Início Lazer e Cultura 42º SARP inicia seleção dos artistas que participarem da exposição

42º SARP inicia seleção dos artistas que participarem da exposição

- continua após a publicidade -

A comissão de seleção e premiação do 42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo -, um dos mais tradicionais e importantes do Brasil, recebeu 358 inscrições de artistas de todo o país para participar da pré-seleção do Salão, que tem abertura no dia 7 de agosto e prossegue até 20 de setembro, com trabalhos de artistas de todo o país.

Além do diretor do MARP, Nilton Campos, participa da seleção Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, já participou da seleção do SARP em 2011, e Leda Catunda, jurada do SARP em 2003 e 2012, realizou uma exposição no MARP em 2006, momento que doou sua obra “Eustáquio e seus Amigos” ao acervo do museu.

Nilton Campos afirma que a seleção permite ter um panorama da qualidade dos projetos inscritos, além de selecionar os três trabalhos que serão premiados.

“Os artistas premiados sempre voltam para expor no ano seguinte. Então, o prêmio funciona como um incentivo de produção para os artistas que são premiados e que irão voltar para Ribeirão Preto”, explicou Nilton.

Para o secretário da Cultura de Ribeirão Preto, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, o SARP coloca a cidade na rota nacional da cultura. “Tivemos muitos inscritos de várias partes do Brasil. Essa procura mostra como o SARP tem repercussão nacional e marcante dentro do cenário artístico e cultural nacional. Os artistas querem vir expor e apresentar suas criações em Ribeirão Preto e isso é excelente como fomento da cultura da cidade”, disse o secretário.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O SARP é um evento que permite a promoção das produções artísticas e culturais, além de desempenhar um importante papel na formação cultural da população, com a possibilidade de acesso às exposições.

Seleção

A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas. Terá uma pré-seleção, feita através de dossiês, e seleção e premiação, mediante as obras originais, que ainda poderão ser recusadas.

A pré-seleção será feita nos dias 21 e 22 de junho, através da apreciação dos dossiês, feita por uma Comissão de Seleção e Premiação designada pela Comissão Organizadora do SARP. A seleção e premiação serão realizadas no dia 18 de julho.

Serão concedidos três prêmios aquisitivos no valor de R$ 8,5 mil cada, sendo que os artistas premiados estarão automaticamente agendados para realizar uma exposição no MARP, durante o primeiro semestre de 2018, e suas obras do 42º SARP ficarão para o acervo do museu.

Esta premiação é uma forma do MARP adquirir obras de qualidade e enriquecer o seu acervo. Outra forma de aquisição é através da doação que é analisada por uma comissão.

MARP

O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Após uma grande reforma, foi inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Serviço

42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

Local: Marp

Endereço: Barão do Amazonas, nº 23

Período da mostra: 4 de agosto a 19 de maio

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h

Informações: (16) 3635-2421

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Signos dizem muito sobre participantes do BBB

Escorpião, Sagitário e Peixes foram os mais recorrentes entre os vencedores; qual será o da vez?

Copersucar oferecer curso online gratuito para formação de empreendedores em Ribeirão Preto

Promovida em parceria com o Instituto Crescer, iniciativa aborda desafios e oportunidades para quem quer ter o próprio negócio; inscrições vão até 15 de fevereiro

No 2º dia do Enem, Anhanguera volta a disponibilizar cupons de Uber para candidatos de Ribeirão Preto

Com voucher de desconto, estudantes poderão ir aos locais do exame reduzindo risco de contágio pela Covid-19 e de atrasos

AGU mantém na Justiça segundo dia de provas do Enem

Decisão conclui que segurança sanitária foi garantida no primeiro dia do exame e que argumentos para adiamento não são suficientes

1.400 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional do Via Rápida

Entre as oportunidades oferecidas são para as áreas de gestão, tecnologia, marketing, entre outras
- PUBLICIDADE -