InícioLazer e CulturaApresentação de tarantella é uma das atrações do 12º FESTITALIA

Apresentação de tarantella é uma das atrações do 12º FESTITALIA

- continua após a publicidade -

Uma das canções italianas mais conhecidas no mundo é a ‘Funiculí, funiculá’, escrita em 1880 por Giuseppe Turco e Luigi Denza. A música se tornou o hino do FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto), e na 12º edição do evento, realizada de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo), no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP), a composição do estilo tarantella terá lugar especial na programação.

Nos três dias do Festival, o Gruppo Folk Dante Alighieri fará apresentações da dança que surgiu no século 14, na região da Campania (Itália), apreciada pelo público por sua coreografia, ritmo e alegria. Seu nome vem de Taranto, cidade da região sul do país europeu. ‘Tarantella’ deriva de “tarântula”, aranha venenosa, porém não letal. A tradição local afirma que quem fosse picado por esse animal sofria de melancolia, convulsões, agitação, dores e abatimento moral. O remédio era a terapia coreo-musical, com movimentos frenéticos, que provoca a expulsão do veneno através do suor. Já a história do clássico ‘Funiculí, funiculá’ remete à divulgação da inauguração do serviço de bonde (funicular) do monte Vesúvio, em Nápoles, e rapidamente tornou-se conhecida por todo o mundo.

Segundo Fernanda Silva, coreógrafa do Gruppo Folk Dante Alighieri, os visitantes apreciarão diversas apresentações de tarantella.

“A dança tradicionamente acontecia em festas públicas, como, por exemplo batizados e casamentos. No FESTITALIA, todos estão convidados para dançar o ritmo sozinho, em dupla, em conjuntos, ou seja, é valido de todas as formas. O importante é alegria”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

12º FESTITALIA – a programação tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu, cujos imigrantes foram alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país, e pela formação da cultura brasileira. Com entrada gratuita, a agenda reúne música, apresentações artísticas, oficinas, gastronomia, palestras, artesanato e teatro, integra ainda o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerada patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

O evento tem a realização da Società Dante Alighieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

A programação completa está disponível no www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com

Serviço

12º FESTITALIA
Data:
de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo)
Horário:
dia 4 de agosto, das 19h às 0h, dias 5 e 6 de agosto, das 11h às 0h
Local: Morro do São Bento – Ribeirão Preto
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Neste final de semana tem a 3ª edição do Leilão Veículos Antigos Ribeirão Preto

Evento em formato híbrido será nesta sexta, 26, e neste sábado, 27, e tem mais de 120 opções de modelos para serem arrematados

SESC Ribeirão Preto e Sociedade Recreativa 9 de Julho: Uma União de Benefícios para a Comunidade

Em um movimento histórico para a cidade de Ribeirão Preto, o SESC Ribeirão Preto anunciou a oferta para aquisição do prédio da Sociedade Recreativa 9 de Julho. Esta fusão promete trazer uma série de benefícios significativos tanto para os associados quanto para a comunidade em geral

Súmula de Corinthians x Grêmio Destaca Dirigente ‘Agressivo’ com Arbitragem

O jogo, que correspondeu à 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, gerou críticas por parte da equipe visitante, com reclamações sobre várias decisões do árbitro.

Olimpíadas: Paris 2024 Revela o Horário de Início da Cerimônia de Abertura no Sena

À medida que a expectativa pelo evento esportivo mais aguardado do mundo aumenta, Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, anunciou o horário de início de uma Cerimônia de Abertura histórica no Sena.

Olimpiadas: Zico, Lenda do Flamengo, Sofre Prejuízo Milionário em Paris

Segundo o jornal francês Le Parisien, o craque teve uma perda estimada de 500 mil euros, o que equivale a pouco mais de R$ 3 milhões na cotação atual.
- PUBLICIDADE -