Início Lazer e Cultura 42º SARP inicia seleção dos artistas que participarem da exposição

42º SARP inicia seleção dos artistas que participarem da exposição

- continua após a publicidade -

A comissão de seleção e premiação do 42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo -, um dos mais tradicionais e importantes do Brasil, recebeu 358 inscrições de artistas de todo o país para participar da pré-seleção do Salão, que tem abertura no dia 7 de agosto e prossegue até 20 de setembro, com trabalhos de artistas de todo o país.

Além do diretor do MARP, Nilton Campos, participa da seleção Regina Teixeira de Barros, curadora da Pinacoteca do Estado de São Paulo, já participou da seleção do SARP em 2011, e Leda Catunda, jurada do SARP em 2003 e 2012, realizou uma exposição no MARP em 2006, momento que doou sua obra “Eustáquio e seus Amigos” ao acervo do museu.

Nilton Campos afirma que a seleção permite ter um panorama da qualidade dos projetos inscritos, além de selecionar os três trabalhos que serão premiados.

“Os artistas premiados sempre voltam para expor no ano seguinte. Então, o prêmio funciona como um incentivo de produção para os artistas que são premiados e que irão voltar para Ribeirão Preto”, explicou Nilton.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para o secretário da Cultura de Ribeirão Preto, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho, o SARP coloca a cidade na rota nacional da cultura. “Tivemos muitos inscritos de várias partes do Brasil. Essa procura mostra como o SARP tem repercussão nacional e marcante dentro do cenário artístico e cultural nacional. Os artistas querem vir expor e apresentar suas criações em Ribeirão Preto e isso é excelente como fomento da cultura da cidade”, disse o secretário.

O SARP é um evento que permite a promoção das produções artísticas e culturais, além de desempenhar um importante papel na formação cultural da população, com a possibilidade de acesso às exposições.

Seleção

A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas. Terá uma pré-seleção, feita através de dossiês, e seleção e premiação, mediante as obras originais, que ainda poderão ser recusadas.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A pré-seleção será feita nos dias 21 e 22 de junho, através da apreciação dos dossiês, feita por uma Comissão de Seleção e Premiação designada pela Comissão Organizadora do SARP. A seleção e premiação serão realizadas no dia 18 de julho.

Serão concedidos três prêmios aquisitivos no valor de R$ 8,5 mil cada, sendo que os artistas premiados estarão automaticamente agendados para realizar uma exposição no MARP, durante o primeiro semestre de 2018, e suas obras do 42º SARP ficarão para o acervo do museu.

Esta premiação é uma forma do MARP adquirir obras de qualidade e enriquecer o seu acervo. Outra forma de aquisição é através da doação que é analisada por uma comissão.

MARP

O prédio onde está instalado o MARP foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto. O Baile inaugural da Sociedade Recreativa aconteceu em 31/12/1908.

Em 1956, a antiga sede da Sociedade Recreativa, após reforma efetuada pela Prefeitura, passa a ser ocupada pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, que funcionava desde 1917 no Palácio Rio Branco, juntamente com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Após uma grande reforma, foi inaugurado em 22 de dezembro de 1992, o MARP. Com o objetivo de reunir todo o acervo de artes plásticas da Prefeitura, obras do SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto) e do SABBART (Salão Brasileiro de Belas Artes), adquiridas pelo poder público, bem como obras doadas, como o conjunto de obras dos artistas Leonello Berti e Nair Opromolla, e também promover a recuperação do acervo. Em 2000, o MARP recebeu o nome de Pedro Manuel-Gismondi.

Serviço

42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo

Local: Marp

Endereço: Barão do Amazonas, nº 23

Período da mostra: 4 de agosto a 19 de maio

Visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados e feriados (exceto segundas-feiras e domingos), das 12h às 18h

Informações: (16) 3635-2421

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida

A pandemia e sua influência no relacionamento íntimo das pessoas

De uma hora para outra, fomos obrigados a mudar alguns hábitos, como sair com amigos, fazer um churrasco com toda a famílial, conhecer pessoas.