InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana promove atividades gratuitas durante a Semana de Museus...

Casa da Memória Italiana promove atividades gratuitas durante a Semana de Museus 2019

- continua após a publicidade -

Entre 11 e 18 de maio, a Casa da Memória Italiana realizará diversas ações durante a 17ª Semana Nacional de Museus, agenda proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. A edição traz a temática “Museus como Núcleos Culturais: preservar a vida para o futuro das tradições” e terá encontros de profissionais numa mesa-redonda e oficina para discussão sobre as diferentes formas de preservação das tradições em vídeos documentários, publicações online ou livros.

 A agenda começa em 11 de maio, às 9h, com a mesa-redonda composta por profissionais de Ribeirão Preto e região que desenvolvem trabalhos de pesquisa e difusão da memória oral.  As experiências que serão compartilhadas ao público fazem parte do projeto História do Dia,  realizado pela jornalista Daniela Penha, do Colhendo Memórias, desenvolvido no Museu da Cana e das pesquisas do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCCIC).

 À tarde, no mesmo dia, será ministrada a primeira aula da Oficina Criação de Vídeo Documental com Hossame Nakamura, jornalista especializada em comunicação audiovisual e documentário. O objetivo é aproximar a prática de registrar memórias e compor uma produção audiovisual. O produto gerado durante a oficina será lançado no dia dos Museus pelas redes sociais e num encontro presencial, às 18h. Serão promovidos três encontros: aos sábados (11 e 18/5) das 14h às 17h; e terça (14/5) às 19h30.

 Na quinta-feira, 16 de maio, às 19h30, será exibido o filme “Habemus Papam” (2011), dirigido por Nanni Moretti. A comédia dramática foi escolhida para abrir o Cine Memória Itália para mostrar a cultura cinematográfica e estimular o público a ver, discutir e refletir sobre o cinema italiano. A programação de exibições continuará ao longo do ano com uma curadoria de filmes do século XXI até meados do século XX.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 

“Participaremos da Semana Nacional de Museus para fomentar as discussões no campo museal, em especial dos Museu Casa, espaços que articulam narrativas de vidas, permitindo diálogos entre objetos, pessoas e fatos históricos”, ressalta Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana. Ela enfatiza que “as ações foram escolhidas com a perspectiva de pesquisar, preservar e difundir diferentes tradições e culturas, como histórias particulares e coletivas, e diversas culturas como caipira, etnia, nação e localidade urbana”.

 

Ainda, em maio, a Casa da Memória Italiana fará visitas mediadas ao interior da edificação histórica todas às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados às 10h. Toda a programação é gratuita e necessita de inscrição prévia, devendo ser efetuada pelo formulárioque se encontra no site da Casa da Memória Italiana.

 Serviço:

 17ª Semana Nacional de Museus: “Museus como Núcleos Culturais: preservar a vida para o futuro das tradições”

Data:11 a 18 de maio de 2019

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço:Rua Tibiriçá, nº 776, Centro – Ribeirão Preto/SP

Inscrições:www.casadamemoriaitaliana.com.br ou pelo formulário https://forms.gle/HY9mCawPhRmVWDkx5

Entrada: gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.

Amazonas: governador se torna réu por desvio de recursos na pandemia

Se decidirem prender todos verdadeiros GE N0 C1 DAS, faltará cadeia. STJ aceitou hoje denúncia contra Wilson Lima e mais 13 pessoas

Novo Agendamento será aberto nesta terça-feira, dia 21 de setembro

Serão disponibilizadas 13.800 vagas para vacinação que acontecerá na quarta-feira, dia 22 de setembro

Ribeirão Preto esta de luto pela perda de um herói

Um bombeiro morreu e outro ficou ferido após um guindaste tombar na noite desta segunda-feira (20) em um condomínio de Jardinópolis (SP). A informação...

Após quarentena escolar mais longa do mundo alunos da rede municipal retornam às salas de aula

Cerca de 13 mil alunos voltaram às escolas nesta segunda-feira (20); somente profissionais imunizados há mais de 14 dias estão nos ambientes escolares
- PUBLICIDADE -