InícioLazer e Cultura51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida acontece nesta Quarta-feira (12)

51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida acontece nesta Quarta-feira (12)

Tradicional celebração católica percorrerá 12 quilômetros entre Ribeirão Preto e Bonfim Paulista

- continua após a publicidade -

Tradicional celebração católica percorrerá 12 quilômetros entre Ribeirão Preto e Bonfim Paulista

Nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, a Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto convida os fiéis da cidade e da região metropolitana a participarem da 51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. A concentração começa às 5h, no estacionamento da Câmara Municipal, ponto de partida do percurso de 12 quilômetros até a chegada na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Bonfim Paulista.

É esperada a participação de cerca de 50 mil devotos na Romaria, número aproximado de romeiros que participaram da edição de 2019, antes da impossibilidade de realização devido às restrições da pandemia de COVID-19, nos anos de 2020 e 2021.

Durante o percurso, os fiéis são embalados por músicas e orações, além de momentos de reflexão. Muitos percorrem o trajeto descalços e/ou com camisetas e imagens de Nossa Senhora Aparecida.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 O evento, instituído como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Ribeirão Preto, acontece há 49 anos e contará com carros de apoio para acompanhar os romeiros.

Confira o cronograma

  • 5h: Concentração dos fiéis no estacionamento da Câmara Municipal;
  • 6h: Saída da Romaria com o andor de Nossa Senhora Aparecida;
  • 10h: Chegada do andor de Nossa Senhora Aparecida em Bonfim Paulista, na Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, para Celebração da Santa Missa do Arcebispo Dom Moacir Silva.

Linhas de ônibus

Os participantes da Romaria contarão com uma linha especial de ônibus durante a Romaria, disponibilizada pela Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto.

A linha será no sentido Bonfim Paulista/Ribeirão Preto, para os romeiros poderem voltar com tranquilidade até o estacionamento da Câmara Municipal, nos horários das 5h às 8h e das 11h às 15h, sempre com intervalo máximo de 15 minutos.

Sobre a Romaria

Idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo, a primeira edição da Romaria saiu do bairro Vila Virgínia, próximo à Igreja Santa Maria Goretti, em 31 de agosto de 1969, com sete romeiros. Seguindo esta tradição, aproximadamente 50 mil romeiros participaram da caminhada em 2019, antes da impossibilidade de realização da Romaria devido às restrições da pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021.

Em 21 de julho de 2016 foi aprovado o Projeto de Lei n° 1223/2016, instituindo a tradicional “Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Ribeirão Preto.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cuidado com eliminação da seleção o corona esta liberado para infectar novamente

Com o fim do circo a globo agora voltara a colocar panico na sociedade para voltar a ser centro das atenções entre os imbecis.

Lula anuncia cinco ministros do novo governo

Fernando Haddad e Flávio Dino estão entre os nomes

Brasil tenta manter escrita diante da Croácia para chegar à semifinal

Seleção brasileira nunca perdeu para a equipe europeia em uma Copa

Hoje tem jogo da seleção e bancos alteram horarios; Confira

A partir das 12 horas, Seleção Brasileira entra em capo para enfrentar a Croácia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022

Sextou: Veja a programação do fim de semana

diversos gêneros musicais, apresentações natalinas, peças teatrais, visitação a museus e varios eventos para todas idades incluindo gratuito
- PUBLICIDADE -