InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana promove a 1ª Semana do Imigrante Italiano

Casa da Memória Italiana promove a 1ª Semana do Imigrante Italiano

- continua após a publicidade -

Com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro, a Casa da Memória Italiana preparou uma agenda especial de atividades. Intitulada como 1ª Semana do Imigrante Italiano, a ação contará com a exibição de filme, visitas à instituição e exposição.

“As temáticas são direcionadas para compreender o diálogo cultural que a imigração italiana provocou no Brasil, destacando suas heranças e o reflexo das memórias no país e no povo”, diz Alice Registro, gestora-executiva da Casa da Memória Italiana.

A programação inicia com a palestra As causas da imigração italiana para o Brasil, ministrada por Octávio Verri Filho. Pesquisador e responsável pela Plataforma Verri, ele dissertará sobre o contexto histórico da Itália durante a emigração. O longo percurso político, artístico e cultural do país serão analisados e refletidos por diversas perspectivas, momentos e causas.

Na quarta-feira (20), às 19h30, a atração será o longa-metragem O Quatrilho, de Fábio Barreto. Escolhida para contextualizar a vida do imigrante no começo do século XX, a trama, baseada no romance homônimo de José Clemente Ponezato, apresentará ao espectador a história de dois casais vivendo em uma comunidade rural italiana no Rio Grande do Sul, o que gera uma reflexão sobre a influência das entradas de estrangeiros no Brasil. Durante o evento, a instituição disponibilizará pipoca e refrigerante para o público.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A agenda continua com a abertura da exposição Imigração Italiana, no Novo Shopping, em 22 de fevereiro. Em parceria com a Sociedade Dante Alighieri, a mostra exibirá painéis sobre o percurso dos viajantes. Ainda, a Casa da Memória Italiana destacará o conhecimento dos ofícios em marcenaria, arte e decoração dos italianos. Alice destaca que “a inauguração da exposição contará com apresentação do Coro Memorie D’Italia, que entoará tradicionais canções tradicionais italianas”. 

Quinta-feira e sábado, 21 e 23 de fevereiro, respectivamente, serão os dias para apreciar a Casa da Memória Italiana. As visitações serão uma viagem para década de 1920 e os interessados descobrirão diferentes ambientes decorados, aprenderão sobre a história de Ribeirão Preto, dos moradores e dos italianos da região. A ação será mediada pelos educadores da instituição.

“A 1ª Semana do Imigrante Italiano ainda promoverá com um jantar especial, uma parceria entre a Casa da Memória Italiana e O Pastifício. Será uma experiência gastronômica tipicamente italiana para os interessados, mas os ingressos já estão esgotados”, finaliza Alice.

 

Serviço:

1ª Semana do Imigrante Italiano

 

Palestra – As causas da imigração italiana para o Brasil

Data: terça-feira, 19 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776 – Centro – Ribeirão Preto – SP

 

Exibição – O Quatrilho

Data: quarta-feira, 20 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776 – Centro – Ribeirão Preto – SP

 

Exposição – Imigração Italiana

Data: 22 de fevereiro a 10 de março

Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 14h às 20h

Local: Novo Shopping

Endereço: Av. Pres. Kennedy, 1500, Ribeirânia

 

Visitação – Casa da Memória Italiana

Data: quinta e sábado, 21 e 23 de fevereiro

Horário: às 15h; 10h e 11h, respectivamente

Local: Casa da Memória Italiana

Endereço: Rua Tibiriçá, 776 – Centro – Ribeirão Preto – SP

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Camping e Restaurante Vale dos Sonhos

Uma opção para passar os feriados ou então dar aquela fugidinha de final de semana, a uma hora de Ribeirão Preto, o local oferece diversão e descanso para toda família

Agendamento: 1ª DOSE em crianças de 9 a 11 anos aberto nesta segunda-feira (24)

Serão disponibilizadas seis mil vagas e vacinação acontecerá na terça-feira, dia 25 de janeiro

Oportunidades: Comece a semana buscando seus objetivos

Há oportunidades para diversas áreas em Ribeirão Preto, Sertãozinho, Serrana. Veja como se candidatar e boa sorte. Compartilhe com amigos que estão precisando.

Colégio Metodista suspende atividades em Ribeirão Preto

Instituição contava com 122 anos de atuação na cidade encerra atividades por conta da situação financeira da instituição de ensino. A economia vemos depois.

O fundo do posso sem fundo: Fiocruz indica atenção com dengue

Períodos chuvosos atrelados ao calor são favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, que é também transmissor do vírus da zika e chikungunya.
- PUBLICIDADE -