Início Lazer e Cultura Casa da Memória Italiana realiza programações na 15ª Semana de Museus

Casa da Memória Italiana realiza programações na 15ª Semana de Museus

- continua após a publicidade -

As atividades de maio da Casa da Memória Italiana fazem parte da agenda da 15º Semana Nacional dos Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema desta edição é “Museus e Histórias Controversas: dizer o indizível em museus”. Durante as visitas mediadas, serão resgatadas as lembranças dos antigos funcionários da residência, onde hoje é a sede da instituição, juntamente com uma exposição de objetos do trabalho doméstico.

Por meio do universo cotidiano da casa do século XX, serão popostas discussões sobre gênero, artefatos, comportamento e posições sociais e de trabalho. As visitas ocorrem durante todo o mês, às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h, com excessão do dia 20/5.

A partir do próximo sábado (13/5), acontecerão duas edições de Encontros Acadêmicos, desenvolvidos em mesas redondas. O primeiro será às 14h30. Na ocasião, serão debatidos estudos acadêmicos sobre a presença, a representação e as vozes das mulheres ao longo dos tempos. Na mesma data acontece a apresentação do Coro Memorie D’Itália, às 18h – que volta à programação no dia 16/5 (terça-feira), às 19h30.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O segundo evento acontece dia 20/5 (sábado), às 9h30, e a História em Quadrinho será o ponto de encontro das mulheres. No mesmo dia também será desenvolvida  uma oficina de fanzine, às 14h30, e acontecerá a apresentação do Coro Memorie D’Itália, às 18h. Nos dois Encontros estarão presentes profissionais, docentes e discentes de curso de história, ciências da informação e quadrinistas, como: Giulia Crippa, Rafael Cardoso de Mello, Michele Silva Borges, Karoline da Silva Rodrigues, Mariane Souza, Carol Ito e Vinicius Falcão. No dia 16 (terça-feira), haverá exibição do “Cine História”, seguido por uma roda de conversa.

A Casa da Memória Italiana está localizada à Rua Tibiriçá, nº 776, em frente a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto. Para a visitação não é necessário agendamento, exceto para grupos com mais de dez pessoas. Para as atividades é preciso se inscrever pelo email casadamemoriaitaliana@gmail.com. O telefone para informações é (16) 3625-0692.

Serviço:

Programação 15º Semana de Museus 2017 na Casa da Memória Italiana

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776, Ribeirão Preto/SP)

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Atividades:

  • Encontro Acadêmico: dia 13/5, às 14h30
  • Cine História: dia 16/5, às 19h30
  • Encontro de HQ: dia 20/05, às 9h30
  • Oficina de Fanzine: dia 20/5, às 14h30
  • Apresentação do Coro Memorie D’Itália: dia 20/5, às 18h
  • Visitas Mediadas: quinta-feira às 15h e aos sábados às 10h

*não precisa de agendamento para as visitas, basta comparecer próximo ao horário. Grupos com mais de 10 pessoas precisam de agendamento prévio.

**Não haverá visita no sábado, dia 20/5.

Inscrições para os Encontro e Oficinas: casadamemoriaitaliana@gmail.com

Entrada: gratuita

Informações: (16) 3625-0692 ou casadamemoriaitaliana@gmail.com

Programação completa em facebook.com/casadamemoriaitaliana

 

 

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Setembro termina quente e outubro começa um forno

A frente fria já se afastou e é o ar seco e quente que está ganhando força novamente sobre o Brasil. A temperatura está em elevação.

Chegada do Pix impulsiona surgimento de novos bancos

A modernização do Sistema Financeiro Nacional prevista para novembro, e encabeçada pela chegada de inovações como Pix (pagamento instantâneo) e open banking

Vote: Com quem o próximo prefeito de Ribeirão Preto deve estar alinhado?

Com qual política você espera que o próximo prefeito de Ribeirão Preto esteja alinhado? Vote na enquete e informe a sua opinião.

PF realiza operação contra desvio milionário no SUS

Entre os crimes investigados pela Justiça estão peculato e falsidade ideológica

Câmara aprova ampliação de validade de CNH para 10 anos

Quanto à pontuação: estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses