InícioLazer e Cultura27º Encontro Nacional de Folia de Reis homenageia voluntário

27º Encontro Nacional de Folia de Reis homenageia voluntário

- continua após a publicidade -

O 27º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto será realizado no último domingo de janeiro, dia 27, das 8h às 21h30, na praça José Rossi, na Vila Virgínia; o evento é gratuito. Os organizadores do evento estimam um público semelhante ao ano passado, mais de 20 mil pessoas.

As festividades contarão com a presença de 40 companhias de folias de reis vindas de várias localidades do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Goiás e outras), que entoam diversas canções e rezas em homenagem aos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar), que tem seu dia comemorado em 6 de janeiro.

As apresentações não se limitam apenas ao palco, mas também nas casas do bairro, em que os músicos visitam as famílias em coro, onde são recebidos em cada casa com comidas típicas e outras oferendas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Nesse dia, os foliões conferem o resultado de trabalhos desenvolvidos o ano inteiro com a comunidade, tais como: visitação às escolas para ilustrar trabalhos de pesquisas com alunos, igrejas em atividades religiosas, convenções e eventos com convidados para apresentação da cultura popular e trabalhos assistenciais auxiliando entidades filantrópicas. Na cultura do evento, a Folia de Reis atende aos pedidos de devotos para pagamento de promessas.

Homenageado
Em 2019, o patrono da festa será Cristiano Canesin, comerciante da Vila Virgínia, escolhido para a homenagem por sua participação como voluntário das festividades por mais de 20 anos.

Tema
O galo foi escolhido para representar esta edição do Encontro pois, na tradição das Folias, faz a anunciação do nascimento de Jesus. Há uma lenda, no catolicismo, que diz que o galo cantou no dia e horário exatos do nascimento de Cristo.

Estrutura
Os participantes da festa também contarão com uma estrutura com barracas de comida, artesanato e brinquedos espalhados no entorno da praça José Rossi. A Secretaria Municipal de Cultura recepcionará os foliões, além de proporcionar almoço para todos os participantes, realizado por voluntárias e servido no CEMEI José Romualdo de Souza, com todo o apoio da direção e funcionários da escola.

Outras instâncias da administração municipal contribuem para esta festa, o Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Daerp), a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp), a Secretaria de Infraestrutura, a Coordenadoria de Limpeza Urbano (CLU) e o Departamento de Fiscalização Geral, além da Polícia Militar, sempre presente para garantir a segurança do evento.

Confira a programação completa do evento:
09h – Celebração da Santa Missa pelo padre Borine;
10h30 – Hasteamento das bandeiras de Nossa Senhora Aparecida, bandeiras de Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e bandeira de Reis;
11h – Início das apresentações das Companhias de Reis e Congadas;
16h – Homenagem ao patrono do Encontro, Cristiano Canesin;
16h30 – Encenação do Grupo de Teatro de Reisado, dirigido por Carminha Rezende;
21h30 – Encerramento.

Serviço
27º Encontro Nacional de Folia de Reis
Data: domingo, dia 27 de janeiro
Horário: das 8h às 21h30
Local: Praça José Rossi, na Vila Virgínia
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Governo federal anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa

Bolsonaro na ONU: discurso sóbrio e responsável

‘Estávamos à beira do socialismo’, diz Bolsonaro em discurso na ONU Na abertura da Assembleia-Geral da entidade, presidente criticou lockdown e defendeu tratamento precoce contra a covid-19 O...

Corrente de Amor fomenta doações em prol do Hospital de Amor de Barretos

Facilidade de doação através de aplicativo e em pontos espalhados pelo Brasil, faz com que a campanha seja uma importante fonte de arrecadação para a instituição que operou com déficit mensal de mais de R$ 36 milhões em 2020

Primavera 2021: previsão geral para o Brasil

Primavera começa nesta quarta-feira (22). Crise hídrica e novo La Niña à vista. Quais as expectativas do clima para primavera 2021?

Bolsonaro faz abertura da assembleia geral da ONU logo mais por volta de 10 h

Na abertura da 76ª Assembleia Geral, expectativa é de que Bolsonaro use o púlpito para passar aos demais dirigentes mundiais um panorama do Brasil diferente do que os globalistas e velha mídia fazem.
- PUBLICIDADE -