InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana realiza programações especiais no fim de semana

Casa da Memória Italiana realiza programações especiais no fim de semana

- continua após a publicidade -

A Casa da Memória Italiana, em Ribeirão Preto (SP), realizará programações diversificadas, destinadas a diferentes públicos. O destaque é  para o Encontro de Família, no dia 24 de março (sábado), às 15h. A ação é dedicada para a troca de histórias, de informações e de documentos sobre o processo de imigração italiana para o Brasil e o estabelecimento dos colonos na região, com objetivo de aproximar os descentes da instituição. No mesmo dia, às 10h, acontece visitas mediadas.

A atividade contempla a discussão sobre pesquisa histórica, publicações das lembranças de famílias e questões da memória oral. Pretende ainda  apresentar alternativas de preservação documental e refletir sobre o papel dos italianos para o crescimento econômico, gastronômico e cultural na região de Ribeirão Preto. O encontro volta a se repetir em 14 de abril.

Já no último domingo de todos os meses, o público pode conhecer mais sobre a cultura italiana e o imóvel localizado no coração de Ribeirão Preto, na rua Tibiriçá, em frente à Catedral Metropolitana. A visita ocorre em 25 de março (domingo), às 10h, as vagas são limitadas e é necessária a inscrição pelo casadamemoriaitaliana@gmail.com. A entrada é gratuita e os interessados podem contribuir com ingresso colaborativo.

Em 27 de março (terça-feira), às 19h30, a instituição recebe a artista visual Yolanda Cipriano para uma oficina em que o participante observará atentamente fotografias do exterior e do interior da residência e fará uma intervenção gráfica sobre imagens utilizando técnicas de colagem. A atividade é voltada para maiores de 15 anos, a presença é gratuita e a inscrição deve ser feita pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.br.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Casa da Memória Italiana é gerida pelo Instituto Casa da Memória Italiana – uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013. Seu objetivo é a promoção e a preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da Casa sede. As ações são possibilitadas por meio de doações e das Leis de Incentivo, como o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), por meio do Ministério da Cultura.

 

Serviço:

Encontro de Família

Data: 24/03/2018 (sábado)

Horário: às 15h00

 

Visita mediada ao interior do patrimônio histórico

Data: 25/03/2018 (domingo)

Horário: às 10h00

 

Oficina de Arte – técnica de colagem com Yolanda Cipriano

Data: 27/03/2018 (terça-feira)

Horário: às 19h30

 

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776, Centro – Ribeirão Preto/SP)

Todas atividades são gratuitas

Inscrição pelo email casadamemoriaitaliana@gmail.com

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.

Amazonas: governador se torna réu por desvio de recursos na pandemia

Se decidirem prender todos verdadeiros GE N0 C1 DAS, faltará cadeia. STJ aceitou hoje denúncia contra Wilson Lima e mais 13 pessoas
- PUBLICIDADE -