InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana promove a 2ª Semana do Imigrante Italiano

Casa da Memória Italiana promove a 2ª Semana do Imigrante Italiano

Programação gratuita inicia na próxima semana; inscrições para oficina já estão abertas, em comemoração ao dia da imigração Italiana

- continua após a publicidade -

21 de fevereiro, comemora-se o Dia Nacional do Imigrante Italiano

Para celebrar e homenagear esse importante personagem da história brasileira, a Casa da Memória Italiana realiza a 2ª Semana do Imigrante Italiano entre 18 e 20 de fevereiro. A programação inclui atividades culturais gratuitas, como exposição, apresentação musical, oficina e exibição de filme.

A primeira ação da agenda é a abertura da exposição itinerante Imigrantes do Café na terça-feira (18), às 19h30. A mostra exibirá o cruzamento da história da imigração e do café no Brasil, entre fins do século XIX e começo do XX, e o percurso do imigrante e o seu envolvimento com o grão desde o desembarque no porto de Santos, até o consumo diário.

foto arquivo

Além disso, apresenta a história do café em Ribeirão Preto e um recorte histórico dos italianos que vieram para a região. Essa narrativa é descrita por objetos, móveis e arquivos do Museu Histórico e do Café da cidade. A exposição é uma parceria entre o Museu da Imigração (São Paulo) e Museu do Café (Santos) com o Sistema Estadual de Museus – SISEMSP. A visitação estará disponível para o público entre 20 de fevereiro e 30 de abril.

Na sequência, às 20h, acontece a apresentação do Coro Memorie d’Itália que entoará canções que falam sobre encontros e despedidas, alegrias e tristezas, amor e fé. No repertório, destaque para “La Merica”, “Italia bella mostrati gentile” e “Viene sul mar”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Na quarta-feira (19), a partir das 14h, os visitantes poderão participar da oficina Pesquisando Documentos de Família, ministrada por Henrique Trindade Abreu, graduado em História (USP) e pesquisador no Museu da Imigração.

A atividade tem como proposta mostrar quais são os caminhos mais eficientes na busca por esse tipo de documentação. Ainda, serão discutidos aspectos históricos da imigração para o Brasil, apresentadas algumas fontes de pesquisa nacionais e do exterior e analisadas diversas metodologias.

Para participar dessa ação é necessário efetuar inscrição prévia pelo site www.casadamemoriaitaliana.com.br.

As comemorações encerram com a exibição do Cine Memória Itália com apresentação do filme: “Bom Dia, Babilônia”, dos diretores italianos Vittorio Taviani e Paolo Taviani. O longa de 1987 é uma poética homenagem aos ofícios de emigrantes italianos e conta a história de dois irmãos que saem da Toscana rumo à América e desembarcam em Hollywood, onde começam um novo trabalho. O destino deles é redirecionado quando inicia a Primeira Guerra e eles lutam em lados opostos.

Mais informações sobre a 2ª Semana do Imigrante Italiano pelo site: www.casadamemoriaitaliana.com.br ou pelo telefone (16) 3625-0692.

foto arquivo

Serviço:

Exposição Imigrantes do Café – abertura

Data: 18 de fevereiro de 2020

Horário: terça-feira, 19h30

Visitação: 20 de fevereiro a 30 de abril de 2020

Coro Memorie d’Itália

Data: 18 de fevereiro de 2020

Horário: terça-feira, às 20h

Oficina – Pesquisando Documentos de Família

Data: 19 de fevereiro de 2020

Horário: 14h às 18h

Ministrante: Henrique Trindade Abreu

Inscrição: www.casadamemoriaitaliana.com.br

Cine Memória Itália – Bom Dia, Babilônia (Vittorio Taviani e Paolo Taviani)

Data: 20 de fevereiro de 2020

Horário: quinta-feira, às 19h30

Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776, Centro, Ribeirão Preto/SP

Informações: (16) 3625-0692

foto arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -