InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana realiza programações especiais no fim de semana

Casa da Memória Italiana realiza programações especiais no fim de semana

- continua após a publicidade -

A Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP), realizará programações diversificadas, destinadas a diferentes públicos. O destaque é  para o Encontro de Família, no dia 24 de março (sábado), às 15h. A ação é dedicada para a troca de histórias, de informações e de documentos sobre o processo de imigração italiana para o Brasil e o estabelecimento dos colonos na região, com objetivo de aproximar os descentes da instituição. No mesmo dia, às 10h, acontece visitas mediadas.

A atividade contempla a discussão sobre pesquisa histórica, publicações das lembranças de famílias e questões da memória oral. Pretende ainda  apresentar alternativas de preservação documental e refletir sobre o papel dos italianos para o crescimento econômico, gastronômico e cultural na região de Ribeirão Preto. O encontro volta a se repetir em 14 de abril.

Já no último domingo de todos os meses, o público pode conhecer mais sobre a cultura italiana e o imóvel localizado no coração de Ribeirão Preto, na rua Tibiriçá, em frente à Catedral Metropolitana. A visita ocorre em 25 de março (domingo), às 10h, as vagas são limitadas e é necessária a inscrição pelo casadamemoriaitaliana@gmail.com. A entrada é gratuita e os interessados podem contribuir com ingresso colaborativo.

Em 27 de março (terça-feira), às 19h30, a instituição recebe a artista visual Yolanda Cipriano para uma oficina em que o participante observará atentamente fotografias do exterior e do interior da residência e fará uma intervenção gráfica sobre imagens utilizando técnicas de colagem. A atividade é voltada para maiores de 15 anos, a presença é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.br.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Casa da Memória Italiana é gerida pelo Instituto Casa da Memória Italiana – uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013. Seu objetivo é a promoção e a preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da Casa sede. As ações são possibilitadas por meio de doações e das Leis de Incentivo, como o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio do Ministério da Cultura.

 

Serviço:

Encontro de Família

Data: 24/03/2018 (sábado)

Horário: às 15h00

 

Visita mediada ao interior do patrimônio histórico

Data: 25/03/2018 (domingo)

Horário: às 10h00

 

Oficina de Arte – técnica de colagem com Yolanda Cipriano

Data: 27/03/2018 (terça-feira)

Horário: às 19h30

 

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776, Centro – Ribeirão Preto/SP)

Todas atividades são gratuitas

Inscrição pelo email casadamemoriaitaliana@gmail.com

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🎉🚗 Rede de Postos de Combustíveis de Ribeirão Preto Celebra 33 Anos e Planeja Expansão pela Região 🚗🎉

Neste mês de abril, a Rede Sewal, fundada em Ribeirão Preto, comemora 33 anos de história e anuncia um ambicioso projeto de expansão, visando alcançar a marca de 50 unidades até o final de 2024 @redesewal

🎬🧩 Iguatemi Ribeirão Preto promove ações em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) 🧩🎬

Em celebração ao Blue Day, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Iguatemi Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a inclusão e promove iniciativas em apoio à causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Bloqueio de WhatsApp e Telegram

O Supremo Tribunal Federal do Brasil, liderado pelo juiz Alexandre de Moraes, está atualmente avaliando um caso que poderia resultar na suspensão de aplicativos de mensagens populares, incluindo WhatsApp e Telegram, no país.

🏎️🔥 Treino de Classificação do GP da China de F1 2024: Horários e Onde Assistir 🔥🏎️

Após uma ausência de cinco anos, o Circuito de Xangai recebe neste fim de semana o tão aguardado Grande Prêmio da China de Fórmula 1. Confira abaixo os horários e onde assistir a essa emocionante etapa!

🌟 Oração para Santo Expedito: como rezar para o santo das causas urgentes 🌟

Expedito era conhecido por ser muito disciplinado e tinha a sua vida rodeada de luxúrias e prazeres como todos os romanos de altos cargos daquele período.
- PUBLICIDADE -