcionar experiências relevantes e gratificantes ao visitante são os pressupostos no complexo processo de ensino, aprendizagem, apropriação, utilização e produção do patrimônio cultural. Nesse sentido, os profissionais do serviço educativo devem ser parceiros do público, dos indivíduos, atuando como mediadores para maior compreensão do conteúdo dos museus, de suas exposições, tomando como ponto de partida os recursos oferecidos pelas instituições”, explica Patrici.

Não é necessária inscrição prévia para o evento. O Museu está localizado à Praça Candido Portinari, nº 298, centro. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Serviço Educativo – Rotinas e Desafios

Data: 26/9/2017 (terça-feira)

Local: Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, nº 298 – Centro – Brodowski/SP)

Horário: às 16h00

Informações: (16) 3664-4284 – Núcleo do Serviço Educativo

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

.

Comércio de Ribeirão Preto terá abertura facultativa no feriado municipal de quarta-feira (20)

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista e a CDL Ribeirão Preto – Câmara de Dirigentes Lojistas informam que o comércio terá abertura facultativa na próxima quarta-feira (20)

Projeto Guri abre temporada de matrículas e oferece mais de 18 mil vagas para os polos do interior e litoral do Estado de São...

A manifestação de interesse para novos alunos e alunas do Projeto Guri - maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - será realizada de 25 de janeiro a 26 de fevereiro

Banhos de limpeza energética para começar 2021 com tudo

Terapeuta e benzedeira Jacqueline Naylah ensina como as ervas, sal grosso, pétalas de rosas e até os cristais podem proteger as energias e proporcionar bem-estar a quem realiza

Daerp tem atendimento online e por e-mail

Usuários podem fazer todos os pedidos pelo site ou buscar informações por e-mail, sem ter que ir ao atendimento presencial

Enem 2020: 51,5% dos inscritos no Enem não comparecem ao exame

Do total de 5.523.029 inscritos, 2.842.332 faltaram às provas