Um domingo de muita adrenalina para quem gosta de automobilismo e de carro antigo. O pavilhão principal do Parque Permanente de Exposições (Feapam) logo se transformou na extensão da garagem de dezenas de centenas de colecionadores de Ribeirão Preto e região. Eles vieram de várias cidades do estado de São Paulo e do país, como Belo Horizonte e Curitiba. Ribeirão foi sede pelo sétimo ano consecutivo do evento que tem tudo a ver com velocidade.
A estimativa da organização é que 1.900 expositores, 400 a mais do que a edição passada, movimentaram o local neste domingo, dia 4 de fevereiro.
“Se tudo der certo realizaremos em 2019, na 8ª edição, dois dias de evento, no sábado e domingo. Começamos com 700 carros na primeira edição, e chegamos a 1.900 este ano. Pra ter uma ideia do que isso representa, os veículos antes ficavam apenas dentro do Pavilhão, agora ficam expostos aqui do lado de fora”, idealiza Mateus Juliano de Sousa Maciel, um dos organizadores.
Os carros antigos são verdadeiras relíquias. Vários modelos de fuscas com refrigeração a ar, brasílias, kombis, karmanguias, variantes e outras raridades da marca Volkswagen ficaram expostas ao público como em um grande salão do automóvel.
O primeiro modelo da marca foi lançado pela Volkswagen em 1951. Como caiu na graça do brasileiro logo foi apelidado de Volks e depois carinhosamente para Fusca, que foi adotado oficialmente pela montadora alemã a partir de 1983.
No evento deste domingo, destaque para algumas curiosidades como as kombis adaptadas para “Beer Truck” e Motor Home ou trailer (lembrete: em Barra Bonita existe uma corrida só de kombis). O fusca limusine também chamou a atenção dos visitantes.
“Nossa achei muito criativo e bonito, realmente é um verdadeiro carrão”, disse um visitante aficionado por carros antigos.
O prefeito Duarte Nogueira e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, Samanta Pineda, prestigiaram a 7ª edição do evento.
“Estamos prestigiando o evento, são 1900 veículos. E muita gente não só de Ribeirão Preto e região como de outros estados brasileiros. Nós vamos sediar também este ano a Fórmula Vee, o Wilson Fittipald [ex-piloto de automobilismo e criador da FVee que realizará duas etapas em Ribeirão Preto] está aqui no Parque Permanente de Exposições divulgando a corrida que vai acontecer no aniversário da cidade. E nós queremos divulgar, valorizar e prestigiar todos esses colecionadores”, ressaltou Nogueira.
Para o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, Ribeirão Preto mostra o potencial e vocação para a realização de grandes eventos como o Califórnia Volks e as duas etapas da Fórmula Vee.
“Todo mundo que tem um fusca ou que vê um, retrata alguma coisa da família. Meu filho é apaixonado pelo meu fusca, eu fui porque foi do meu avô, e assim segue de geração em geração. Acho que isso é o mais importante, o fato de unir a família, vemos famílias inteiras aqui dentro de um fusca. Hoje vemos pessoas mais novas apaixonadas pela velocidade, e porque não falar de velocidade e do fusca”, ressaltou.
O secretário de Turismo, Ciência e Tecnologia, Edmilson Domingues, destaca que o 7º Califórnia Volks Brothers é um convite para muitas pessoas visitarem o passado com a exposição dos carros antigos.
“O Califórnia Volks já faz parte do calendário oficial da cidade e com o anúncio da realização da Fórmula Vee pelo nosso prefeito [Duarte Nogueira] este será mais um evento inserido em nosso calendário de eventos como parte do Plano Municipal de Turismo [o PMT foi aprovado e entregue na semana passada ao chefe do Executivo Municipal, e posteriormente segue à Câmara Municipal]”, comemora o titular da pasta.
O evento tem também o lado social e beneficente. Cada expositor doou 2 quilos de alimentos. Tudo que for arrecadado será doado às entidades credenciadas na prefeitura de Ribeirão Preto. “Este ano estamos esperando mais de dois mil quilos de alimentos, que serão doados ao Lar Padre Euclides, Casa do Vovô entre outras entidades cadastradas”, informou Mateus.
Gabriel Coubo saiu no sábado de Uberaba, no Triângulo Mineiro, para participar pela primeira vez do evento. Ele e o pai são proprietários da Só Trequinho, uma loja especializada em fusca e kombis. “Vendemos peças e acessórios, como teto solar. Quem precisar é só ligar”, explica ele, aproveitando a oportunidade para fazer o marketing comercial.
O fusca está no sangue da família diz o colecionador. Segundo ele, o modelo 62 chama a atenção por onde passa. “A gente veio ontem na frente no comboio, dormimos aqui e depois veio outro grupo de Uberaba. Na estrada a velocidade é de 80 km por hora. Mas o mais legal é o pessoal que pede para fotografar. Até a Polícia Federal para a gente, ainda bem que não é para multar é para tirar foto ao lado dos carros”, conta o mineirinho Gabriel.