InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana e Museu da Cana promovem programação conjunta para...

Casa da Memória Italiana e Museu da Cana promovem programação conjunta para Semana de Museus

- continua após a publicidade -

A Casa da Memória Italiana e o Museu da Cana realizarão ações conjuntas para a 16ª Semana Nacional de Museus, agenda proposta pelo Ibram, que acontece em maio para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A temática de 2018 é “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A programação será desenvolvida no espaço da Casa da Memória Italiana, nos dias 18, 19 e 26 de maio, e terá encontros de profissionais e estudantes em mesas-redondas e seminário para discutir questões relativas ao acesso à informação e aos modos de interação no avanço da conectividade digital.

As atividades começam no sexta-feira (18/5), às 19h, com a exibição da commedia all’italiana “I Soliti Ignoti”, conhecida no Brasil como “Os Eternos Desconhecidos”, produzida pelo diretor Mario Monicelli, em 1958. Na sequência haverá um bate-papo promovido pela Scoula Cultura Italiana.

No sábado (19/5), das 9h às 12h, em uma mesa-redonda abordará a ampliação de diálogo e conexões entre os museus e os públicos, destacando a questão da acessibilidade. O debate contará com Daniela Leal, doutora em Psicologia da Educação e docente do Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, Angelica Fabbri, museóloga e diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – Organização Social de Cultura parceira da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Marlene Taveira Cintra, psicopedagoga e atual presidente da Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região.

A contemporaneidade e o paradigma digital impactam e propõem novas perspectivas nas ações museais, seja na preservação e digitalização de acervos ou na interação do público diretamente com o acervo físico ou pelas mídias sociais. Dessa forma, no mesmo dia, das 14h às 17h, novas abordagens tecnológicas de mediação das informações serão discutidas por profissionais de Ribeirão Preto e São Paulo. Estarão presentes Dora Steimer, que falará sobre a pesquisa em curadoria e design da informação, Dalton Marques, representante do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, Eduardo Augusto Sena, consultor em políticas públicas e doutorando em Ciência da Informação ECA-USP, e Luciana Piazzon Barbosa Lima, coordenadora da pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Citando o texto de apresentação da 16ª Semana Nacional de Museus, “O tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’ cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados”, como o aspecto digital, a abertura e inclusão de acesso e a ação colaborativa. Dentro desse cenário de discussão, no sábado, dia 26 de maio, das 9h às 12h, acontecerá o Seminário de Pesquisa e Difusão entre os patrimônios da Casa da Memória Italiana e do Museu da Cana. Graduandos e profissionais irão expor as pesquisas feitas em colaboração entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão da nossa região, tendo como objetivo reforçar as relações dos museus com seu entorno acadêmico.

A última mesa-redonda acontecerá no sábado, dia 26 de maio, das 14h às 17h, em que será aberto o diálogo entre os grupos comunitários, associações e coletivos culturais da região. Estarão presentes representantes do Centro Cultural Cabeça Di_Nego, ONG Vivacidade, Coletivo Fuligem, UsiArte produções, Galeria de Arte Toia Fonseca e Espaço Casa Branca.

A Casa da Memória Italiana ainda fará em maio visitas mediadas ao interior da edificação histórica todas às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h. Toda a programação é gratuita e necessita de inscrição prévia, devendo ser efetuada pelo formulário https://goo.gl/8RJwxF. O endereço da instituição é Rua Tibiriçá, nº 776, centro – Ribeirão Preto (SP).

 

SERVIÇO:

16ª Semana Nacional de Museus

EXIBIÇÃO DE FILME – “Os Eternos Desconhecidos” (1958), de Mario Monicelli

Data: 18/05/2018 (sexta-feira)

Horário: 19h às 22h

 

MESA REDONDA – Museus Hiperconectados: Acessibilidade

Data: 19/05/2018 (sábado)

Horário: 09h às 12h

 

MESA REDONDA – Museus Hiperconectados: Tecnologias

Data: 19/05/2018 (sábado)

Horário: 14h às 17h

 

SEMINÁRIO – Museus Hiperconectados: Pesquisa e Difusão

Data: 26/05/2017 (sábado)

Horário: 09h às 12h

 

MESA REDONDA – Museus Hiperconectados: Novos Públicos

Data: 26/05/2018 (sábado)

Horário: 14h às 17h

 

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776 – Ribeirão Preto/SP)

Entrada: gratuito

Inscrições:  https://goo.gl/8RJwxF

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grupo Teatral de Ribeirão Preto Apresenta Espetáculo Selecionado para Festival no Chile

O grupo Gitirana Produções apresenta neste sábado, 27 de abril, às 19 horas, no Teatro Santarosa, o espetáculo "Lesados". Esta peça foi selecionada para o 17º FINTDAZ (Festival Internacional de Teatro y Danza) em Iquique

Ser Gentil no Dia a Dia Favorece a Saúde Mental

Um abraço caloroso, um sorriso sincero ou um simples "bom dia" têm o poder de transformar o dia de alguém.

Agrishow vem com tecnologia e novos equipamentos

As mais novas tecnologias serão apresentadas na Agrishow 2024, progame-se

Motorola Edge 50 Pro é Lançado no Brasil com Oferta Especial para o Dia das Mães

O Motorola Edge 50 Pro, conhecido pelo design premium, funcionalidades de primeira linha e recursos avançados de IA, já está disponível para compra no Brasil na Loja Online da Motorola

Agrishow 2024: Informações sobre Mudanças no Anel Viário

Durante a 29ª edição da Agrishow, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio, o trânsito no Anel Viário de Ribeirão Preto sofrerá alterações significativas devido ao aumento do fluxo de veículos.
- PUBLICIDADE -