Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.
A Camerata Beija-Flor, da Instituição Aparecido Savegnago (IAS), prepara-se para encerrar seu ciclo de recitais de 2024 com duas apresentações gratuitas no campus da USP Ribeirão Preto. O grupo, formado por alunos e ex-estudantes, é uma referência em música de câmara e traz ao público uma fusão de composições clássicas e contemporâneas.
Programação
1ª Apresentação:
- Data: Quarta-feira, 4 de dezembro
- Horário: 15h
- Local: Sala de orquestra do Bloco Didático do Departamento de Música (FFCLRP/USP)
2ª Apresentação:
- Data: Quinta-feira, 5 de dezembro
- Horário: 15h
- Local: Sala teórica do Bloco Didático do Departamento de Música (FFCLRP/USP)
Entrada gratuita e aberta ao público.
Sobre a Camerata Beija-Flor
Sob a coordenação de Anderson Pereira de Oliveira, professor de Música da IAS, a Camerata Beija-Flor reúne instrumentistas da família das cordas, como violino e violoncelo, e um saxofonista. O grupo tem se destacado por apresentar um repertório variado, que vai de obras clássicas a composições atuais, sempre com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita e promover a formação cultural.
Anderson Oliveira reforça a importância do grupo para a formação artística e social dos jovens músicos:
“A Camerata não é apenas um espaço de aprendizado musical, mas uma oportunidade de transformar vidas por meio da arte.”
Encerramento em grande estilo
As apresentações na USP marcam o encerramento de um ano produtivo para o grupo, que levou concertos para diversos espaços, aproximando a música de diferentes públicos.
Frase de motivação:
“A arte tem o poder de unir pessoas, transcender barreiras e inspirar novas gerações. Venha prestigiar e se encantar com o talento desses jovens músicos!”
ASSINATURA: JORNALISTA AIELLO
Sobre IAS
A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) possui uma história de dedicação às crianças e adolescentes da cidade de Sertãozinho e do distrito de Cruz das Posses. O objetivo é fazer o bem para a comunidade por meio da cultura, arte, educação e cidadania.
Desde o início do projeto, mais de 3 mil alunos já passaram pela instituição por meio dos cursos de violino, violoncelo, viola, contrabaixo, clarinete, flauta, saxofone, trompa, trombone, trompete, violão, percussão, bateria, canto coral, teatro, balé, ética e cidadania e artes plásticas, além de saúde da criança, que é realizado por uma psicóloga.
Em 2024, está em execução o Projeto Beija-Flor – dança, artes visuais e camerata, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural, do Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Conta com patrocínio exclusivo do Savegnago Supermercados.