InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana realiza programações na 15ª Semana de Museus

Casa da Memória Italiana realiza programações na 15ª Semana de Museus

- continua após a publicidade -

As atividades de maio da Casa da Memória Italiana fazem parte da agenda da 15º Semana Nacional dos Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta edição é “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”. Durante as visitas mediadas, serão resgatadas as lembranças dos antigos funcionários da residência, onde hoje é a sede da instituição, juntamente com uma exposição de objetos do trabalho doméstico.

Por meio do universo cotidiano da casa do século XX, serão popostas discussões sobre gênero, artefatos, comportamento e posições sociais e de trabalho. As visitas ocorrem durante todo o mês, às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h, com excessão do dia 20/5.

A partir do próximo sábado (13/5), acontecerão duas edições de Encontros Acadêmicos, desenvolvidos em mesas redondas. O primeiro será às 14h30. Na ocasião, serão debatidos estudos acadêmicos sobre a presença, a representação e as vozes das mulheres ao longo dos tempos. Na mesma data acontece a apresentação do Coro Memorie D’Itália, às 18h – que volta à programação no dia 16/5 (terça-feira), às 19h30.

O segundo evento acontece dia 20/5 (sábado), às 9h30, e a História em Quadrinho será o ponto de encontro das mulheres. No mesmo dia também será desenvolvida  uma oficina de fanzine, às 14h30, e acontecerá a apresentação do Coro Memorie D’Itália, às 18h. Nos dois Encontros estarão presentes profissionais, docentes e discentes de curso de história, ciências da informação e quadrinistas, como: Giulia Crippa, Rafael Cardoso de Mello, Michele Silva Borges, Karoline da Silva Rodrigues, Mariane Souza, Carol Ito e Vinicius Falcão. No dia 16 (terça-feira), haverá exibição do “Cine História”, seguido por uma roda de conversa.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Casa da Memória Italiana está localizada à Rua Tibiriçá, nº 776, em frente a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Para a visitação não é necessário agendamento, exceto para grupos com mais de dez pessoas. Para as atividades é preciso se inscrever pelo email casadamemoriaitaliana@gmail.com. O telefone para informações é (16) 3625-0692.

Serviço:

Programação 15º Semana de Museus 2017 na Casa da Memória Italiana

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776, Ribeirão Preto/SP)

Atividades:

  • Encontro Acadêmico: dia 13/5, às 14h30
  • Cine História: dia 16/5, às 19h30
  • Encontro de HQ: dia 20/05, às 9h30
  • Oficina de Fanzine: dia 20/5, às 14h30
  • Apresentação do Coro Memorie D’Itália: dia 20/5, às 18h
  • Visitas Mediadas: quinta-feira às 15h e aos sábados às 10h

*não precisa de agendamento para as visitas, basta comparecer próximo ao horário. Grupos com mais de 10 pessoas precisam de agendamento prévio.

**Não haverá visita no sábado, dia 20/5.

Inscrições para os Encontro e Oficinas: casadamemoriaitaliana@gmail.com

Entrada: gratuita

Informações: (16) 3625-0692 ou casadamemoriaitaliana@gmail.com

Programação completa em facebook.com/casadamemoriaitaliana

 

 

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -