Início Lazer e Cultura Casa da Memória Italiana apresenta Coro Memorie d'Italia no RibeirãoShopping

Casa da Memória Italiana apresenta Coro Memorie d’Italia no RibeirãoShopping

- continua após a publicidade -

A Casa da Memória Italiana e o RibeirãoShopping apresentam o Coro Memorie d’Italia no dia 24 de março (sábado), às 18h, no Setor Terra Vermelha. O grupo de 20 vozes fará um pequeno recital com repertório composto por clássicos da música italiana, como Italia bella mostrati gentille,  Nel blu dipinto di blu,  O surdato ‘nnamorato, sob a direção de Alexandre Mazzer Perticarrari.

A programação faz parte da exposição “Memória Italiana” em cartaz no local. A mostra inédita conta, por meio da memória oral, documentos e fotos, a história de 10 famílias italianas, desde a chegada de seus ancestrais imigrantes ao Brasil e suas contribuições para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região de Ribeirão Preto e do Estado de São Paulo. A ação é resultado de um projeto aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo.

Os relatos serão exibidos em vídeos documentários, painéis com imagens e textos, e vitrines com peças do acervo da Casa da Memória Italiana. Os personagens entrevistados para a exposição pertencem às famílias Biagi, Marchesi, Bonini, Benedini, Verri, Pedreschi, Titoto, Ometto, Gallo e Balbo e contam sua relação com o imóvel que hoje é a Casa da Memória Italiana, construído na década de 1920, localizado à Rua Tibiriça, no coração de Ribeirão Preto, em frente à Catedral Metropolitana.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Coro Memorie d´Italia

O coral possui hoje mais de 30 integrantes e, em parceria com a Casa da Memória Italiana de Ribeirão Preto, busca manter viva as raízes italianas e divulgar a cultura dos antepassados imigrantes, expoentes ribeirão-pretanos, assim como reacendê-la a seus descendentes. O Coro Memorie d´Italia leva na bagagem a alegria e docilidade do cancioneiro das tarantelas e músicas tradicionais populares contagiantes e cantadas com o coração, sob direção de Alexandre Mazzer Perticarrari.

Sobre o Instituto Casa da Memória Italiana

O Instituto Casa da Memória Italiana é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2013, que objetiva a promoção e a preservação da história da imigração italiana, com ênfase na região de Ribeirão Preto, por meio da realização de atividades museológicas especialmente voltadas para os espaços da Casa sede. Em setembro de 2014, o imóvel localizado à Rua Tibiriça, número 776, foi doado pela família Biagi ao Instituto Casa da Memória Italiana, instituição fundada com objetivo de levar adiante o projeto de implantação do Museu. Atualmente, a instituição realiza ações de resgate, preservação e difusão da memória dos imigrantes italianos em diferentes programações, além de apresentar a casa construída entre 1923 e 1925 e seu acervo, ambos cuidadosamente preservados, em visitas educativas agendadas e espontâneas.

Serviço:

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Apresentação Coro Memorie d´Italia

Data: 24/03/2018 (sábado)

Horário: às 18h

Local: Exposição “Memória Italiana”- Setor Terra Vermelha – RibeirãoShopping

Acesso gratuito

Horário de visitação da exposição: Segunda a sábado, das 10h às 22h / Domingos e feriados das 14h às 20h

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

5 milhões de doses da vacina chinesa chegam em outubro, avisa João Dória. Quem se habilita?

“Se tivermos esta terceira fase de testagem bem concluída no final do mês de outubro" Ou seja o governador chinês quer usar cobaias

Se­gre­gação: Ma­ga­zine Luiza só contratará ne­gros

Imagine uma loja dizendo “não contratamos negros, apenas brancos”. Isso é crime!, lei 7.716/89 art. 4º,§ 1º.

Lives do final de semana (19 e 20 de setembro)

Os shows presenciais e casas noturnas ainda estão proibidas, então a opção e separar a bebida e os petiscos e escolher a melhor opção

Nasce o Aliança o partido de Bolsonaro

Confira os documentos de petição e despacho. Vem ai o partido de direita que a esquerda tanto teme.

Hospital de Câncer de Ribeirão Preto inicia campanha para compra de novo mamógrafo

Equipamento atual tem mais de 10 anos e precisa de constantes manutenções que tem alto custo