Início Lazer e Cultura Apresentação de tarantella é uma das atrações do 12º FESTITALIA

Apresentação de tarantella é uma das atrações do 12º FESTITALIA

- continua após a publicidade -

Uma das canções italianas mais conhecidas no mundo é a ‘Funiculí, funiculá’, escrita em 1880 por Giuseppe Turco e Luigi Denza. A música se tornou o hino do FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto), e na 12º edição do evento, realizada de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo), no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP), a composição do estilo tarantella terá lugar especial na programação.

Nos três dias do Festival, o Gruppo Folk Dante Alighieri fará apresentações da dança que surgiu no século 14, na região da Campania (Itália), apreciada pelo público por sua coreografia, ritmo e alegria. Seu nome vem de Taranto, cidade da região sul do país europeu. ‘Tarantella’ deriva de “tarântula”, aranha venenosa, porém não letal. A tradição local afirma que quem fosse picado por esse animal sofria de melancolia, convulsões, agitação, dores e abatimento moral. O remédio era a terapia coreo-musical, com movimentos frenéticos, que provoca a expulsão do veneno através do suor. Já a história do clássico ‘Funiculí, funiculá’ remete à divulgação da inauguração do serviço de bonde (funicular) do monte Vesúvio, em Nápoles, e rapidamente tornou-se conhecida por todo o mundo.

Segundo Fernanda Silva, coreógrafa do Gruppo Folk Dante Alighieri, os visitantes apreciarão diversas apresentações de tarantella.

“A dança tradicionamente acontecia em festas públicas, como, por exemplo batizados e casamentos. No FESTITALIA, todos estão convidados para dançar o ritmo sozinho, em dupla, em conjuntos, ou seja, é valido de todas as formas. O importante é alegria”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

12º FESTITALIA – a programação tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu, cujos imigrantes foram alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país, e pela formação da cultura brasileira. Com entrada gratuita, a agenda reúne música, apresentações artísticas, oficinas, gastronomia, palestras, artesanato e teatro, integra ainda o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerada patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

O evento tem a realização da Società Dante Alighieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

A programação completa está disponível no www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com

Serviço

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

12º FESTITALIA
Data:
de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo)
Horário:
dia 4 de agosto, das 19h às 0h, dias 5 e 6 de agosto, das 11h às 0h
Local: Morro do São Bento – Ribeirão Preto
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Após auxilio emergencial Bolsonaro cria renda cidadã para 2021

Bolsonaro confirma programa que vai substituir o Bolsa Família

Dia Mundial do Coração conscientiza população sobre problemas cardiovasculares

Em 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. Criada pela Federação Mundial do Coração com objetivo de conscientizar a população

Suicídio e depressão: questões individuais ou coletivas?

No entanto, quando a Organização Mundial da Saúde declara a depressão como o mal do século e as taxas de suicídio se elevam consideravelmente em épocas de crise e especialmente agora

Mesmo sem isolamento estado de SP completa 10 semanas queda de internações por coronavírus

Indicadores de saúde também apontam que os óbitos voltaram a diminuir, com queda de 16% em relação à semana anterior

Oficina educativa encerra programação mensal do Museu Casa de Portinari

Lúdicas, instrutivas e divertidas, as oficinas são ótimas ferramentas para ensinar conceitos básicos educacionais e sociais às crianças.