Início Lazer e Cultura Casa da Memória Italiana tem programação especial durante as férias de julho

Casa da Memória Italiana tem programação especial durante as férias de julho

Instituição cultural oferece agenda gratuita e aberta ao público

- continua após a publicidade -

A partir de 4 de julho, durante o período de férias, a Casa da Memória Italiana relembrará, por meio de oficinas, visitas temáticas e exibição de filmes, as tradições que os imigrantes italianos trouxeram para o Brasil. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

“O que carregamos na bagagem quando viajamos? E quando mudamos de moradia, de cidade e de país, quais são os pertences fundamentais que levamos?”, indaga Alice Registro, gestora-executiva da instituição.

De acordo com ela, ao trabalhar e propor ações sobre essa temática, o público pensa e reflete sobre as causas da imigração e retoma o que, realmente, é levado de uma cultura para outra.

A agenda contemplará visitas que estimularão os participantes a criar uma pequena mala de viagem de papel para guardar as principais memórias e pertences que levariam para um longo passeio.

O objetivo é “proporcionar um momento de ponderação sobre a importância das principais coisas da vida e o que podemos carregar em momentos de mudanças”, destaca Alice.

arquivo
- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já o Domingo em Família contará com visitas monitoradas e ações para crianças a partir de 10 anos. Uma oficina de marchetaria geométrica será ministrada pelo artista visual Rogerio Baldini e tem como objetivo o resgate da técnica artesanal desenvolvida por alguns imigrantes, entre eles a própria família do artista. A atividade utilizará lâminas de madeira para criar desenhos geométricos em caixas de MDF. Para esta prática é necessária inscrição prévia no site da instituição.

A exibição do filme Fievel, um conto americano é outra atração. A história narra a imigração do ratinho Fievel e sua família da Rússia para a América. Em outra sessão, o Cine Memória Itália apresentará o longa Três Homens em Conflito. Dirigido por Sergio Leone, o clássico é um bang-bang italiano, com três pistoleiros que competem para descobrir uma fortuna em ouro. Durante as mostras será servido pipoca e guaraná ao público.

“Serão diversas programações para os participantes aproveitarem as férias com muita informação, cultura e entretenimento”, reforça a gestora. Veja abaixo a agenda completa da Casa da Memória Italiana.

Os interessados devem efetuar inscrição pelo telefone (16) 3625-0692 ou pelo e-mail contato@casadamemoriaitaliana.com.br.

AGENDA:

Visitas com Oficinas – Em julho, as visitas guiadas à Casa da Memória Italiana serão direcionadas para toda família e com oficina de criação na sequência.
Data:4, 11, 18 e 25 de julho de 2019 – Horário: às quintas-feiras, às14h

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Visitas aos Sábados:Os tradicionais passeios mediados pelo interior do museucontinuam aos sábados.
Data: 6, 13, 20 e 27 de julho de 2019 – Horário: sábados, às 10h

Domingo em Família – Visitas monitoradas: Data: 14 de julho de 2019
Horário: domingo, das 10h às12h

Domingo em Família – OficinasData: 14 de julho de 2019
Horário: domingo, às 9h30 e às 11h – Fievel, um conto americano
Data: 12 de junho de 2019 – Horário: sexta-feira, às14h

Cine Memória Itália (Especial de Férias)
Data: 20 de julho – Horário: sábado, às 18h

Agendamento de Visitas de Grupos: Está aberto o agendamento de visita de grupos para segundo semestre de 2019. Os dias para as visitas mediadas são: quarta-feira pela manhã e sexta à tarde. As reservas podem ser feitas pelo telefone ou e-mail.

Serviço: Programação de férias – julho/2019
Local: Casa da Memória Italiana
Endereço: Rua Tibiriçá, 776, Centro – Ribeirão Preto/SP
Informações e inscrições: www.casadamemoriaitaliana.com.br ou (16) 3625-0692

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Série B: Botafogo e Juventude empatam em Ribeirão Preto

Veja a classificação atualizada da Série B do Brasileiro.

Misterio, chama padre Quevedo ou bispo Macedo: Casos de dengue têm queda desde abril

Em Ribeirão Preto os casos sumiram misteriosamente dos boletins da secretaria da saúde. Em novembro, foi confirmado apenas um caso.

Rede de Posto Monte Carlo traz para as rodovias da região de Ribeirão Preto unidades do Frango Assado e Pizza Hut

Com mais de R$ 100 milhões em investimentos, negociação trará para os consumidores marcas consagradas e desejadas, gerando 700 empregos diretos

Foi inaugurado Ecoponto no Jardim Palmeiras II

Local é destinado à entrega voluntária de pequenos volumes de entulho, móveis velhos, madeiras, recicláveis e massa verde

MARP convida para o 45° Salão de Arte de Ribeirão Preto

A exposição do SARP 2020 acontecerá até 18 de dezembro e de 05 a 23 de janeiro de 2021, no MARP