InícioLazer e CulturaCasa da Memória Italiana e Museu da Cana promovem programação conjunta para...

Casa da Memória Italiana e Museu da Cana promovem programação conjunta para Semana de Museus

- continua após a publicidade -

A Casa da Memória Italiana e o Museu da Cana realizarão ações conjuntas para a 16ª Semana Nacional de Museus, agenda proposta pelo Ibram, que acontece em maio para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A temática de 2018 é “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”. A programação será desenvolvida no espaço da Casa da Memória Italiana, nos dias 18, 19 e 26 de maio, e terá encontros de profissionais e estudantes em mesas-redondas e seminário para discutir questões relativas ao acesso à informação e aos modos de interação no avanço da conectividade digital.

As atividades começam no sexta-feira (18/5), às 19h, com a exibição da commedia all’italiana “I Soliti Ignoti”, conhecida no Brasil como “Os Eternos Desconhecidos”, produzida pelo diretor Mario Monicelli, em 1958. Na sequência haverá um bate-papo promovido pela Scoula Cultura Italiana.

No sábado (19/5), das 9h às 12h, em uma mesa-redonda abordará a ampliação de diálogo e conexões entre os museus e os públicos, destacando a questão da acessibilidade. O debate contará com Daniela Leal, doutora em Psicologia da Educação e docente do Mestrado do Centro Universitário Moura Lacerda, Angelica Fabbri, museóloga e diretora executiva da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari – Organização Social de Cultura parceira da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, e a Marlene Taveira Cintra, psicopedagoga e atual presidente da Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região.

A contemporaneidade e o paradigma digital impactam e propõem novas perspectivas nas ações museais, seja na preservação e digitalização de acervos ou na interação do público diretamente com o acervo físico ou pelas mídias sociais. Dessa forma, no mesmo dia, das 14h às 17h, novas abordagens tecnológicas de mediação das informações serão discutidas por profissionais de Ribeirão Preto e São Paulo. Estarão presentes Dora Steimer, que falará sobre a pesquisa em curadoria e design da informação, Dalton Marques, representante do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, Eduardo Augusto Sena, consultor em políticas públicas e doutorando em Ciência da Informação ECA-USP, e Luciana Piazzon Barbosa Lima, coordenadora da pesquisa TIC Cultura no Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Citando o texto de apresentação da 16ª Semana Nacional de Museus, “O tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’ cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados”, como o aspecto digital, a abertura e inclusão de acesso e a ação colaborativa. Dentro desse cenário de discussão, no sábado, dia 26 de maio, das 9h às 12h, acontecerá o Seminário de Pesquisa e Difusão entre os patrimônios da Casa da Memória Italiana e do Museu da Cana. Graduandos e profissionais irão expor as pesquisas feitas em colaboração entre as instituições de ensino, pesquisa e extensão da nossa região, tendo como objetivo reforçar as relações dos museus com seu entorno acadêmico.

A última mesa-redonda acontecerá no sábado, dia 26 de maio, das 14h às 17h, em que será aberto o diálogo entre os grupos comunitários, associações e coletivos culturais da região. Estarão presentes representantes do Centro Cultural Cabeça Di_Nego, ONG Vivacidade, Coletivo Fuligem, UsiArte produções, Galeria de Arte Toia Fonseca e Espaço Casa Branca.

A Casa da Memória Italiana ainda fará em maio visitas mediadas ao interior da edificação histórica todas às quintas-feiras, às 15h, e aos sábados, às 10h. Toda a programação é gratuita e necessita de inscrição prévia, devendo ser efetuada pelo formulário https://goo.gl/8RJwxF. O endereço da instituição é Rua Tibiriçá, nº 776, centro – Ribeirão Preto (SP).

 

SERVIÇO:

16ª Semana Nacional de Museus

EXIBIÇÃO DE FILME – “Os Eternos Desconhecidos” (1958), de Mario Monicelli

Data: 18/05/2018 (sexta-feira)

Horário: 19h às 22h

 

MESA REDONDA – Museus Hiperconectados: Acessibilidade

Data: 19/05/2018 (sábado)

Horário: 09h às 12h

 

MESA REDONDA – Museus Hiperconectados: Tecnologias

Data: 19/05/2018 (sábado)

Horário: 14h às 17h

 

SEMINÁRIO – Museus Hiperconectados: Pesquisa e Difusão

Data: 26/05/2017 (sábado)

Horário: 09h às 12h

 

MESA REDONDA – Museus Hiperconectados: Novos Públicos

Data: 26/05/2018 (sábado)

Horário: 14h às 17h

 

Local: Casa da Memória Italiana (Rua Tibiriçá, nº 776 – Ribeirão Preto/SP)

Entrada: gratuito

Inscrições:  https://goo.gl/8RJwxF

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

A verdade que não contam: As picadas ainda estão em testes?

Aprovada pela ANVISA, a bula informa que os estudos do medicamento aplicado, serão conhecidos apenas em 2023. Desta forma é experimental ou não?

AstraZeneca e Janssen têm novo efeito colateral descoberto

Fraqueza nos braços e pernas, formigamentos, dormências, dores ou perda da sensação de dor, além de problemas nos sistemas urinário e digestivo.

Depois da maioria picada os casos explodem em todo mundo

Confira o resumo da aplicadas no Brasil e confira a diferença entre algo efetivo e outro ainda em estudo

Chuvas deixam 45 mil desalojados e 6,6 mil desabrigados em Minas

Nas últimas 24 horas foram registrados 10 mil desalojados

Não Me Perturbe tem quase 10 milhões de cadastros

Cansado de ligações chatas, mecanismo bloqueia chamadas de telemarketing
- PUBLICIDADE -