InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana realiza oficina natalina, Salão de Ideias e exibição...

Casa da Memória Italiana realiza oficina natalina, Salão de Ideias e exibição de filme em novembro

- continua após a publicidade -

A Casa da Memória Italiana encerra novembro com uma série de atividades culturais gratuitas. São oficinas, roda de conversa e sessão de filmes, além da reta final da segunda edição da Exposição de Arte Contemporânea. As ações fazem parte do Plano Anual da instituição, realizado por meio do Ministério da Cultura, com recursos da Lei Rouanet.

Os domingos em família são emblemáticos na cultura italiana. O tradicional almoço na casa da “Nonna” no dia 25 de novembro pode ser precedido por uma visita à instituição, que neste dia também oferece uma oficina de Cartão de Natal. As irmãs Beth Garcia e Yolanda Cipriano irão ministrar a atividade que acontecerá das 10h às 11h30. A presença é gratuita e os materiais serão oferecidos pelo local, a inscrição deve ser feita pelo email contato@casadamemoriaitaliana.com.br ou (16) 3625-0692. Ao término, o participante poderá levar seus trabalhos para presentear pessoas especiais de sua escolha.

O público pode aproveitar a ocasião para ver a 2ª Exposição de Arte Contemporânea na Casa da Memória Italiana. Amostra reúne projetos de artistas e profissionais de outros segmentos que trabalharam em dupla para compor as obras. O objetivo é de construir e reforçar ligação entre os participantes, que possuem algum tipo de relacionamento: são amigos, irmãs, colegas de profissão e pai e filho. A montagem também pode ser conferida às quintas e sextas-feiras, às 15h e 16h, e aos sábados às 10h, até 15 de dezembro.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na terça-feira (27/11), a partir das 20h, a Casa recebe Regina Marques e Clélia Manzolli para o Salão de Ideias sobre o livro “As Senhoras que usavam Modestino: o legado das irmãs italianas em Ribeirão Preto”, cuja a autoria é de nove ex-alunas do Patronato e Ginásio Industrial Madre Mazzarello, construído em 1938, em Ribeirão Preto (SP). O momento será para relembrar a educação, as brincadeiras e travessuras de infância, os mistérios entorno das irmãs enclausuradas, além das peraltices em tornar as longas saias dos uniformes em minissaias. O objetivo é difundir a pesquisa realizada, destacando o valor da memória escolar, da preservação dessa história e do trabalho educacional das irmãs italianas.

Já a exibição do filme italiano “Um dia muito especial”, de Ettore Scola, acontece na sexta-feira (29/11), às 19h30. O drama, ambientado em 1938, conta com Marcello Mastroianni e Sofia Loren interpretando vizinhos que se conhecem por acaso quando Adolf Hitler visita Benito Mussolini, em Roma, e todos do prédio saem vibrando o acontecido. Os dois personagens principais passam um dia juntos em que suas angústias individuais silenciosas contrastam com a balbúrdia das ruas. Um filme belíssimo com importantes reflexões políticas e sociais. Após a sessão haverá um bate-papo com Fernando Trotta, responsável pelo CINE FAAP (Ribeirão Preto).

Serviço:


Domingo na Casa: Visita e oficina cartão de Natal
Data: 25/11/2018 (domingo)
Horário: às 10h
Inscrições: contato@casadamemoriaitaliana.com.br ou (16) 3625-0692

Salão de ideias: “As Senhoras que usavam Modestino: o legado das irmãs italianas em Ribeirão Preto
Data: 27/11/2018 (terça-feita)
Horário: às 20h

Exibição do filme italiano: “Um dia muito especial” de Ettore Scola
Data: 29/11/2018 (quinta-feira)
Horário: às 19h30

2ª Exposição de Arte Contemporânea na Casa da Memória Italiana, Período: até 15/12/2018
Horário: de quinta e sexta-feira, às 15h e 16h; sábado, às 10h

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, 776 – Ribeirão Preto/SP)
Informações: (16) 3625-0692
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Um evento de moda de destaque está chegando a Ribeirão Preto, trazendo um renomado estilista internacional

Júlio César, um brasileiro radicado em Nova York há 30 anos, estará presente no IFA Business New York/Brasil, no Shopping Iguatemi, para um workshop de moda internacional.

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.
- PUBLICIDADE -